transito
Magia do Natal

Jaraguá recebe Maria Fumaça iluminada nesta sexta-feira (21)

Modelo restaurado é único em operação na América do Sul. A chegada está prevista para às 21h30 na antiga estação ferroviária.

18 Dez 2018 - 14h19

A magia do Natal deve tomar conta da cidade na noite desta sexta-feira (21), às 21h30, quando está prevista a chegada da Maria Fumaça iluminada na antiga estação ferroviária, no Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas. Será um espetáculo para todas as idades.  

Viabilizado pela empresa Rumo Logística, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o roteiro do projeto “Nos Trilhos do Natal 2018” nesta semana percorre municípios do Norte Catarinense. Antes da parada em Jaraguá do Sul, a locomotiva a vapor com luzes natalinas passa por Joinville e Guaramirim. A locomotiva permanecerá estacionada na estação durante toda a noite de sexta-feira (21). No sábado, o trem parte para São Bento do Sul. 

De acordo com o diretor de Turismo do município, Marcelo Schiochet Nasato, a passagem da locomotiva iluminada por Jaraguá do Sul faz parte das tratativas para a reativação dos nostálgicos passeios pelos trilhos da estrada de ferro, iniciadas em junho de 2017. Em agosto do ano passado, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, se reuniu com a administração da Rumo Logística, em Curitiba. 

Segundo Nasato, esse tipo de roteiro deixou de ser realizado na cidade há duas décadas. “A reativação dos passeios de maria fumaça só aconteceu em 2018 por motivos técnicos. Mas já é uma conquista o trem vir para cá”, comemora o diretor de Turismo. “Este é o primeiro passo para a retomada dos passeios turísticos de trem no município, que deve ocorrer a partir de março de 2019”, antecipa o diretor.

Sobre a retomada dos passeios turísticos, em março do próximo ano, Marcelo Nasato explica que o processo para as definições finais está em elaboração. Segundo o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, ainda falta regulamentar a operação da Maria Fumaça junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ainda de acordo com Marlon, por enquanto está definido que a locomotiva a vapor seguirá pelos caminhos de ferro nos municípios de Jaraguá do Sul e Corupá, que totalizam cerca de 18 quilômetros. 

Modelo restaurado é único em operação na América do Sul

O restaurador Everaldo Pilz conta que a Maria Fumaça de exibição é um modelo Mallet 204, construído na Filadélfia, nos Estados Unidos, datado de 1950. Afirma que o país chegou a ter 5 mil unidades a vapor, antes da expansão do sistema rodoviário. Ele também confirma que a desativação desse tipo de passeio na região ocorreu há cerca de 20 anos. 

“Hoje só existem três máquinas a vapor do modelo Mallet 204 no Brasil, e estão em Santa Catarina. Essa que vai passar por Jaraguá do Sul é a única em funcionamento. As outras duas estão na praça e no museu em Tubarão”, revela Everaldo. “Esse trem (Mallet 204) é também o único em funcionamento na América do Sul”, assegura Everaldo Pilz.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Jaraguá do Sul