Jaraguá do Sul
Mais 5 mil mudas de árvores são plantadas em vias públicas esta semana
A meta da atual gestão é plantar 120 mil novas árvores em toda a cidade até o fim de 2020
Uma das principais ligações entre o bairro Barra do Rio Cerro e o Centro, a Rua Feliciano Bortolini começou a ganhar nesta semana um novo visual com o plantio de mudas árvores nos calçamentos às margens da via. Segundo o secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Onésimo Sell, o trabalho está sendo executado pela empreiteira Rossi, de Campina do Sul (PR), vencedora do processo de licitação para esta atividade. “Estamos dando continuidade ao Programa Cidade Limpa e iniciamos esta semana o plantio de mais 5 mil árvores da espécie extremosa”.
Onésimo explica a escolha por este tipo de árvore. “A extremosa não agride a drenagem nem o calçamento porque suas raízes, ao contrário de outras espécies, cresce para baixo. Outra vantagem é que não ficam tão altas a ponto de interferir com a fiação elétrica.”
O trabalho de plantio é cuidadoso. Antes do plantio, os funcionários da empresa recortam a calçada e depois, com ajuda de um suporte de madeira, fixam as mudas nestes espaços. “Este trabalho tem três objetivos: o embelezamento da cidade e, é claro, contribuir para redução da temperatura. Afinal, quanto mais árvores você planta, mais você consegue reduzir o calor, principalmente nas áreas já pavimentadas”, observou o secretário de Obras. O terceiro objetivo, continua Onésimo, é que o plantio dessas 5 mil árvores vai nos proporcionar também a possibilidade de substituir outras que já estão comprometidas.
A meta da atual gestão é plantar 120 mil novas árvores em toda a cidade até o fim de 2020. “Mas tenho certeza que vamos ultrapassar essa meta”, projeta Onésimo Sell.
Segundo ele, até o momento já foram plantadas, desde 2017, cerca de 90 mil árvores. “Uma ação que mobilizou não somente a Secretaria de Obras como também a Fujama e o próprio Samae. Tudo para deixar a cidade um pouco mais humanizada”, afirmou.
SERVIÇO
Sequência de ruas onde ocorrerá o plantio de mudas de árvores
1 - Feliciano Bortolini – Barra do Rio Cerro;
2 - Ruas do Centro;
3 Rua 25 de Julho (Vila Nova) e laterais;
4 - José Teodoro Ribeiro (bairro Figueira) e laterais;
5 - Jorge Czernievicz (bairro Czerniewicz) e laterais;
6 - Roberto Ziemann (Czerniewicz/Amizade) e laterais
7 - Waldemar Rau (Rau) e laterais
8 - Ervino Menegotti (Água Verde) e laterais
9 - Bruno Doge (João Pessoa)
10 - Loteamento Constantino Pradi 2
Nereu Ramos – Menos Centro Historico por causa do paisagismo
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!
Matérias Relacionadas
Saúde
Deputado destina R$ 2,3 milhões para construção do primeiro pronto atendimento de Jaraguá do Sul
Unidade poderá atender até seis mil pessoas por mês, com 100 profissionais

Geral
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens

Geral
Kits de Saco Verde serão entregues na próxima semana em Jaraguá do Sul
A partir de março a distribuição ocorrerá a cada dois meses, com kits de oito unidades

Educação
Volta às aulas ocorre nesta segunda-feira em Jaraguá do Sul
Educação orienta quanto a possíveis dúvidas sobre materiais escolares, uniformes da rede e merenda escolar
