Imobiliária Coralli
Jaraguá do Sul

Produção de banana, hortaliças e aviários foram os mais prejudicados por ciclone

A bananicultura envolve cerca de 900 famílias de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul

06 Jul 2020 - 13h45Por Da Redação
Produção de banana, hortaliças e aviários foram os mais prejudicados por ciclone - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

 Secretaria de Desenvolvimento Rural de Abastecimento finaliza até quarta-feira (8) relatório de prejuízos provocados pelo ciclone de terça-feira passada na agricultura de Jaraguá do Sul. Segundo o secretário, Daniel Pech, as estimativas ainda são prematuras, mas a bananicultura, principal cultura da cidade, teve cerca de 50% da produção afetada. “Muitos aviários também foram prejudicados e ainda há os que estão sem energia elétrica, aumentando o potencial de perdas para os agricultores”, pondera.

A produção de hortaliças em estufas, que também é destaque no município, teve um prejuízo considerável. O relatório seguirá para a Defesa Civil do Estado e integrará as ações a serem tomadas, minimizando os prejuízos dos agricultores, muitos dos quais com empréstimos bancários e financiamentos junto a instituições de fortalecimento da agricultura familiar.

A bananicultura envolve cerca de 900 famílias de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul. Em Jaraguá do Sul, dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento apontam que a banana caturra ocupa área de 1,9 mil hectares, numa produção de 47,5 mil toneladas. A banana prata ocupa 200 hectares, com produção de 3,6 mil toneladas. A cidade possui uma extensão agrícola de 225 quilômetros quadrados, tendo como principais produtos, segundo o secretário Daniel Peach, banana, arroz, aipim, milho, batata doce, hortifrutigranjeiros, palmáceas, reflorestamentos e pastagens. As propriedades rurais cadastradas somam 3.142, compreendendo cerca de 7% da população municipal, ou seja: 11.711 habitantes. São 3.664 os trabalhadores rurais contratados. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Morre o padre Osnildo Carlos Klann em Jaraguá

O religioso foi encontrado morto, por volta das 16 horas desta sexta-feira (14) em seu quarto, após celebrar uma missa junto com o Padre Darlan.
Morre o padre Osnildo Carlos Klann em Jaraguá
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul registra mais dois óbitos em decorrência do coronavírus

Nas últimas 24 horas, 39 novos casos foram registrados, e também 35 novos recuperados
Jaraguá do Sul registra mais dois óbitos em decorrência do coronavírus
Geral

Auxílio Emergencial: Agências da CAIXA não vão abrir neste sábado (15)

Os pagamentos do Auxílio Emergencial e do Saque Emergencial do FGTS seguem os calendários já divulgados
Auxílio Emergencial: Agências da CAIXA não vão abrir neste sábado (15)
Saúde

Seis unidades da Saúde seguem em plantão de fim de semana durante a pandemia

O Pama atende das 6h30 às 22 horas nos sábados e domingos, enquanto que as outras cinco unidades estarão abertas das 7h30 às 11h30 e das 12h30 as 16h30
Seis unidades da Saúde seguem em plantão de fim de semana durante a pandemia
Ver mais de Jaraguá do Sul