dengue 2
Jaraguá do Sul

Plano regional do turismo pós-pandemia será lançado virtualmente nesta quarta

A iniciativa busca promover ações integradas nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos à retomada gradativa do setor de turismo, a serem implementadas a curto, médio e longo prazo

07 Jul 2020 - 13h56Por Da Redação

É nesta quarta-feira (8), às 17h, que acontece o lançamento virtual do “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes – Como preparar o setor turístico aos desafios do ‘novo normal’ no período pós-pandemia”, com transmissão ao vivo e aberta ao público pelo canal Caminho dos Príncipes no YouTube.

Jaraguá do Sul é um dos 16 municípios participantes, juntamente com os demais integrantes da Região Turística Catarinense Caminho dos Príncipes: Araquari, Barra do Sul, Barra Velha, Campo Alegre, Corupá, Garuva, Guaramirim, Itapoá, Joinville, Massaranduba, Rio Negrinho, São Bento do Sul, São Francisco do Sul, São João do Itaperiú e Schroeder. A elaboração do projeto contou com a participação de empresários do setor, membros de entidades representativas e representantes do Poder Público.

A iniciativa busca promover ações integradas nas áreas de capacitação, comunicação, produtos turísticos e captação de recursos à retomada gradativa do setor de turismo, a serem implementadas a curto, médio e longo prazo. A capacitação é uma das prioridades do Plano. A intenção é produzir vídeos de curta duração, direcionados a profissionais da linha de frente, como recepcionistas, camareiras e garçons, com informações sobre protocolos de segurança; elaboração de cartilhas dos protocolos de boas práticas e orientações destinadas a cada público; cursos gratuitos oferecidos pelas entidades educacionais parceiras; reuniões virtuais (webinares) direcionadas aos agentes de viagens; e promoção dos atrativos da região nas redes sociais.

Captação de recursos
Outra prioridade do  “Plano de Retomada Caminho dos Príncipes” é buscar recursos ao financiamento da atividade turística, junto às instituições privadas e Poder Público, assim como parcerias com o trade turístico, entidades representativas e secretarias municipais de turismo.

No quesito Produtos Turísticos estão em pauta a revisão de roteiros turísticos já existentes e a divulgação dos que se apresentam com melhor estrutura. Outra demanda é levantar, junto aos municípios do Caminho dos Príncipes, quais os produtos turísticos que devem compor os roteiros. A elaboração de novos roteiros deve contemplar novos nichos de mercado, atualização do Guia Caminho dos Príncipes. Nesse processo de renovação, a ideia é correr atrás de novas parcerias e, consequentemente, novos roteiros.

Vale destacar que pesquisa recente implementada pela Agência de Desenvolvimento do Turismo de Santa Catarina (Santur) e também pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) apontaram que a regionalização será uma forte tendência no pós-pandemia do Covid-19.

Potencial do Município
O diretor de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Marcelo Nasato, destaca o potencial de Jaraguá do Sul, pela diversidade de opções ofertadas e infraestrutura: "Jaraguá do Sul possui uma diversidade muito grande de culturas, que ainda permanecem enraizadas nos nossos bairros, fornecendo uma experiência diferente aos nossos visitantes, tanto gastronômica como cultural, e um potencial grande para a prática de esportes alternativos, como o voo livre, o cicloturismo e caminhadas. O Turismo de Negócios é muito forte em nossa cidade, porém podemos ampliar muito esse leque e aproveitar esse momento da retomada." 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul