Magia do Natal

Jaraguá recebe Maria Fumaça iluminada nesta sexta-feira (21)

Modelo restaurado é único em operação na América do Sul. A chegada está prevista para às 21h30 na antiga estação ferroviária.

18 Dez 2018 - 14h19
Jaraguá recebe Maria Fumaça iluminada nesta sexta-feira (21) - Crédito: Divulgação Crédito: Divulgação

A magia do Natal deve tomar conta da cidade na noite desta sexta-feira (21), às 21h30, quando está prevista a chegada da Maria Fumaça iluminada na antiga estação ferroviária, no Centro Histórico da Avenida Getúlio Vargas. Será um espetáculo para todas as idades.  

Viabilizado pela empresa Rumo Logística, em parceria com a Associação Brasileira de Preservação Ferroviária (ABPF), o roteiro do projeto “Nos Trilhos do Natal 2018” nesta semana percorre municípios do Norte Catarinense. Antes da parada em Jaraguá do Sul, a locomotiva a vapor com luzes natalinas passa por Joinville e Guaramirim. A locomotiva permanecerá estacionada na estação durante toda a noite de sexta-feira (21). No sábado, o trem parte para São Bento do Sul. 

De acordo com o diretor de Turismo do município, Marcelo Schiochet Nasato, a passagem da locomotiva iluminada por Jaraguá do Sul faz parte das tratativas para a reativação dos nostálgicos passeios pelos trilhos da estrada de ferro, iniciadas em junho de 2017. Em agosto do ano passado, uma comitiva da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio, Serviços e Turismo, se reuniu com a administração da Rumo Logística, em Curitiba. 

Segundo Nasato, esse tipo de roteiro deixou de ser realizado na cidade há duas décadas. “A reativação dos passeios de maria fumaça só aconteceu em 2018 por motivos técnicos. Mas já é uma conquista o trem vir para cá”, comemora o diretor de Turismo. “Este é o primeiro passo para a retomada dos passeios turísticos de trem no município, que deve ocorrer a partir de março de 2019”, antecipa o diretor.

Sobre a retomada dos passeios turísticos, em março do próximo ano, Marcelo Nasato explica que o processo para as definições finais está em elaboração. Segundo o vice-presidente da ABPF, Marlon Ilg, ainda falta regulamentar a operação da Maria Fumaça junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). Ainda de acordo com Marlon, por enquanto está definido que a locomotiva a vapor seguirá pelos caminhos de ferro nos municípios de Jaraguá do Sul e Corupá, que totalizam cerca de 18 quilômetros. 

Modelo restaurado é único em operação na América do Sul

O restaurador Everaldo Pilz conta que a Maria Fumaça de exibição é um modelo Mallet 204, construído na Filadélfia, nos Estados Unidos, datado de 1950. Afirma que o país chegou a ter 5 mil unidades a vapor, antes da expansão do sistema rodoviário. Ele também confirma que a desativação desse tipo de passeio na região ocorreu há cerca de 20 anos. 

“Hoje só existem três máquinas a vapor do modelo Mallet 204 no Brasil, e estão em Santa Catarina. Essa que vai passar por Jaraguá do Sul é a única em funcionamento. As outras duas estão na praça e no museu em Tubarão”, revela Everaldo. “Esse trem (Mallet 204) é também o único em funcionamento na América do Sul”, assegura Everaldo Pilz.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde de Jaraguá orienta gestantes, puérperas e lactantes para vacinação contra a covid

Quem não tem agendamento com o médico, não precisa correr para as Unidades Básicas de Saúde, avisa a Secretaria Municipal de Saúde.
Saúde de Jaraguá orienta gestantes, puérperas e lactantes para vacinação contra a covid
Saúde

Homem de 58 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá

Com mais este registro chega a 351 o número de óbitos pela doença na cidade
Homem de 58 anos morre vítima de covid-19 em Jaraguá
Geral

Samae fará ligação de água no loteamento Jaime Osmar Mann

Instalação será feita em no máximo 40 dias, segundo a Autarquia
Samae fará ligação de água no loteamento Jaime Osmar Mann
Geral

Parque de Eventos vai receber o nome de Ademar Frederico Duwe

Duwe, que faleceu na madrugada do dia 11 de março, aos 82 anos de idade, foi empresário e político de destaque em Santa Catarina, chegando a ser deputado estadual constituinte e vice-prefeito de Jaraguá do Sul
Parque de Eventos vai receber o nome de Ademar Frederico Duwe
Ver mais de Jaraguá do Sul