terça, 23 de julho de 2019 - 20h16
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Jaraguá do Sul

Perto de 3 mil mudas para restabelecer mata ciliar já foram plantadas

A iniciativa envolve Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Prefeitura de Jaraguá do Sul

25 Jun 2019 - 16h15Por Da Redação
Perto de 3 mil mudas para restabelecer mata ciliar já foram plantadas - Crédito: Divulgação / Samae Crédito: Divulgação / Samae

O Dia Mundial da Água (22/3) marcou o início do plantio das primeiras 242 mudas de árvores nativas que auxiliarão na recuperação da mata ciliar dos lotes lindeiros ao Rio Itapocu. A iniciativa envolve Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) e a Prefeitura de Jaraguá do Sul. Desde março já foram plantadas perto de 3 mil mudas. Segundo o coordenador de Infraestrutura e Saneamento, Olmiro Marczynkki, o Miro, do Samae, a opção do plantio é por espécies nativas como ingá, araçá, aroeira, paineira , tucaneiro. “O objetivo é chegarmos a um total 41 mil mudas”, projetou Miro.

Segundo ele, esta semana o plantio teve ter continuidade agora no trecho localizado nos fundos da sede do próprio Samae. Há poucos dias, a ação foi concluída nas proximidades das pontes do bairro Rau e do Rodeio (que liga Três Rios do Norte a Três Rios do Sul).

A importância do projeto é ressaltada pelo presidente da Fujama, Normando Zitta: “As bacias hidrográficas recobertas por vegetação florestal são as que oferecem água com boa distribuição ao longo do ano, e de melhor qualidade”, observou. “Além das questões de qualidade e quantidade de água, temos a criação de corredores de fauna e maior estabilidade geológica das margens, garantindo assim um meio ambiente equilibrado.”


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

CMJS - Julho