Jaraguá do Sul

Prefeitura de Jaraguá lança página com dados do Covid em tempo real

O diretor de Tecnologia da Informação, Márcio da Silveira, explica que várias ferramentas foram utilizadas para que os números e gráficos fossem disponibilizados de forma dinâmica e de fácil entendimento

29 Jun 2020 - 13h49Por Da Redação
Prefeitura de Jaraguá lança página com dados do Covid em tempo real - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Prefeitura de Jaraguá do Sul apresenta nesta segunda-feira (29) o Painel Covid. Uma página especial para informar como estão os casos da doença em Jaraguá, números de recuperados, internados, índice de Jaraguá comparado com outros municípios, números divididos por faixa etária, total de testes realizados, entre outros dados.

A página pode ser acessada pelo endereço jaraguadosul.sc.gov.br/covid19/. A iniciativa partiu do Comitê Gestor de Crise da Prefeitura, especialmente dos setores de saúde, comunicação e tecnologia da informação. Os números apresentados no painel já eram utilizados pelo comitê para tomadas de decisão. 

Porém sentiu-se a necessidade de também divulgar esses dados para a imprensa e a população em geral de forma visualmente organizada, como explica o diretor de Comunicação e Jornalismo, Giovane Mazzini. “Dessa forma a população pode acompanhar melhor a evolução ou involução da doença e entender os motivos que levam às decisões tomadas. As ferramentas e a alimentação de dados foram desenvolvidas 100% internamente, sem gerar nenhum custo extra”, enfatiza Mazzini.

O diretor de Tecnologia da Informação, Márcio da Silveira, explica que várias ferramentas foram utilizadas para que os números e gráficos fossem disponibilizados de forma dinâmica e de fácil entendimento. “Os dados são alimentados pela Secretaria de Saúde por meio do Google Planilhas e nós utilizamos vários tipos de bibliotecas (uma forma de organização digital) para os vários formatos de que precisávamos para apresentar os dados ao público. O painel também é responsivo, ou seja, pode ser visto tanto na tela de um pequeno celular smartphone quanto em uma tela grande de computador. Também é possível criar um atalho na tela do celular para facilitar a visualização do painel todos os dias”, enumera Silveira.
 
Para o secretário de Saúde, Alceu Moretti, presidente do Comitê Gestor de Crise contra o Coronavírus, esse painel, visível para todos os que quiserem acompanhar os números, facilita a compreensão da comunidade sobre as ações tomadas para o bem comum. “Teremos dados alimentados em tempo real, o que dá agilidade na informação para todos. Tanto profissionais de saúde, empresários, comerciantes, pacientes e população em geral. Isso é positivo e dá muita transparência a tudo o que estamos reunindo de informação sobre o coronavírus em Jaraguá”, ressalta Moretti. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Estabelecimento é autuado por aglomeração de pessoas em Jaraguá

Os clientes estavam sem máscara, próximos uns dos outros
Estabelecimento é autuado por aglomeração de pessoas em Jaraguá
Geral

Jaraguá ganha duas filiais da Rede de Farmácias São João

As lojas começaram o atendimento ao público, com ofertas especiais de inauguração, nesta sexta-feira (30)
Jaraguá ganha duas filiais da Rede de Farmácias São João
Segurança

Rua Vera Fischer, no Centro de Jaraguá, terá sentido alterado

A alteração ocorrerá a partir da próxima segunda-feira (02)
Rua Vera Fischer, no Centro de Jaraguá, terá sentido alterado
Saúde

Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid

Assim que receber nova remessa de vacinas do Governo do Estado, a Secretaria Municipal de Saúde retomará o Plano Nacional de Imunização Contra a Covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde
Jaraguá suspende aplicação da primeira dose de vacina contra a covid
Ver mais de Jaraguá do Sul