dengue 2
Jaraguá do Sul

Pequenos produtores rurais abrem canal de entrega em domicílio

A medida é emergencial para garantir renda e evitar perdas, mas pode tornar-se um novo canal de comercialização

17 Abr 2020 - 13h18Por Da Redação

Em uma iniciativa inédita, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas), que abrange 66 agricultores, promove, a partir desta semana, entregas diretas para o consumidor final. Trata-se de uma ação incentivada e com suporte da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do município e implementada porque os pequenos produtores estão com dificuldade para escoar sua produção.

À Secretaria Desenvolvimento Rural e Abastecimento cabe a articulação, organização e divulgação da ação, segundo o secretário, Daniel Pech. “Neste momento, é importante a compra do produtor rural local porque ajuda a agricultura familiar”, pondera. A secretaria trabalha para, nas próximas semanas, oportunizar feiras livres itinerantes, uma outra forma de facilitar a vida dos produtores.

Muitos agricultores familiares são fornecedores de mercados, restaurantes e escolas que, ou cessaram completamente os pedidos, ou reduziram drasticamente suas compras. De acordo com a Copajas, houve queda de 40% nas entregas para mercados, por exemplo. “O produtor precisou se reinventar rapidamente por causa da pandemia”, explica a gestora da Copajas, Ivanete de Souza. A medida é emergencial para garantir renda e evitar perdas, mas pode tornar-se um novo canal de comercialização.

Os pedidos devem ser feitos pelo fone da Copajas (98448-1085), que mantém um grupo, até as segundas-feiras. A entrega ocorre nas quintas e sextas-feiras. Para esta primeira semana, serão aceitos pagamentos em dinheiro e boleto, mas, para as próximas, também por meio de cartão de débito. Os pedidos de banana também serão atendidos somente a partir da próxima semana.

Além dos produtos da tabela abaixo,estuda-se a possibilidade de incluir nos pedidos os minimamente processados. São os alimentos prontos para consumo, lavados, higienizados e embalados em fatias, cubos, pedaços ou palitos. Dos agricultores de Jaraguá do Sul são 40 os produtores envolvidos, dos quais,  28 de banana, 10 de hortaliças, um de palmeira real e um apicultor.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul