vacina
Meio Ambiente

Programa de revitalização da mata ciliar recebe primeiras mudas

Foram plantadas 242 mudas de árvores nativas que auxiliarão na recuperação da Mata Ciliar

22 Mar 2019 - 14h30Por Samae

Na manhã desta sexta-feira (22), Dia Mundial da Água, o Samae, Prefeitura e Ministério Público do Meio Ambiente realizaram o plantio das primeiras 242 mudas de árvores nativas que auxiliarão na recuperação da Mata Ciliar dos lotes lindeiros ao Rio Itapocu.

A ação aconteceu nas margens do Rio Itapocu em terreno localizado na Rua Erwino Menegotti, 800, de propriedade de Sidnei Antonio Romano. Este foi o primeiro lote, dos mais de 160 que aderiram ao programa nesta primeira etapa, a receber o plantio.

O diretor-presidente do Samae de Jaraguá do Sul, Ademir Izidoro, ressaltou que “hoje é um dia muito importante. É o dia em que damos mais um grande passo para a preservação de nossos mananciais. É o momento em que iniciamos o plantio do Programa de Revitalização da Mata Ciliar que lançamos no dia 07 de novembro de 2018, no salão Amizade”.

O programa surgiu da preocupação do Samae de Jaraguá do Sul, da Prefeitura, Fujama e Ministério Público de Santa Catarina, através da Promotoria do Meio Ambiente (MPSC) com a degradação qualitativa, a escassez e a falta de cuidado ao longo dos anos com o rio e suas margens. 

O programa de Revitalização da Mata Ciliar objetiva recuperar as matas ciliares dos lotes lindeiros ao Rio Itapocu para manter as condições ambientais do rio que é utilizado pelo Samae para captação, tratamento e distribuição de água potável, garantindo a qualidade e a quantidade da água oferecida à população.

De acordo com o Prefeito Antídio Lunelli é preciso trabalhar o tema educação ambiental nas escolas. “Tenho um sonho de incluir na grade curricular a disciplina de Educação Ambiental, pois é pelas nossas crianças que criaremos a consciência da preservação e cuidado com a água e o meio ambiente”, afirmou.

A ausência da mata ciliar faz com que a água da chuva escoe sobre a superfície não permitindo sua infiltração e reduzindo o armazenamento no lençol freático. Isso tem como consequência menor volume de água disponível no rio prejudicando a captação e abastecimento de água para a cidade, além de causar a erosão das margens levando terra para dentro do rio, tornando-o barrento e dificultando o processo de tratamento da água.

Alexandre Schmitt dos Santos, Promotor de Justiça da Promotoria de Defesa do Meio Ambiente da Comarca de Jaraguá do Sul enalteceu que esta é uma iniciativa importante, pois a revitalização das matas ciliares é fundamental para prevenir o assoreamento dos rios. “Esse programa conta com o apoio do Ministério Público e esperamos que haja a adesão dos proprietários de lotes ribeirinhos. A segurança hídrica para o abastecimento de água de Jaraguá do Sul, depende deste programa”, reforçou o promotor.

Com o início do plantio nesta sexta-feira (22/03), o próximo passo é preparar os demais terrenos que aderiram ao programa e dar a sequência no plantio. Nesta primeira etapa o programa será desenvolvido nos bairros Três Rios do Norte, Santo Antonio, Nereu Ramos, Três Rios do Sul, Rau, Chico de Paulo, Água Verde, Centro, Amizade e Czerniewicz.

Até o final dos trabalhos devem ser recuperados mais de 1 milhão de metros quadrados, plantadas mais de 40 mil espécies em 364 lotes lindeiros. Cada área contemplada no programa receberá plantio e, de acordo com a necessidade, cercamento feito pelo Samae. O investimento será de aproximadamente R$ 1 milhão.

Ademir Izidoro comentou ainda que dia 22 de março é o dia mundial da água. “Uma data destinada a reflexão e discussão sobre a relação homem e água e as medidas para resolver problemas relacionados com a poluição. Apenas 2,4% da água é doce, porém, somente 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades e pode ser consumida. Por isso que o cuidado com os rios é muito importante, pois preserva grande parte da vida”, finalizou.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Educação

Professores da rede estadual de SC entram em greve

Em Jaraguá do Sul, haverá um ato nesta terça-feira (23) em frente a Gerência de Educação às 15h.
Professores da rede estadual de SC entram em greve
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saúde

Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue

Trata-se de duas mulheres. Um óbito foi registrado no dia 6 de abril e o outro no dia 19
Jaraguá do Sul confirma mais duas mortes por dengue
Política

Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito

Duas novas pré-candidaturas foram lançadas no fim de semana
Jaraguá tem oito pré-candidatos a prefeito
Ver mais de Jaraguá do Sul