Jaraguá do Sul
Maior reservatório de água de Jaraguá do Sul ficará pronto nesta semana
Construído em aço vitrificado, o reservatório está previsto para ser concluído no final desta semana, ao custo de R$ 2,74 milhões
O maior reservatório de água de Jaraguá do Sul foi apresentado na manhã desta segunda-feira (2). Localizado na parte alta do bairro Vila Baependi, na rua Heinz Barg, o R3 terá capacidade para armazenar até quatro milhões de litros de água. Construído em aço vitrificado, o reservatório está previsto para ser concluído no final desta semana, ao custo de R$ 2,74 milhões.
A partir da conclusão da obra, iniciam os testes para verificar possíveis vazamentos e reparos necessários. Uma vez em operação, o R3 irá abastecer residências e empresas dos bairros Centro, Czerniewicz, Vila Baependi, Centenário, Vila Lalau e parte do Amizade. Futuramente, com a desativação da unidade de reservação no bairro Ilha da Figueira, o R3 passará a atender também os bairros Águas Claras, Boa Vista e Ilha da Figueira.
Somado ao reservatório antigo, a nova estação terá capacidade para armazenar cinco milhões de litros de água. O volume é suficiente para garantir o abastecimento das regiões interligadas por 10 horas.
Uma vez instalados todos os 11 reservatórios previstos, a capacidade de reservação de Jaraguá do Sul subirá dos atuais 10,8 milhões de litros de água, para 27 milhões de litros. De acordo com o assessor de apoio técnico do SAMAE, Luan Ariel Freisleben, as obras iniciaram em 25 de novembro de 2019. “É uma obra de montagem muito rápida se comparada a uma estrutura de concreto. A manutenção também é menor”, disse.
Já presidente da autarquia, Ademir Izidoro, enfatiza que essa é mais uma obra prevista no Plano de Ampliação do Saneamento (PAS). Ressaltando que serão 11 reservatórios no município ainda em 2020. “Isso vai aumentar em 40% a nossa capacidade de reservação de água”, garante.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!