vacina
Jaraguá do Sul

Município ganha reforço tecnológico no combate ao Covid-19

Kits com medidores digitais de temperatura e de pressão já começaram a ser utilizados para proteger população e servidores públicos

14 Abr 2020 - 09h13Por Da Redação

"Toda a ajudar é bem-vinda". A frase sintetiza o sentimento do secretário de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Alceu Moretti. Afinal, sua pasta ganhou um inesperado reforço no combate diário contra a pandemia do coronavírus Covid 19. Pòr intermédio da Diretoria de Defesa Civil do Município, os profissionais das 27 unidades de Saúde do Município contam agora com modernos equipamentos de medição de temperatura, além de aparelhos digitais para medição de pressão fabricados na China.

"Em especial, esses medidores de temperatura que foram doados para nossa secretaria por intermédio da Defesa Civil  têm uma importância muito grande neste momento que estamos passando em relação ao coronavírus. Principalmente porque ele detecta a temperatura das pessoas muito rapidamente fazendo com que você possa diagnosticar casos suspeitos com mais facilidade", projetou Moretti.

Ao todo o Município recebeu 50 kits com os dois equipamentos cada. Segundo o diretor municipal de Proteção e Defesa Civil, Hideraldo Colle, o repasse teve origem em uma recente apreensão da Receita Federal ocorrida recentemente no Porto de Itapoá. "A própria Receita encaminhou parte deste material para a Defesa Civil Estadual que, por sua vez, definiu 50 destes kits apreendidos para Jaraguá do Sul", explicou o diretor. 

Metade deste material foi encaminhado à Secretaria de Saúde. "Com essa ajuda poderemos colocar um medidor em cada uma de nossas unidades, no Pama, no Centro Vida para que nós possamos detectar, o mais rápido possível pessoas suspeitas de estarem contaminadas com o novo coronavírus.

Saúde dos servidores públicos - O restante dos kits foi distribuído entre as demais secretarias municipais como da Administração, Social, Educação, entre outras. Ainda nesta segunda-feira (13), quando a Prefeitura reabriu parte de suas atividades administrativas. O setor de Saúde Ocupacional da PMJS já utilizou os novos equipamentos para fazer a medição da temperatura dos servidores em seus setores, bem como distribuiu duas máscaras de tecido para cada funcionário público. 

De acordo com a gerente de Assistência ao Servidor, Fernanda Fedalto Chicoski, a partir de agora sua equipe fará este trabalho diariamente, além de verificar as condições de distanciamento no ambiente de trabalho. "Se eventualmente, algum servidor apresentar uma temperatura acima de 37,5° será orientado para ir para casa e buscar atendimento médico.Outro ponto será a questão do distanciamento. Inclusive, se algum munícipe, durante determinado atendimento não observar esta determinação também será abordado", resumiu Fernanda. 
 
A gerente também frisou a questão das duas máscaras que foram entregues aos servidores. "A orientação é que eles utilizem este equipamento por quatro horas e depois troquem pela outra. Ao chegar em casa, estas máscaras deverão ser higienizadas. Primeiro numa solução de água e sabão e depois numa solução com água sanitária, enxaguadas em água corrente e colocadas para secar.   

No link https://pmjs.com.br/5O3 o cidadão ou cidadã encontra uma série de orientações de como confeccionar e utilizar corretamente máscaras caseiras para se proteger do coronavírus Covid-19.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Jaraguá do Sul