Imobiliária Coralli
Jaraguá do Sul

Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção

Para os profissionais de saúde, aumento de casos é reflexo de atitudes contrárias às recomendações sanitárias

07 Jul 2020 - 14h30Por Da Redação
Médicos alertam para pico da doença e necessidade de medidas de prevenção - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Mesmo com a chegada do inverno, Jaraguá do Sul ainda se mantém como uma das mais baixas incidências de casos e mortes por covid-19 entre os municípios catarinenses. Para o médico pediatra e membro do Comitê Extraordinário da Covid-19 em Jaraguá do Sul, Rodrigo Ferreira de Souza, este panorama, ainda é positivo. "É o resultado conjunto de uma série de ações articuladas de várias entidades da cidade em alinhamento com a participação responsável da nossa população de Jaraguá", observa.

No entanto, o médico destaca que o momento ainda não é de relaxamento em relação às medidas de prevenção recomendados pelas autoridades sanitárias e aponta para a elevação de casos de covid-19 nas últimas semanas na região. 

"Lembramos que o controle que ainda temos no manejo da covid-19 aqui em Jaraguá não é, de forma alguma, garantia para ficarmos tranquilos ao longo dos próximos 30 dias. O aumento dos casos que estamos documentando hoje é resultado de atitudes de relaxamento de cada um de nós, bem como a exposição ao vírus, ocorrida há cerca de 15 dias", alerta.

O médico aponta que uma das poucas coisas que já se conhece sobre o vírus é que ele tem um período de contaminação e incubação com cerca de duas semanas na pessoa até produzir uma maior disseminação ou a doença na forma mais grave.

Rodrigo de Souza também destaca o esforço contínuo, desde meados de março, ao longo de praticamente 100 dias, por meio de análises diárias de dados técnicos e epidemiológicos, pela busca das melhores decisões para Jaraguá do Sul, tanto na área da Saúde como na retomada progressiva dos setores da economia da cidade.

Fase atual - Neste atual momento da pandemia, o que coloca as pessoas mais em risco, na opinião do médico, são justamente as atitudes individuais de relaxamento às medidas de prevenção. "O fato é que todos estão vulneráveis à infecção pelo novo coronavírus. Jovens ou idosos. Precisamos seguir as regras de prevenção com o máximo de rigor. Sob o risco de além de estarmos sujeitos às penalidades jurídicas e legais pagarmos também com prejuízo de nossas vidas e das pessoas próximas a nós".

 A atitude responsável de cumprimento das determinações que são embasadas pelas autoridades sanitárias locais, acredita Rodrigo de Souza, continua sendo o fator mais importante no resultado dentro do cenário da pandemia.  "O famoso 'Padrão Jaraguá' de eficiência e qualidade no trabalho, que tanto nos orgulha, precisa ser incorporado por todos nós em nossas ações diárias de contenção à velocidade de disseminação da covid-19. Continuamos precisando do esforço e da participação de toda a população nessa causa. Quanto menos gente adoecer, mais rápido teremos nossa população com força máxima em sua produção de trabalho e geração de renda para nossa cidade", afirma.

Pneumologista faz alerta - Nesta terça-feira (7) o médico pneumologista Felipe Benthien também fez um alerta sobre o aumento de casos em Jaraguá do Sul e região. O especialista relata ainda o aumento de internações de pacientes com insuficiência respiratória. "Casos de pacientes jovens e sem comorbidades. A doença se espalha e em breve podemos ter uma situação crítica na cidade e medidas de lockdown novamente serem impostas e todas as consequências econômicas", ressaltou. 

Na opinião do médico pneumologista, Jaraguá do Sul está enfrentando o pico da doença. "O momento é de cautela máxima. Cuidado máximo evitando aglomerações em ambientes fechados. A doença é séria e só nós mesmos podemos conter a evolução. Se tiver sintomas procure o médico já no início. Dor de garganta, dor muscular febre baixa e dor de cabeça já deve receber o tratamento precoce mas não profilático", detalhou.

Imobiliária Coralli


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 
 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Programa Juro Zero completa três meses de incentivo à economia local

O Programa Juro Zero, garante o secretário, continua ativo durante a a pandemia. Para isso, os interessados devem procurar as agências das entidades parceiras do Município
Programa Juro Zero completa três meses de incentivo à economia local
Santa Catarina

Defesa Civil entrega seis kits de transposição a municípios catarinenses

As estruturas foram instaladas nos municípios de Rio Negrinho, Garuva, Pedras Grandes, Nova Veneza, Corupá e Jaraguá do Sul
Defesa Civil entrega seis kits de transposição a municípios catarinenses
Jaraguá do Sul

Secretaria recebe doações de alimentos, máscaras e cobertores

No mês passado, a Cooperativa Cooper doou 500 cestas básicas, o que corresponde a um total de 8,5 toneladas de alimentos
Secretaria recebe doações de alimentos, máscaras e cobertores
Jaraguá do Sul

Defesa Civil atendeu mais de 1,2 mil ocorrências do início do ano até o momento

Metade delas é relacionada ao vendaval que ocorreu no fim de junho
Defesa Civil atendeu mais de 1,2 mil ocorrências do início do ano até o momento
Ver mais de Jaraguá do Sul