Jaraguá do Sul

Mês marca início da Campanha de Castração

Iniciativa é voltada a animais que pertencem a famílias com renda de até cinco salários mínimos

01 Out 2019 - 14h10Por Da Redação

A Prefeitura de Jaraguá do Sul, por meio da Secretaria de Saúde e da Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) iniciam neste mês de outubro uma campanha de castração que tem como principal objetivo esterilizar de cerca de 2300 animais (cães e gatos). Trabalho ocorre em parceria com as ONGs de proteção aos animais e visa diminuir a população de animais abandonados circulando pelas ruas. O foco será principalmente as fêmeas caninas e felinas. Famílias com renda de até cinco salários mínimos podem fazer a inscrição do seu animal de estimação.

Para participar é necessário preencher uma ficha, que está disponível com os grupos de protetores através das páginas deles no Facebook: Ajapra, Gang dos Patinhas, Ame Bicho e Bigodes e Ronrons. Moradores de área rural que desejam castrar cães e gatos podem ter acesso à ficha através da Secretaria de Agricultura.

A estimativa é que existam perto de 4.500 animais entre errantes, e semierrantes (que ficam na rua na maior parte do tempo, mas depois voltam para casa), no município. O secretário de Saúde, Alceu Moretti, argumenta que a questão do abandono dos animais domésticos se agrava principalmente no fim do ano, “Neste período, algumas famílias viajam em férias e simplesmente deixam o seu bicho largado à própria sorte, por vezes em vias públicas, sem água e comida; Temos que levar em conta que nesta condição de errantes além da reprodução sem controle, eles também contribuem para proliferação de vetores de doenças, algumas transmitidas pelas fezes e urina como toxoplasmose ou o conhecido bicho geográfico, entre outras.”


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Municípios da região têm dia 'D' de vacinação contra a gripe neste sábado

Além da vacinação contra a gripe, os municípios irão aproveitar para imunizar crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, contra a dengue
Municípios da região têm dia 'D' de vacinação contra a gripe neste sábado
Segurança

Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida

Lei que restringe o benefício foi sancionada com vetos
Entenda em quais casos a saidinha de presos fica permitida ou proibida
Geral

Empresário de Jaraguá do Sul, Cleber Schulz, morre aos 45 anos

Ainda não há informações sobre velório e sepultamento.
Empresário de Jaraguá do Sul, Cleber Schulz, morre aos 45 anos
Segurança

Mãe e padrasto de menina de 3 anos que morreu após ser agredida viram réus

Casal foi denunciado por homicídio qualificado, por motivo torpe, meio cruel e recurso que dificultou a defesa da vítima. Crime ocorreu em Indaial, no Vale do Itajaí
Mãe e padrasto de menina de 3 anos que morreu após ser agredida viram réus
Ver mais de Jaraguá do Sul