Jaraguá do Sul

Pama 1 já atendeu cerca de duas mil pessoas

Entre os pacientes atendidos durante a pandemia, 49,6% tinham sintomas gripais leves, mas foram monitorados preventivamente

27 Jun 2020 - 08h00Por Da Redação
Pama 1 já atendeu cerca de duas mil pessoas - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Desde que se tornou referência no tratamento da Covid-19 em 15 de abril, o Pronto Atendimento Médico Ambulatorial (Pama 1) no bairro Czerniewcz já atendeu 1989 pessoas em um mês de atuação. Deste total, 987 casos (49,6%) foram classificados como suspeitos por terem sintomas de gripe sendo afastados preventivamente do trabalho e orientados a ficarem isolados em casa sendo monitorados.

“A gente tem um fluxo de atendimento no qual é considerado caso suspeito de covid pacientes que têm sintomas que se enquadrem neste fluxo. A partir daí, eles são afastados do trabalho, medicados como sintomáticos e ficam em casa por um período de 14 dias sendo monitorados a cada 48 horas pela Central de Atendimento”, explica a gerente de Atenção Especializada, Joana Oreano.

Já os outros 1002 atendimentos, continua a gerente, foram casos respiratórios simples que não se enquadravam no fluxo para casos suspeitos. “Tipo uma sinusite, uma dor de garganta simples ou casos clínicos, como uma cólica renal que apareceu lá e aí acabamos atendendo para não mandar a pessoa embora até porque era uma urgência”, completa.

No entanto, Joana esclarece: “Os casos suspeitos mencionados não se enquadram nas estatísticas da Covid-19 em Jaraguá do Sul, divulgada diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, porque não foram testados. São casos de sintomatologia bme leve. Os casos divulgados estes sim foram testados e comprovados.”

A gerente da Secretaria de Saúde aproveita para pedir à população que reforce os cuidados com a higiene. “Sempre importante lavar as mãos, utilizar o álcool em gel e a utilização da máscara que, agora, é obrigatória em nosso Município. E é claro, manter o isolamento social. Quem puder que fique em casa”, aconselha.

Redução de outras demandas - Joana também comentou sobre a redução de atendimentos de outras demandas de saúde no Pama 1. Na primeira medição de atendimento no Pama feita pela Secretaria de Saúde, no começo da pandemia, a unidade atendeu  168 outros tipos de ocorrências. Na segunda medição feita entre 15/04 a 15/05 esse número pulou de 168 para 540. Porém, depois disso esse numero reduziu para 462 atendimentos. "Acredito que tem o fator da conscientização da comunidade de que o Pama 1 está atendendo preferencialmente o covid. Por isso, as pessoas estão buscando mais as unidades básicas de saúde para essas outras demandas, Nossa intenção era essa, desde o início", argumentou a gerente. 

Números do atendimento do Pama 1 entre 15/04 e 23/06
Total: 1989 atendimentos
Casos suspeitos –987 casos
Outras demandas –1002 atendimentos

SERVIÇO
Central de Orientação sobre Coronavírus,
Contato: 0800-643-8089 - todos os dias das 18 horas

Pama 1
Horário de atendimento: dias úteis (segunda à sexta-feira) - das 6h30 às 22 horas e nos fins de semana (sábado e domingo) das 7 às 16 horas.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler

A via foi a única opção dos motoristas para desviar do trecho interrompido na SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, devido à queda de uma barreira em 2019
Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler
Saúde

Idoso de 75 anos morre vítima de covid em Jaraguá 

Município atingiu 401 óbitos pela doença
Idoso de 75 anos morre vítima de covid em Jaraguá 
Economia

Concurso Público de Jaraguá do Sul: etapas finais serão retomadas

Convocação dos candidatos e nova data para as provas serão informados nas próximas semana pela Unisociesc
Concurso Público de Jaraguá do Sul: etapas finais serão retomadas
Saúde

Prefeito Antídio Lunelli recebe segunda dose da vacina contra a covid-19

Após o recebimento de novas doses, município retomou nesta segunda-feira (2) a aplicação da primeira dose do imunizante
Prefeito Antídio Lunelli recebe segunda dose da vacina contra a covid-19
Ver mais de Jaraguá do Sul