Caraguá
Eleições 2016

Prefeito eleito e vice fecham Projeto Eleições 2016 do Cejas

25 Out 2016 - 10h30
Prefeito eleito e vice fecham Projeto Eleições 2016 do Cejas -


Lunelli não falou em nomes para o secretariado. Mencionou que algumas pessoas já foram convidadas. No entanto, estão na iniciativa privada e avaliam os convites. Afirmou que pretende montar uma nova estrutura administrativa com nove secretarias e com a possibilidade de ter menos estranhos ao quadro do que existe atualmente na Prefeitura. Hoje, são 91 cargos de confiança. Lunelli citou como exemplo prefeituras de Criciúma, onde há 400 comissionados, e Chapecó, onde são 450 pessoas ocupando cargos indicados politicamente.

Destacou ainda que no organograma que está sendo estudado, serão mantidos apenas três escalões diante dos cinco que a estrutura atual permite nomear, embora o prefeito Dieter Janssen (PP) não tenha ocupantes em todos estes cargos.

O vice Udo Wagner citou o número de funcionários públicos cedidos para órgãos dos governos federal e estadual. Atualmente são 46 servidores da Prefeitura que atuam em cartório eleitoral, delegacias, Junta Comercial, entre outros, que custam R$ 200 mil por mês aos cofres da Prefeitura.

Udo Wagner antecipou que assumirá a diretoria de projetos da Prefeitura, com a intenção de encaminhar projetos para obtenção de recursos juntos aos ministérios em Brasília e outros órgãos e instituições que possam liberar verbas para o município.

Os dois voltaram a falar sobre a melhoria no sistema de informática da Prefeitura, considerado ultrapassado e engessado. A demora na liberação de alvarás para instalação de empresas voltou a ser comentada. O industrial Vicente Donini disse considerar absurdas algumas exigências feitas pelos órgãos municipais que liberam os alvarás para empresas. Ao comentar sobre o tratamento de lixo no município, lembrou que há cerca de 15 anos um único vereador impediu a instalação de um centro de reciclagem no município, que poderia ter resolvido o problema do destino dos resíduos de Jaraguá e dos demais municípios da microrregião.

O mesmo industrial reclamou do tombamento histórico, considerando as regras abusivas e que engessam o desenvolvimento econômico. “Quanta coisa sem sentido está nesta lista de tombamento”, disse. O prefeito eleito disse também já ter sido vítima deste processo ao defender o tombamento de casas e edificações que tenham valor histórico.

Udo Wagner citou que a futura administração já deve começar o mandato com um projeto importante aprovado pela Câmara de Vereadores, que é o Projeto Legal, onde se pretende desburocratizar os procedimentos para abertura de negócios, principalmente, para agilizar a demanda reprimida. “Se hoje temos 5,5 mil desempregados em Jaraguá do Sul, com este projeto, podemos agilizar obras da construção civil, por exemplo, que poderá absorver 2,2 mil trabalhadores”, projetou.

Sobre uma polêmica levantada nesta semana quanto à possibilidade de o prefeito eleito eliminar algumas das ciclofaixas da área central da cidade, Antídio Lunelli considera importante analisar a utilização das mesmas, já que ouviu várias reclamações de comerciantes durante os últimos meses. Ele citou os casos das ruas Reinoldo Rau e Marechal Deodoro da Fonseca, onde considera que uma delas poderia ser suprimida. Também citou a da rua Epitácio Pessoa, que é estreita e divide espaço com os ônibus que acessam aos abrigos de passageiros.

No Jornal da Jaraguá desta terça-feira, você vai ouvir uma entrevista com o prefeito eleito, avaliando o encontro de ontem e falando sobre o andamento da transição. E, no próximo sábado, no Programa Livre, a partir das 12h, um resumo da reunião plenária do Centro Empresarial com o prefeito e o vice eleitos.

Matérias Relacionadas

Segurança

14º BPM realiza a Operação Presença em Jaraguá do Sul e região

A operação teve como objetivo principal gerar maior sensação de segurança.
14º BPM realiza a Operação Presença em Jaraguá do Sul e região
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Geral

Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul

Desobstrução desses locais é uma medida preventiva, que visa facilitar o escoamento dos rios
Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul