Jaraguá do Sul

Pequenos produtores rurais abrem canal de entrega em domicílio

A medida é emergencial para garantir renda e evitar perdas, mas pode tornar-se um novo canal de comercialização

17 Abr 2020 - 13h18Por Da Redação
Pequenos produtores rurais abrem canal de entrega em domicílio - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Em uma iniciativa inédita, a Cooperativa de Produção Agropecuária de Jaraguá do Sul (Copajas), que abrange 66 agricultores, promove, a partir desta semana, entregas diretas para o consumidor final. Trata-se de uma ação incentivada e com suporte da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) do município e implementada porque os pequenos produtores estão com dificuldade para escoar sua produção.

À Secretaria Desenvolvimento Rural e Abastecimento cabe a articulação, organização e divulgação da ação, segundo o secretário, Daniel Pech. “Neste momento, é importante a compra do produtor rural local porque ajuda a agricultura familiar”, pondera. A secretaria trabalha para, nas próximas semanas, oportunizar feiras livres itinerantes, uma outra forma de facilitar a vida dos produtores.

Muitos agricultores familiares são fornecedores de mercados, restaurantes e escolas que, ou cessaram completamente os pedidos, ou reduziram drasticamente suas compras. De acordo com a Copajas, houve queda de 40% nas entregas para mercados, por exemplo. “O produtor precisou se reinventar rapidamente por causa da pandemia”, explica a gestora da Copajas, Ivanete de Souza. A medida é emergencial para garantir renda e evitar perdas, mas pode tornar-se um novo canal de comercialização.

Os pedidos devem ser feitos pelo fone da Copajas (98448-1085), que mantém um grupo, até as segundas-feiras. A entrega ocorre nas quintas e sextas-feiras. Para esta primeira semana, serão aceitos pagamentos em dinheiro e boleto, mas, para as próximas, também por meio de cartão de débito. Os pedidos de banana também serão atendidos somente a partir da próxima semana.

Além dos produtos da tabela abaixo,estuda-se a possibilidade de incluir nos pedidos os minimamente processados. São os alimentos prontos para consumo, lavados, higienizados e embalados em fatias, cubos, pedaços ou palitos. Dos agricultores de Jaraguá do Sul são 40 os produtores envolvidos, dos quais,  28 de banana, 10 de hortaliças, um de palmeira real e um apicultor.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Educação

Jaraguá terá edição da Feira do Livro em 2021

Evento está programado para ocorrer no mês de dezembro, seguindo todos os protocolos de prevenção à covid-19
Jaraguá terá edição da Feira do Livro em 2021
Educação

Escolas e centros municipais de Jaraguá vão receber câmeras de monitoramento

O objetivo do investimento é proporcionar mais segurança à comunidade escolar
 Escolas e centros municipais de Jaraguá vão receber câmeras de monitoramento
Saúde

Covid-19: Redução na procura faz Saúde de Jaraguá alterar horários do PAMA e 0800

O secretário Saúde, Alceu Moretti, destaca que nas últimas semanas os números da covid-19 tiveram uma redução significativa e até mesmo a demanda nas unidades exclusivas covid sentiram esta diminuição
Covid-19: Redução na procura faz Saúde de Jaraguá alterar horários do PAMA e 0800
Geral

Presidente do Instituto explica sobre cobrança na Chiesetta Alpina

Local está aberto para visitação de terça a domingo, das 8h30 às 12h e das 13h30 às 18h.
Presidente do Instituto explica sobre cobrança na Chiesetta Alpina
Ver mais de Jaraguá do Sul