Jaraguá do Sul

Município de Jaraguá publica mapa de casos de Covid por bairro

Informações estão disponíveis no Painel Covid-19, com acesso no site da Prefeitura

21 Jul 2020 - 14h29Por Da Redação

A partir desta terça-feira (21), a Prefeitura de Jaraguá do Sul está disponibilizando em seu site, no Painel Covid-19, o mapa de casos confirmados de Covid por bairro. As informações são atualizadas diariamente com números de casos, de óbitos, de recuperados e taxa de confirmados por mil habitantes, com base em dados fornecidos pela Secretaria Municipal de Saúde. “Para visualizar, basta passar o cursor sobre o bairro”, informa Marcio Manoel da Silveira, diretor municipal de Tecnologia da Informação – setor responsável pela criação deste serviço.

De acordo com Silveira, o mapa mostra como a contaminação acontece em Jaraguá do Sul e, com base nessas informações, a administração municipal poderá decidir a melhor forma de conduzir as políticas públicas de combate ao Coronavírus. Ele destaca que, entre as informações, consta a taxa por 1.000 habitantes, com o objetivo de proporcionar a comparação entre dois bairros com números diferentes de população.

“Para isso, divide-se o número de confirmados com Covid-19 ocorrido no bairro, durante determinado período de tempo (desde de 25 de março), pelo número de habitantes do bairro. Então, multiplica-se o resultado por 1.000”, explica Silveira, acrescentando que a escala de 1.000 habitantes foi usada para facilitar o entendimento, já que há bairros com uma quantidade pequena de moradores.

Silveira informa que, a partir dessa metodologia, foi criada uma escala de cores que pudesse separar os índices. “A escala pode ser atualizada a medida em que houver mudança nas taxas”, diz o diretor, indicando que o mapa conta com cinco cores, cada uma delas correspondendo a uma faixa: até 1; de 1 a 4; de 4 a 8; de 8 a 12; e acima de 12.

Para exemplificar, Silveira compara o bairro São Luís com o Centro: “No mapa, ambos têm a mesma cor e estão na faixa de 4 a 8 de índice. O Centro, porém, tem mais casos confirmados (64) que o São Luís (22), mas seus índices por mil habitantes são 4,13 para o Centro e 5,74 para o bairro São Luís.”

Cautela na leitura dos dados
O diretor de Comunicação e Jornalismo, Giovane Mazzini Oleiro, considera que esses dados contribuem com a transparência já adotada pela Prefeitura em relação aos dados e números sobre Covid apresentados aos jaraguaenses, que agora passam a acompanhar a situação de como está o seu bairro e sua região. “Porém, é importante deixar bem claro que o vírus está espalhado pela cidade inteira e não podemos considerar que determinada região está tranquila e outra está muito contaminada”, pondera.

Giovane Mazzini argumenta que ainda há muitos casos assintomáticos e não tem como precisar aonde cada contágio acontece. “Às vezes, a pessoa mora em um bairro, mas pode ter se contaminado no seu local de trabalho, que fica em outro bairro”, exemplifica. Assim, ele alerta que as informações do mapa servem como referência, principalmente para orientar ações da administração municipal, e a população não deve pensar que determinado bairro está mais seguro do que outro.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 
 

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul