transito
Femusc

Orquestra Sinfônica e tributo a Mozart são destaques do Femusc nesta sexta-feira

22 Jan 2016 - 11h20

As primeiras orquestras vão ao centro da cena do Festival de Música de Santa Catarina para interpretar obras consagradas de Maurice Ravel e Heitor Villa-Lobos e prestar tributo a Wolfgang Amadeus Mozart, expoente do período clássico. As aulas e apresentações seguem em Jaraguá do Sul e região até o dia 30 de janeiro.


Catherine Larsen-Maguire rege a Orquestra Sinfônica do Femusc na série Grandes Concertos, às 20h30, no Grande Teatro da SCAR. O grupo de alunos interpretará "La Valse", de Ravel, originalmente composta como um poema coreográfico apoteótico sobre a valsa vienense – no fim das contas, a obra foi recusada para utilização em balé. O repertório inclui também "Choros no.10", de Villa-Lobos, com a participação de coral.

A peça faz parte de uma das mais reconhecidas séries do compositor brasileiro, sendo referida também com o nome de "Rasga o Coração". Villa-Lobos foi o responsável pela promoção da visão de mundo brasileira em relação à música, introduzindo termos nacionais como "seresta" e "modinha" nas suas composições, muitas vezes em substituição a termos em italiano como "adagio" e "vivace". Dessa maneira, músicos de todo o mundo que executam obras de Villa-Lobos passam a ter contato com o português como língua básica.

Ainda na série principal do festival, a Orquestra Mozart faz sua estreia, sob a condução de Gordon Hunt. A criação desse projeto paralelo no Femusc visa a valorização do aprendizado do modelo de interpretação de obras do período clássico, compreendido entre os anos de 1750 e 1820, tendo Mozart como principal expoente. No programa, a "Sinfonia no.33", do compositor austríaco. Na série Momento Springmann, às 19h, no Pequeno Teatro da SCAR, o público acompanhará "Preludio y fuga en tango", de Luis Berenguer; "Serenata para Violoncelo e Harpa", de Michael Kurek; "Sonata para Violino e Piano, op 11", de Claude Debussy; e "Cuarteto Op.59 no.1", de Ludwig van Beethoven.

As séries noturnas da SCAR contarão também com Piano Masters, na sala 201, às 18h; Recitais de Canto Lírico, na Sala de Exposições da SCAR, também às 18h; Violão Plus, no Piano Bar, às 19h; Musicalmente Falando, com o maestro Alex Klein, no Grande Teatro, antes da série Grandes Concertos; e Recitais de Câmara, no Pequeno Teatro, às 20h30. Ao meio-dia, os alunos do Femusc se apresentam no Jaraguá do Sul Park Shopping.

Fonte: Assessoria Femusc



Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Jaraguá do Sul