Caraguá
Escritório de Cinema

Lançamento do filme “Vovô Emílio e o Caminho do Peabiru”

08 Jul 2016 - 12h36
Lançamento do filme “Vovô Emílio e o Caminho do Peabiru” -


Produzido pelo Escritório de Cinema, o material é dedicado aos 3º e 4º anos do ensino fundamental. É um curta metragem de ficção, que conta a aventura das crianças Alice e Otto, alunos do Ensino Fundamental, para desvendar um enigma na cidade de Jaraguá do Sul. O filme foi produzido com o objetivo de ajudar escolas e professores a abordar a história da cidade a tornar o tema mais acessível para alunos com idades entre 7 a 11 anos.

De forma lúdica, as crianças protagonistas conversam com personalidades marcantes, como Emílio da Silva e o Coronel Jourdan, percorrendo a cidade e conhecendo fatos históricos. O espectador passeia por locais, como a Biblioteca Municipal e o Museu Emílio Silva, e se envolve com a charada a ser desvendada. Para solucionar o enigma, as crianças usam ferramentas de pesquisa, como os livros da biblioteca, utensílios do museu e a própria internet; mostrando que pesquisar é uma aventura. Com uma linguagem apropriada, o curta metragem parte do ponto de vista das crianças e do universo infantil para estimular o aprendizado da história da cidade e a visitação dos locais históricos.

Na quinta-feira, após a sessão do curta, será exibido o documentário “Vale Tombado”seguido de debate.

O projeto recebeu recursos do Fundo Municipal de Cultura de Jaraguá do Sul e foi viabilizado pelo Escritório de Cinema, com produção executiva de Gilmar Moretti. A direção e o roteiro são de Marlon de Toledo, ilustrações e proposta de Eloá Gruetzmacher. A direção de fotografia é de Tais Urquizar, com captação e edição de som de Priscila Adratt, e produção de Laura Pedri Pereira.

Os alunos da Oficina de Vídeo Digital da SCAR participaram da produção do filme, como forma de exercitarem os conteúdos do curso realizado em 2015. No elenco, as crianças Alice Alegria e Otto Gruetzmacher; e os atores Mery Petty, Manoel Vitorino Bispo e Rubens Franco, e participação especial de Ademir Pffifer.

 

Matérias Relacionadas

Segurança

14º BPM realiza a Operação Presença em Jaraguá do Sul e região

A operação teve como objetivo principal gerar maior sensação de segurança.
14º BPM realiza a Operação Presença em Jaraguá do Sul e região
Geral

Jaraguá em Dança invade o fim de semana

Serão sete sessões com 81 apresentações até domingo
Jaraguá em Dança invade o fim de semana
Geral

Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas

O prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, assinou nesta semana duas ordens de serviços que autorizam o início de pavimentações das duas vias do interior
Estradas Quirino Lunelli e Alvino Germano Lenz serão pavimentadas
Geral

Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul

Desobstrução desses locais é uma medida preventiva, que visa facilitar o escoamento dos rios
Defesa Civil faz limpeza em pilares de pontes em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul