dengue
Jaraguá do Sul

Produção de banana, hortaliças e aviários foram os mais prejudicados por ciclone

A bananicultura envolve cerca de 900 famílias de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul

06 Jul 2020 - 13h45Por Da Redação

 Secretaria de Desenvolvimento Rural de Abastecimento finaliza até quarta-feira (8) relatório de prejuízos provocados pelo ciclone de terça-feira passada na agricultura de Jaraguá do Sul. Segundo o secretário, Daniel Pech, as estimativas ainda são prematuras, mas a bananicultura, principal cultura da cidade, teve cerca de 50% da produção afetada. “Muitos aviários também foram prejudicados e ainda há os que estão sem energia elétrica, aumentando o potencial de perdas para os agricultores”, pondera.

A produção de hortaliças em estufas, que também é destaque no município, teve um prejuízo considerável. O relatório seguirá para a Defesa Civil do Estado e integrará as ações a serem tomadas, minimizando os prejuízos dos agricultores, muitos dos quais com empréstimos bancários e financiamentos junto a instituições de fortalecimento da agricultura familiar.

A bananicultura envolve cerca de 900 famílias de Corupá, São Bento do Sul, Schroeder e Jaraguá do Sul. Em Jaraguá do Sul, dados da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Abastecimento apontam que a banana caturra ocupa área de 1,9 mil hectares, numa produção de 47,5 mil toneladas. A banana prata ocupa 200 hectares, com produção de 3,6 mil toneladas. A cidade possui uma extensão agrícola de 225 quilômetros quadrados, tendo como principais produtos, segundo o secretário Daniel Peach, banana, arroz, aipim, milho, batata doce, hortifrutigranjeiros, palmáceas, reflorestamentos e pastagens. As propriedades rurais cadastradas somam 3.142, compreendendo cerca de 7% da população municipal, ou seja: 11.711 habitantes. São 3.664 os trabalhadores rurais contratados. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (16).
Classificados da Rádio Jaraguá
Segurança

Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprova Lei de Micromobilidade

O projeto está em conformidade com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, as resoluções do CONTRAN, que estabelecem regras para circulação e uso de equipamentos obrigatórios
Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprova Lei de Micromobilidade
Geral

Descarte irregular de lixo é flagrado em matagal em Nereu Ramos

No meio da vegetação é possível ver pedaços de um televisor, de imóveis e outros entulhos
 Descarte irregular de lixo é flagrado em matagal em Nereu Ramos
Segurança

Vídeo mostra motorista embriagado causando acidente em Jaraguá

O idoso de 74 anos foi preso em flagrante
Vídeo mostra motorista embriagado causando acidente em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul