Covid - 19
Prefeito Dieter Janssen

Prefeito discute proposta para convênio de trânsito

28 Jun 2016 - 13h52
A informação foi dada pelo prefeito Dieter Janssen (PP), que passou a segunda-feira (27), em Florianópolis e participou de reunião na Secretaria da Segurança Pública sobre o assunto.

Atualmente, 50% dos valores obtidos com as multas de trânsito ficam para a Prefeitura, 25% coma PM e 25% vão para a Polícia Civil. No entanto, segundo o prefeito, os gastos do município para manter ruas, sinalização, programas de educação para o trânsito e fiscalização, ultrapassam os percentuais que vêm do convênio. Além disso, a Prefeitura também tem responsabilidade pela parte jurídica e administrativa do convênio.

Segundo Janssen, a conversa de ontem foi boa, mas o Estado não quer fechar acordo na proposta do município: de elevar em 10% o percentual para a Prefeitura, que ficaria com 60% do total, e PM e Polícia Civil, com 20% cada. O Estado propôs repassar 80% do valor para o município e ficar com apenas 20%. No entanto, se torna inviável, já que junto com os 80% viriam também as despesas com a manutenção de todo o sistemas, desde o custo com os radares. “Não é bom para o município”, resumiu o prefeito. “Vamos fazer mais alguns cálculos e conversar com outros municípios para verificar qual encaminhamento será dado”, acrescentou.

Na mesma situação de Jaraguá do Sul existem ao menos 85 municípios no Estado, que recorreram à Federação Catarinense dos Municípios para buscar junto à Secretaria da Segurança Púbica, uma revisão das cláusulas do convênio. Precisamos reverter essa situação para que não se torne insustentável ao município que arca com a maioria das despesas relacionadas ao trânsito”, destaca o prefeito Dieter.

A arrecadação com o sistema girou em torno dos R$ 8 milhões no ano passado, sendo que o valor líquido ficou próximo dos R$ 4 milhões.

Matérias Relacionadas

Saúde

Jaraguá do Sul atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19

Dos pacientes internados nos leitos de UTI adulto, sete são de outras cidades.
Jaraguá do Sul atinge 100% de ocupação dos leitos de UTI para Covid-19
Esportes

Juventus perde para o Figueira por 2 a 1

A partida ocorreu no Estádio João Marcatto, em Jaraguá do Sul, sem torcida, e marcou o retorno das duas equipes após mais de cem dias sem jogos por causa da pandemia do novo coronavírus.
Juventus perde para o Figueira por 2 a 1
Saúde

Hemosc precisa de doações de sangue

Em Jaraguá do Sul, a unidade de coleta, que atende mediante agendamento prévio, está com horários vagos.
Hemosc precisa de doações de sangue
Jaraguá do Sul

Decreto traz novas regras no combate ao coronavírus em Jaraguá

Bares e restaurantes terão horário limitado de funcionamento até as 22h a partir de amanhã. Supermercados devem limitar capacidade em 50%, entre outras medidas. Fiscalização será intensificada
Decreto traz novas regras no combate ao coronavírus em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul