Jaraguá do Sul

Maio tem melhora no índice de cadastro de novas empresas

Recuperação do índice mensal de aberturas de cadastros econômicos deve levar até dezembro para chegar ao patamar de 2019

10 Jun 2020 - 13h52Por Da Redação
Maio tem melhora no índice de cadastro de novas empresas -

 Apesar da queda de 20% nos novos cadastros de abertura de empresas entre os meses de março e abril, quando a pandemia iniciou no Brasil e as regras do isolamento social foram mais rígidas, a Diretoria de Desenvolvimento Econômico e Inovação espera que até o fim do ano estes indicadores se equiparem gradualmente com os de 2019 (2.540 novas empresas e 1.132 baixas).  O índice que colabora para isso é a recuperação de cerca de 5% em maio deste ano. “Para junho, a diferença deve diminuir e, assim sucessivamente, até o fim do ano, com a manutenção do enfraquecimento dos efeitos da pandemia de coronavírus”, calcula o diretor, Ricardo Amadio.
 
A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico para 2020, que anteriormente previa um incremento de 10% do número de novos cadastros de empresas efetivamente regularizadas no município, não deve ocorrer, mas o controle da retração representa um bom começo. Para os primeiros nove dias de junho, as estatísticas econômicas apontam para 81 aberturas contra 168 para o mês todo de abril e 202 para todo o mês de maio. Isso leva a uma projeção um pouco mais otimista para o futuro, caso as condições iniciais se mantiverem.
 
O quadro abaixo mostra elevação de 57,19% do número de novos cadastros quando comparados os anos de 2017 para 2018; de 53,37% de 2018 para 2019, o que representou bons indicadores econômicos para a época.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá

A primeira alteração é no valor das passagens que sofrerá uma redução no valor da compra antecipada, baixando de R$ 4,60 para R$ 3,94
Prefeitura confirma entrada em vigor do novo sistema de transporte em Jaraguá
Educação

Ilha da Figueira vai ganhar novo centro de educação infantil

O centro contará com 20 salas de aula a serem distribuídas entre turmas de berçário, maternal e pré. O terreno fica próximo do Posto Pérola.
Ilha da Figueira vai ganhar novo centro de educação infantil
Política

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila

Jaraguá é destaque nacional no Índice de Gestão Municipal Aquila
Geral

Visitação à Chiesetta Alpina será cobrada

Anúncio foi feito nesta terça-feira (3) em coletiva de imprensa
Visitação à Chiesetta Alpina será cobrada
Ver mais de Jaraguá do Sul