dengue
Jaraguá do Sul

Ponto de Entrega Voluntário começou a operar nesta quarta-feira (27)

Ponto de Entrega Voluntário funcionará de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas, na Vila Lenzi.

26 Fev 2019 - 12h00Por PMJS

A partir desta quarta-feira (27), a população de Jaraguá do Sul terá um espaço dedicado ao recebimento de materiais considerados sem serventia. Trata-se do PEV (Ponto de Entrega Voluntária) que a Prefeitura, por meio da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente e do Samae, coloca em operação. No PEV, os jaraguaenses poderão entrar com seus veículos e depositar móveis velhos, lâmpadas, baterias, pilhas, equipamentos eletrônicos, óleo de cozinha, latas e embalagens vazias e materiais recicláveis. 

No terreno, foi construída uma guarita para controlar o acesso e caçambas identificadas para cada tipo de produto, e a Prefeitura dará o destino correto aos materiais depositados, reciclando o que ainda puder ser reaproveitado e encaminhando o restante para um aterro industrial devidamente licenciado.

O principal objetivo do Ponto de Entrega Voluntária é oferecer um local para a população fazer o descarte consciente e evitar a formação de depósitos de lixo e entulhos em terrenos baldios. “Só não serão aceitos no PEV resíduos da construção civil, podas de árvores e materiais tóxicos como latas de tintas e agrotóxicos”, reforça o presidente da Fujama, Normando Zitta Júnior. “O PEV é exclusivo para pessoas físicas, pois as empresas devem cumprir a política reversa de destinação de resíduos”, complementa.

Todo o investimento na execução da drenagem, terraplenagem, guarita, cercas, grama, caçambas, limpeza do ribeirão, estabilização da massa de lixo existente (do antigo lixão) de aproximadamente R$ 800 mil, é oriundo de um TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) entre MPSC/Fujama e uma empresa que cometeu infração ambiental. “A autuação da Fujama foi parar no Ministério Público do Meio Ambiente, que aplicou a multa. No entanto, ao invés de recolher o valor, a empresa se comprometeu em entregar a obra do PEV pronta para a Prefeitura”, explica.

Funcionários readaptados da Prefeitura de Jaraguá do Sul e do Samae trabalharão no local. O PEV funcionará de segunda à sexta-feira das 7 às 19 horas, e sábados das 8 às 14 horas. 

O endereço do PEV é Rua Leocádio Rodrigues (Vila Lenzi), entre as ruas Goiás e Erich Aben, próximo da Arena Jaraguá, num terreno que pertence à Prefeitura e onde não podem ser feitas grandes edificações por estar na área do antigo lixão da cidade. A Fujama fez a recuperação ambiental da região de quatro mil metros quadrados, com o plantio de 300 mudas de árvores nas margens de um ribeirão.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Segurança

Implementado o Binário da Vila Lenzi

Últimas alterações em sentidos de ruas foram feitas nesta terça-feira (28)
Implementado o Binário da Vila Lenzi
Economia

Bancos não terão atendimento presencial ao público nesta quinta-feira

Agências serão reabertas na sexta
Bancos não terão atendimento presencial ao público nesta quinta-feira
Geral

Jamail Máquinas e Ferramentas completa 45 anos de história

Com sede em Jaraguá do Sul e filial em Massaranduba, a Jamail oferece uma vasta gama de produtos
Jamail Máquinas e Ferramentas completa 45 anos de história
Segurança

(Vídeo) Adolescente bate em carro após bicicleta ficar sem freios, em Jaraguá

Ele foi encaminhado ao Hospital.
(Vídeo) Adolescente bate em carro após bicicleta ficar sem freios, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul