Estímulo à Cultura

Lançamento de livro póstumo de Marisa Kaufmann (1948-2013) reconta causos de Jaraguá do Sul

Professora, artista plástica e gestora cultural da Unerj (hoje Católica SC) foi uma grande incentivadora da cultura na cidade

18 Dez 2018 - 07h51
O livro foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e terá distribuição gratuita aos presentes. - Crédito: DivulgaçãoO livro foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e terá distribuição gratuita aos presentes. - Crédito: Divulgação

Na próxima quarta-feira, dia 19 de dezembro, a partir das 20h, o Bloco Cultural do Sesc Jaraguá do Sul celebrará a vida e a obra da professora e artista Marisa Tensini Kaufmann, falecida em 2013, com o lançamento do livro póstumo Histórias que me contaram (Design Produções, 252 páginas). O livro foi contemplado pelo Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e terá distribuição gratuita aos presentes.

A obra trabalha com base em textos de memórias orais que datam entre o final do século XIX e percorre boa parte do século XX, perpetuando causos peculiares de antigos moradores da cidade de Jaraguá do Sul, instigando nossa imaginação a remontar os cenários, personagens e episódios descritos. Reunindo textos baseados em registros orais coletados por Marisa durante a execução do projeto “Jaraguá do Sul e suas memórias”, são trinta e sete narrativas selecionadas dentre noventa e seis testemunhos transcritos que, mesmo tendo alguns nomes, locais e datas alterados pela autora, para preservar a identidade dos envolvidos, esta seleção vem enriquecer a história do povo jaraguaense, resgatando fatos que ocorreram numa outra Jaraguá, distante, pitoresca, interiorana. Passando por uma série de bairros e lugares emblemáticos, muitos deles hoje extintos, como o Bar Catarinense, Marisa mapeia costumes e cenas, até então, nunca imaginados pela maioria das pessoas que aqui vivem. 

Após uma série de tentativas de publicação, a Design Produções, através de seus editores e amplo e irrestrito apoio da família, conseguiu contemplar o projeto deste livro no Edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura e traz esta obra ao público,  para prestar uma devida homenagem para a autora que merece o reconhecimento da classe cultural e artística dessa cidade, a cidade que Marisa chamou de sua, onde formou-se pessoal e profissionalmente.

Marisa Tensini Kaufmann graduou-se em Estudos Sociais, especializou-se em Educação Escolar e em Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural. Foi professora do Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ (hoje Católica SC) e coordenou o setor de Cultura da instituição durante mais de uma década. Nasceu em Brusque, mas era jaraguaense de coração (foram mais de quatro décadas na cidade). Casou com Ivo Kaufmann, teve três filhas e dois netos.

Estudou pintura em tela, em tecido, em madeira, cerâmica e escultura. Foi aluna de escultura de baixo relevo em couro de Félix Liduns durante cinco anos e cursou História da Arte com Otto Francisco de Souza. Como artista plástica, apresentou trabalhos na exposição de Pintura e Artes Plásticas (1974), no 3º Salão de Artes Plásticas de Jaraguá do Sul (1986), nos três Leilões de Arte de Jaraguá do Sul (1986 e 1987), na Coletiva de Primavera (1988) e na exposição Jaraguá do Sul nos 500 Anos do Brasil (2000), quando foi  premiada com a obra “Jaraguá Outrora , Ontem e Amanhã”. Participou da 3º Coletiva de Artistas de Jaraguá do Sul (2000) e da coletiva Semente (2003 e 2004), da exposição “Jaraguá das águas” (2004) e da Coletiva Anual da AJAP (2005). Realizou exposições individuais no Centro Universitário de Jaraguá do Sul – UNERJ (2001), Museu Wolfgang Weege (2009) e Museu Histórico Emílio da Silva (2010).


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Consórcio deve administrar castração de animais, informa vereador

Com o consórcio, todos os municípios da região do Vale do Itapocu vão poder participar.
Saúde

Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde

A Amvali elaborou um ofício que será encaminhado ao secretário de Estado da Saúde, André Mota Ribeiro, solicitando a recomposição da 17ª Regional de Saúde
Prefeitos pedem a reabertura da Regional da Saúde
Geral

Instituto Padre Aloísio recebe reconhecimento de utilidade pública

O Instituto fica na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Nereu Ramos, e está inserido na rota do turismo religioso catarinense, que, afirma Gadotti, está em crescimento
Instituto Padre Aloísio recebe reconhecimento de utilidade pública
Política

Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital em Jaraguá

O Sistema vai permitir que todo o processo de tramitação dos projetos de lei e de outras matérias na Câmara seja realizado de forma 100% digital.
Reunião marca início de implantação do Sistema Legislativo Digital em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul