transito
Jaraguá do Sul

Jaraguá do Sul tem um dos melhores desempenhos na proteção contra a covid-19

Presidente do Comitê e secretário de Saúde analisam panorama do coronavírus e afirmam que com ampliação da testagem é natural o aumento do número de casos

19 Mai 2020 - 15h47Por Da Redação

Com 70 casos confirmados de coronavírus até esta terça-feira, 19 de maio, Jaraguá do Sul tem um dos melhores índices de prevenção e enfrentamento à doença entre as cidades de Santa Catarina com mais de cem mil habitantes. A média estadual é de 72,22 casos confirmados para cada 100 mil habitantes enquanto aqui é de 38,33 casos a cada 100 mil pessoas.

A situação, embora mereça atenção e respeito às regras de prevenção, é considerada sob controle. A presidente do Comitê Extraordinário de Combate ao Coronavírus Emanuela Wolff, e o secretário de Saúde Alceu Moretti, lembram que, além do número de casos, outros dados também são relevantes na análise completa da situação, como a ocupação de leitos nos hospitais, a ocupação das UTI’s, a procura por atendimento nas unidades de saúde e a gravidade dos casos confirmados, ou seja, como o vírus tem atingido a comunidade.

"O equilíbrio inteligente tem sido desde o princípio desta pandemia uma grande bandeira de Jaraguá do Sul e do prefeito Antídio Lunelli. A saúde das pessoas é nossa prioridade, mas buscamos atender essa demanda sem esquecer que a fome e o desemprego também matam".


“Por enquanto a situação está absolutamente dentro do controle e estamos trabalhando para que continue assim. Desde o princípio temos alternado entre nenhum paciente internado na UTI a um ou dois no máximo”, diz Moretti.

O aumento dos casos registrados nos últimos dias já era esperado pelos integrantes do comitê e em grande parte é explicado pelo maior número de testes aplicados no Município. “A nossa previsão é que nas próximas semanas tenhamos novo crescimento da curva do índice de contágio. Além dos testes que recebemos do Ministério da Saúde, a Prefeitura de Jaraguá do Sul adquiriu mais três mil kits e a Associação Empresarial do Município outros dois mil. Então, com mais testes, sim, é esperado que tenhamos mais casos”, diz Emanuela Wolff. Segundo ela, com mais assertividade na informação, a Prefeitura consegue fazer um controle ainda mais eficiente da doença.

A grande maioria dos pacientes que testaram positivo para a covid-19 em Jaraguá do Sul não precisaram de internação, sendo que cerca de 30%, inclusive, foram assintomáticos, ou seja, sem sintomas.

Dos 70 casos confirmados, 25 já são considerados totalmente recuperados, 42 estão em isolamento domiciliar, ou seja, passam bem, há um internado na UTI e dois óbitos de pacientes com comorbidade foram registrados.

Sobre o isolamento, o secretário de saúde Alceu Moretti explica que assim que uma pessoa é considerada suspeita, integrantes da equipe de Vigilância Epidemiológica entram em contato passando todas as orientações necessárias, entre elas, a determinação que permaneça em casa e, quando, por acaso, o exame testa positivo, este contato é refeito diariamente. “Há todo um cuidado tanto dos pacientes quanto da nossa equipe”, diz Alceu.

Sem previsão de fechamento

Com o cenário atual, o Comitê e a Prefeitura de Jaraguá do Sul descartam qualquer medida de endurecimento do isolamento, mas reforçam o apelo à comunidade sobre a necessidade de que todos sigam as regras de prevenção. “Assim conseguiremos aliar cuidado com a saúde com proteção econômica, evitando uma crise de ainda maior proporção. Aliás, o equilíbrio inteligente tem sido desde o princípio desta pandemia uma grande bandeira de Jaraguá do Sul e do prefeito Antídio Lunelli. A saúde das pessoas é nossa prioridade, mas buscamos atender essa demanda sem esquecer que a fome e o desemprego também matam”, alerta Emanuela que acrescenta: a situação exige cuidado redobrado de todos. Reforçamos que o uso de máscara é obrigatório e que toda aglomeração permanece proibida”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Com repertório sacro, Orquestra Filarmônica SCAR se apresenta nesta quinta em Guaramirim

O concerto contará com músicas como Ave Maria e Jesus Alegria dos Homens. A apresentação será às 20h30 e os ingressos são gratuitos
Com repertório sacro, Orquestra Filarmônica SCAR se apresenta nesta quinta em Guaramirim
Geral

INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade

Benefício é acessado pelo site e de forma gratuita
INSS alerta que não usa intermediário para liberar salário-maternidade
Esportes

Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil

Com a vitória no jogo de ida, o Jaraguá tem a vantagem do empate no confronto decisivo de logo mais
Jaraguá Futsal enfrenta o Corinthians em jogo valendo vaga na Copa do Brasil
Geral

Filme "A Mãe do Ano" é gravado nos espaços da SCAR

Desde o dia 30 de março, acontecem as gravações do filme nos teatros, corredores e salas de aula da SCAR, tanto na sede, quanto na unidade da SCAR na Praça. O filme conta também com a participação de alunos e profissionais do Centro Cultural
Filme "A Mãe do Ano" é gravado nos espaços da SCAR
Ver mais de Jaraguá do Sul