transito
Jaraguá do Sul

Ponto de Entrega Voluntário começou a operar nesta quarta-feira (27)

Ponto de Entrega Voluntário funcionará de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas, na Vila Lenzi.

26 Fev 2019 - 12h00Por PMJS

A partir desta quarta-feira (27), a população de Jaraguá do Sul terá um espaço dedicado ao recebimento de materiais considerados sem serventia. Trata-se do PEV (Ponto de Entrega Voluntária) que a Prefeitura, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e do Samae, coloca em operação. No PEV, os jaraguaenses poderão entrar com seus veículos e depositar móveis velhos, lâmpadas, baterias, pilhas, equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha, latas e embalagens vazias e materiais recicláveis. 

No terreno, foi construída uma guarita para controlar o acesso e caçambas identificadas para cada tipo de produto, e a Prefeitura dará o destino correto aos materiais depositados, reciclando o que ainda puder ser reaproveitado e encaminhando o restante para um aterro industrial devidamente licenciado.

O principal objetivo do Ponto de Entrega Voluntária é oferecer um local para a população fazer o descarte consciente e evitar a formação de depósitos de lixo e entulhos em terrenos baldios. “Só não serão aceitos no PEV resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como latas de tintas e agrotóxicos”, reforça o presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior. “O PEV é exclusivo para pessoas físicas, pois as empresas devem cumprir a política reversa de destinação de resíduos”, complementa.

Todo o investimento na execução da drenagem, terraplenagem, guarita, cercas, grama, caçambas, limpeza do ribeirão, estabilização da massa de lixo existente (do antigo lixão) de aproximadamente R$ 800 mil, é oriundo de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre MPSC/Fujama e uma empresa que cometeu infração ambiental. “A autuação da Fujama foi parar no Ministério Público do Meio Ambiente, que aplicou a multa. No entanto, ao invés de recolher o valor, a empresa se comprometeu em entregar a obra do PEV pronta para a Prefeitura”, explica.

Funcionários readaptados da Prefeitura de Jaraguá do Sul e do Samae trabalharão no local. O PEV funcionará de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas. 

O endereço do PEV é Rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi), entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá, num terreno que pertence à Prefeitura e onde não podem ser feitas grandes edificações por estar na área do antigo lixão da cidade. A Fujama fez a recuperação ambiental da região de quatro mil metros quadrados, com o plantio de 300 mudas de árvores nas margens de um ribeirão.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul