Jaraguá do Sul

Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção

Para os profissionais de saúde, aumento de casos é reflexo de atitudes contrárias às recomendações sanitárias

07 Jul 2020 - 14h30Por Da Redação

Mesmo com a chegada do inverno, Jaraguá do Sul ainda se mantém como uma das mais baixas incidências de casos e mortes por covid-19 entre os municípios catarinenses. Para o médico pediatra e membro do Comitê Extraordinário da Covid-19 em Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, este panorama, ainda é positivo. "É o resultado conjunto de uma série de ações articuladas de várias entidades da cidade em alinhamento com a participação responsável da nossa população de Jaraguá", observa.

No entanto, o médico destaca que o momento ainda não é de relaxamento em relação às medidas de prevenção recomendados pelas autoridades sanitárias e aponta para a elevação de casos de covid-19 nas últimas semanas na região. 

"Lembramos que o controle que ainda temos no manejo da covid-19 aqui em Jaraguá não é, de forma alguma, garantia para ficarmos tranquilos ao longo dos próximos 30 dias. O aumento dos casos que estamos documentando hoje é resultado de atitudes de relaxamento de cada um de nós, bem como a exposição ao vírus, ocorrida há cerca de 15 dias", alerta.

O médico aponta que uma das poucas coisas que já se conhece sobre o vírus é que ele tem um período de contaminação e incubação com cerca de duas semanas na pessoa até produzir uma maior disseminação ou a doença na forma mais grave.

Rodrigo de Souza também destaca o esforço contínuo, desde meados de março, ao longo de praticamente 100 dias, por meio de análises diárias de dados técnicos e epidemiológicos, pela busca das melhores decisões para Jaraguá do Sul, tanto na área da Saúde como na retomada progressiva dos setores da economia da cidade.

Fase atual - Neste atual momento da pandemia, o que coloca as pessoas mais em risco, na opinião do médico, são justamente as atitudes individuais de relaxamento às medidas de prevenção. "O fato é que todos estão vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus. Jovens ou idosos. Precisamos seguir as regras de prevenção com o máximo de rigor. Sob o risco de além de estarmos sujeitos às penalidades jurídicas e legais pagarmos também com prejuízo de nossas vidas e das pessoas próximas a nós".

 A atitude responsável de cumprimento das determinações que são embasadas pelas autoridades sanitárias locais, acredita Rodrigo de Souza, continua sendo o fator mais importante no resultado dentro do cenário da pandemia.  "O famoso 'Padrão Jaraguá' de eficiência e qualidade no trabalho, que tanto nos orgulha, precisa ser incorporado por todos nós em nossas ações diárias de contenção à velocidade de disseminação da covid-19. Continuamos precisando do esforço e da participação de toda a população nessa causa. Quanto menos gente adoecer, mais rápido teremos nossa população com força máxima em sua produção de trabalho e geração de renda para nossa cidade", afirma.

Pneumologista faz alerta - Nesta terça-feira (7) o médico pneumologista Felipe Benthien também fez um alerta sobre o aumento de casos em Jaraguá do Sul e região. O especialista relata ainda o aumento de internações de pacientes com insuficiência respiratória. "Casos de pacientes jovens e sem comorbidades. A doença se espalha e em breve podemos ter uma situação crítica na cidade e medidas de lockdown novamente serem impostas e todas as consequências econômicas", ressaltou. 

Na opinião do médico pneumologista, Jaraguá do Sul está enfrentando o pico da doença. "O momento é de cautela máxima. Cuidado máximo evitando aglomerações em ambientes fechados. A doença é séria e só nós mesmos podemos conter a evolução. Se tiver sintomas procure o médico já no início. Dor de garganta, dor muscular febre baixa e dor de cabeça já deve receber o tratamento precoce mas não profilático", detalhou.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 
 

Matérias Relacionadas

Saúde

Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina

A aplicação começa assim que as cidades receberem os imunizantes
Campanha de Vacinação contra a gripe é antecipada em Santa Catarina
Saúde

Saúde alerta para aumento de casos de covid-19

Em meio às preocupações quanto à dengue, autoridades da Saúde acendem o alerta para o aumento de casos de covid-19
Saúde alerta para aumento de casos de covid-19
Saúde

Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue

O público-alvo estimado na faixa etária dos 10 aos 14 anos é de 11.500 crianças e adolescentes
Em 20 dias, Jaraguá aplicou apenas 1.696 doses da vacina contra a dengue
Segurança

(Vídeo) Homem morre após sofre parada cardiorrespiratória em Jaraguá 

Foram mais de 40 minutos de tentativa de reanimação.
(Vídeo) Homem morre após sofre parada cardiorrespiratória em Jaraguá 
Ver mais de Jaraguá do Sul