Schützenfest

Mais de 25 mil pessoas já passaram pela 28ª Schützenfest

14 Nov 2016 - 18h16

Já no primeiro desfile oficial da festa, participaram cerca de 5 mil pessoas, entre representantes de sociedades de tiro e população. O maior público foi registrado na noite de sábado com quase 10 mil pessoas. O fim de semana de tempo bom aliado a proximidade com o feriado desta terça-feira (15) atraíram visitantes de Jaraguá do Sul e região, além de pessoas vindas de Blumenau, Joinville, Pomerode e outras cidades da região Norte do Estado e até dos estados do Rio Grande do Sul e Paraná. A expectativa de público até o dia 20, quando a festa encerra, é de chegar a mais de 70 mil visitantes.


A atração desta segunda-feira da Schützen é o medalhista olímpico do tiro Felipe Wu. O atleta estará às 19 horas junto aos estandes de tiro da festa, onde realizará demonstrações do esporte e conversará com o público e a imprensa. Wu é considerado um dos maiores atiradores do mundo e sua especialidade é a pistola de ar de 10 metros.

Os portões do Parque de Eventos abrem às 18 horas de hoje, sendo que a entrada livre é até às 19 horas, após custa R$ 15. A festa segue até às 4 horas da madrugada com apresentações de bandas, grupos folclóricos, desfile interno, competição de tiro, gastronomia, comercialização de bebidas, souvenirs e artesanatos. No feriado de amanhã, a Schützenfest começa às 11 horas quando já começa a ser servido almoço típico alemão, com atrações ao longo do dia e encarramento previsto para a meia-noite. A entrada desta terça-feira é livre. A atração para as crianças é a Caravana Move Brasil do Sesc, que oferece brinquedos educativos durante todos os dias da festa.

A 28ª Schützenfest começou no dia 10 e segue até 20 de novembro. Desde o ano passado a festa tem sido realizada em novembro, saindo assim do circuito das festas germânicas de outubro. Segundo o presidente da Fundação Cultural de Jaraguá do Sul Sidnei Lopes, a mudança do mês da festa, além da comemoração ter assumido um caráter ainda mais germânico, fizeram com que mais pessoas frequentassem a Schützenfest.

"A decoração, a organização, as atrações como os estandes de tiro, apresentações culturais e de bandas, a variedade gastronômica e de chopes foram pensados para tornar a festa genuinamente germânica. A programação variada e típica, faz com que cada vez mais pessoas venham para a Schützenfest, inclusive visitantes de outras cidades. Temos recebido muitos elogios por conta da originalidade da festa ", destaca Sidnei.

Outro diferencial da Festa dos Atiradores deste ano, é que foi produzido um chope especial para a comemoração, o Schützenbier. As cerejarias artesanais Maestro, Königs e Karsten foram responsáveis pela elaboração de 2 mil litros do chope que está sendo comercializado na festa desde a abertura. Além do Schützenbier, os visitantes podem saborear na festa mais de 15 tipos de chopes diferentes de chope que são fornecidos pelas cervejarias artesanais e os comerciais pela Germânia e Heineken.


E para quem gosta de praticar o tiro ao alvo seja chumbinho ou seta, pode aproveitar os estandes que contam com orientação de voluntários das 15 sociedades de tiro de Jaraguá e região e que integram a Schützenfest. O presindente da Comissão Central Organizadora (CCO) da Schützenfest Marcelo Prochnow, reforça que a área para os estandes foi ampliada para esta edição da festa e assim podem receber mais interessados em praticar o tiro ao alvo. "As competições de tiro, são um dos grandes diferenciais da Schützenfest das outras festas germânicas do Estado. Por isso, sempre oferecemos estandes especiais e monitores com prática para atender ao público que vem à festa", acrescenta.

Acesso diferenciado

Por questão de segurança e em conformidade com a legislação protetiva de crianças e adolescentes, a CCO destaca que menores até 16 anos só poderão entrar no Parque Municipal de Eventos para a Schützenfest acompanhados de pais ou responsáveis e mediante apresentação de documentos de ambos (menor e pais ou responsáveis).

Os ingressos de meia-entrada são para os casos previstos em lei como crianças, idosos e estudantes mediante apresentação de documentação. Pessoas com trajes típicos e com uniforme de sociedades de tiro são isentas de pagamento.

Matérias Relacionadas

Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul