Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul tem um dos melhores desempenhos na proteção contra a covid-19

Presidente do Comitê e secretário de Saúde analisam panorama do coronavírus e afirmam que com ampliação da testagem é natural o aumento do número de casos

19 Mai 2020 - 15h47Por Da Redação
Jaraguá do Sul tem um dos melhores desempenhos na proteção contra a covid-19 - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Com 70 casos confirmados de coronavírus até esta terça-feira, 19 de maio, Jaraguá do Sul tem um dos melhores índices de prevenção e enfrentamento à doença entre as cidades de Santa Catarina com mais de cem mil habitantes. A média estadual é de 72,22 casos confirmados para cada 100 mil habitantes enquanto aqui é de 38,33 casos a cada 100 mil pessoas.

A situação, embora mereça atenção e respeito às regras de prevenção, é considerada sob controle. A presidente do Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus Emanuela Wolff, e o secretário de Saúde Alceu Moretti, lembram que, além do número de casos, outros dados também são relevantes na análise completa da situação, como a ocupação de leitos nos hospitais, a ocupação das UTI’s, a procura por atendimento nas unidades de saúde e a gravidade dos casos confirmados, ou seja, como o vírus tem atingido a comunidade.

"O equilíbrio inteligente tem sido desde o princípio desta pandemia uma grande bandeira de Jaraguá do Sul e do prefeito Antídio Lunelli. A saúde das pessoas é nossa prioridade, mas buscamos atender essa demanda sem esquecer que a fome e o desemprego também matam".


“Por enquanto a situação está absolutamente dentro do controle e estamos trabalhando para que continue assim. Desde o princípio temos alternado entre nenhum paciente internado na UTI a um ou dois no máximo”, diz Moretti.

O aumento dos casos registrados nos últimos dias já era esperado pelos integrantes do comitê e em grande parte é explicado pelo maior número de testes aplicados no Município. “A nossa previsão é que nas próximas semanas tenhamos novo crescimento da curva do índice de contágio. Além dos testes que recebemos do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Jaraguá do Sul adquiriu mais três mil kits e a Associação Empresarial do Município outros dois mil. Então, com mais testes, sim, é esperado que tenhamos mais casos”, diz Emanuela Wolff. Segundo ela, com mais assertividade na informação, a Prefeitura consegue fazer um controle ainda mais eficiente da doença.

A grande maioria dos pacientes que testaram positivo para a covid-19 em Jaraguá do Sul não precisaram de internação, sendo que cerca de 30%, inclusive, foram assintomáticos, ou seja, sem sintomas.

Dos 70 casos confirmados, 25 já são considerados totalmente recuperados, 42 estão em isolamento domiciliar, ou seja, passam bem, há um internado na UTI e dois óbitos de pacientes com comorbidade foram registrados.

Sobre o isolamento, o secretário de saúde Alceu Moretti explica que assim que uma pessoa é considerada suspeita, integrantes da equipe de Vigilância Epidemiológica entram em contato passando todas as orientações necessárias, entre elas, a determinação que permaneça em casa e, quando, por acaso, o exame testa positivo, este contato é refeito diariamente. “Há todo um cuidado tanto dos pacientes quanto da nossa equipe”, diz Alceu.

Sem previsão de fechamento

Com o cenário atual, o Comitê e a Prefeitura de Jaraguá do Sul descartam qualquer medida de endurecimento do isolamento, mas reforçam o apelo à comunidade sobre a necessidade de que todos sigam as regras de prevenção. “Assim conseguiremos aliar cuidado com a saúde com proteção econômica, evitando uma crise de ainda maior proporção. Aliás, o equilíbrio inteligente tem sido desde o princípio desta pandemia uma grande bandeira de Jaraguá do Sul e do prefeito Antídio Lunelli. A saúde das pessoas é nossa prioridade, mas buscamos atender essa demanda sem esquecer que a fome e o desemprego também matam”, alerta Emanuela que acrescenta: a situação exige cuidado redobrado de todos. Reforçamos que o uso de máscara é obrigatório e que toda aglomeração permanece proibida”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá

É necessário atualizar o aplicativo Jaraguá na Mão para ter essa funcionalidade
Senhas da vacinação covid podem ser acompanhadas por aplicativo em Jaraguá
Jaraguá do Sul

Incêndio de grandes proporções destrói malharia em Jaraguá

Incêndio de grandes proporções destrói malharia em Jaraguá
Saúde

Central de Vacinas Covid de Jaraguá triplica a estrutura de atendimentos

Com esta ampliação, a Central de Vacinas Covid passa a contar com 12 boxes de vacinação e 12 guichês de triagem
Central de Vacinas Covid de Jaraguá triplica a estrutura de atendimentos
Saúde

Mais de 100 mil doses aplicadas contra a covid-19 em Jaraguá do Sul

Segundo o Ministério da Saúde, a população a ser vacinada no município é de 137.655 pessoas.
Mais de 100 mil doses aplicadas contra a covid-19 em Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul