dengue 2
Jaraguá do Sul

Mosquito da dengue está cada vez mais presente em Jaraguá do Sul

Os objetos que podem facilitar o acúmulo de água parada em casa, ou no apartamento, são os mais diversos

19 Jun 2019 - 15h38Por Da Redação

A agente de endemias do programa de controle do mosquito Aedes aegypti de Jaraguá do Sul, Michelli Grasiela Pinheiro, explica que, para evitar que a dengue, a chikungunya e a zika entrem e se instalem em Jaraguá do Sul, é necessário o empenho de cada morador da cidade. Os últimos números apontam os bairros Vila Baependi e Centro como os mais “povoados” por larvas do mosquito Aedes aegypti, transmissor das três doenças citadas e mais algumas. Na Vila Baependi, desde o início do ano até o momento, já foram encontrados 11 focos do mosquito. No Centro, oito. Mas os cuidados não devem ser redobrados apenas nesses dois bairros. Toda a população precisa dedicar alguns minutos por semana para checar se não há nada acumulando água em casa.

Os objetos que podem facilitar o acúmulo de água parada em casa, ou no apartamento, são os mais diversos, como cita Michelli. “Vão desde pratinhos embaixo de vasos de plantas e tampas de garrafa até carrinhos de plástico e o pote de água do cachorro. Por isso, recomendamos que esses recipientes sejam lavados com esponja a cada três dias, não deixando tempo suficiente para os ovos do mosquito s instalarem e eclodirem. Uma vez instalados, podem sobreviver até um ano e eclodir somente quando tiver um ambiente propício. A lavação com esponja não deixa isso acontecer”, detalha. O balanço total dos pontos encontrados no município até o momento é de 37 focos, sendo que em todo o ano passado foram 48 focos. O número é grande, crescente e preocupa a Secretaria de Saúde. 

“Para termos a dengue autóctone (originária de dentro da cidade) é um ‘pulo’”, prevê a agente de endemias. A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado (Dive), em seu último boletim, divulgou 846 casos de dengue autóctone em Santa Catarina, sendo que destes, 428 foram notificados em Itapema. O número é considerado um surto em dengue (mais de 300 casos por cem mil habitantes).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Ver mais de Jaraguá do Sul