Séculus
Orquestra Acadêmica Udesc

Orquestra Acadêmica Udesc abre o FEMUSC 2016

15 Jan 2016 - 10h14
Orquestra Acadêmica Udesc abre o FEMUSC 2016 -

O concerto, às 20h30, no teatro da SCAR - Sociedade Cultura Artística, vai dar largada ao evento que este ano chega à 11ª edição. A entrada é gratuita, mas os ingressos devem ser retirados na secretaria da SCAR. Cada pessoa pode retirar até dois ingressos. Na manhã desta sexta-feira, às 8h cerca de 50 pessoas já haviam retirado ingresso. De acordo com a secretaria, geralmente os ingressos esgotam, porém, a comunidade pode ir à Scar no dia do evento, pois devido aos faltantes, há lugares disponíveis na hora.


De 17 a 30 de janeiro, mais de 700 participantes entre estudantes, professores e regentes do Brasil e do exterior cumprem uma intensa agenda de estudos e apresentações gratuitas.

Um dos mais importantes encontros de música erudita da América Latina, o FEMUSC abre o calendário cultural do Estado e dá oportunidade a jovens estudantes se aperfeiçoarem numa maratona de aulas e de apresentações em recitais e concertos. Confira a programação completa!

A Orquestra Udesc

A Orquestra Acadêmica Udesc é formada por 14 integrantes – discentes dos cursos de bacharelado e licenciatura em música da instituição de ensino – e vem apresentando nestes anos concertos didáticos em escolas, museus e teatros do Estado, cujas apresentações têm contribuído para a formação de plateia e a difusão da boa música.

O coordenador da Orquestra, professor João Titton, destaca a participação no FEMUSC como um marco na história do conjunto orquestral formado em 1980 e na carreira de seus integrantes.

"O FEMUSC é um dos maiores festivais da América Latina e fazer o concerto de abertura é uma grade responsabilidade e ao mesmo tempo um prazer imenso. Agradecemos imensamente por esta oportunidade que, afinal, é o reconhecimento pelo trabalho realizado por nossos músicos nos últimos anos", assinala.

Repertório

O projeto de gravação do CD cujas obras a Orquestra Acadêmica Udesc apresentará na abertura do 11º FEMUSC surgiu com o propósito de completar mais um ciclo da formação. Conforme João Titton, a ideia era interpretar composições de ex-acadêmicos, agora consagrados no cenário nacional e internacional.

No repertório estão obras dos músicos Leonardo Garcia, Leandro Fortes, Luiz Sebastião Juttel e Luiz Zago. “Todos são formados pelo curso de música da Udesc e possuem obras autorais com o acompanhamento de orquestra de cordas, daí a ideia de reunir todos para a gravação de um CD. É um projeto muito importante para a música catarinense”, afirma Titton. No concerto, com duração aproximada de 50 minutos, serão executadas 9 músicas, compostas pelos músicos convidados.

Programa

“Samba de revés” (Luiz Zago/Silvio Mansani);

"Canto de longe" (Luiz Zago);

“Pomerode”, “Saudades de Astoria”, “O vôo dos sapatos” (Leandro Fortes);


“Saudades da Terrinha”, “Uma carta à Luiza” (Luiz Sebastião);

“Imagens”, “Inner theater” (Leo Garcia);

Festival de Música de Santa Catarina completa 11 anos 

Depois da abertura, a programação passa a concentrar atividades durante todo o dia, até 30 de janeiro. Além da série Grandes Concertos, que encerra às 20h30 a agenda diária, o festival oferece encontros orquestrais, noites dedicadas a ópera, e muitas outras apresentações de música de câmara com professores e alunos.

Todas as apresentações são gratuitas, mas os eventos nos ambientes da SCAR necessitam de apresentação de ingressos que devem ser retirados no Centro Cultural de Jaraguá do Sul. A distribuição de ingressos ocorre sempre com 48 horas de antecedência a da data de cada concerto.

O FEMUSC é uma realização conjunta do Instituto Festival de Música, Prefeitura de Jaraguá do Sul, Funcultural, Secretaria de Estado de Turismo, Cultura e Esporte, Governo de Santa Catarina, Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura; patrocínio WEG, Tractbel Energia, Raizen; apoio Zanotti, Portonave, Duas Rodas, Eletrobras e Gomes da Costa; apoio institucional Sociedade Cultura Artística (SCAR), Vale dos Encantos Convention & Visitors Bureau, Fundação Cultural e Católica de Santa Catarina.

GNet

Matérias Relacionadas

Economia

Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira

A distinção é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), com indicação da FIESC
Empresário Vicente Donini recebe Ordem do Mérito da Indústria na sexta-feira
Saúde

Região receberá novas doses da vacina contra a covid-19

Serão distribuídas 3.042 doses destinadas à vacinação dos adolescentes e 516 dose de reforço em trabalhadores da saúde.  
Região receberá novas doses da vacina contra a covid-19
Segurança

Homem é preso por tráfico durante ocorrência de violência doméstica em Jaraguá

Durante a ocorrência foi encontrado com o homem um cigarro de maconha e na casa foi encontrada mais drogas.
Homem é preso por tráfico durante ocorrência de violência doméstica em Jaraguá
Saúde

Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá

A exposição poderá ser visitada das 13h às 19h e tem entrada gratuita
Exposição Interativa Saúde Bucal e Nutrição começa nesta quarta em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul