Jaraguá do Sul

Homenagem lembra os 74 anos do Dia da Vitória

Evento está programado para ocorrer neste sábado (4), às 10 horas, na Praça do Expedicionário

03 Mai 2019 - 06h00Por PMJS

Associação Nacional dos Veteranos da Força Expedicionária Brasileira (ANVFEB), Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Museu da Paz promovem, neste sábado (4), às 10 horas, solenidade para lembrar dos 74 anos da vitória dos aliados na II Guerra. O evento está programado para ocorrer às 10 horas, na Praça do Expedicionário. Na programação constam a presença da Banda do 62° Batalhão de Infantaria de Joinville, acompanhados do corneteiro e do Comando do Batalhão, além do Comando do 14º Batalhão da Polícia Militar de Jaraguá do Sul, o Coral Municipal e associados.

A data de 8 de maio de 1945 ficou marcada na história como o dia em que as Nações Aliadas venceram Hitler e Mussolini em suas tentativas de impor o regime nazifascista ao restante do mundo. O Brasil, inicialmente neutro no conflito, que ocorreu de 1939 a 1945, teve que se posicionar devido a fatores externos que forçaram sua entrada na 2ª Guerra Mundial. Para tanto, criou-se a Força Expedicionária Brasileira – FEB, com 25.334 militares que, entre setembro de 1944 e maio de 1945, lutaram na Itália, ao lado dos aliados (França, Inglaterra, EUA e União Soviética).

Ao se prepararem para a guerra, no ano de 1943, as Unidades Militares existentes próximas de Jaraguá do Sul (Joinville, Itajaí, Blumenau e Curitiba) selecionaram e concentraram os soldados para, em seguida, enviá-los à Vila Militar do Rio de Janeiro. De Jaraguá do Sul e cidades próximas foram aproximadamente 100 os militares que se juntaram ao contingente da 1ª Divisão de Infantaria Expedicionária (DIE), onde receberam um rápido treinamento. Dali, partiram em cinco escalões de embarque com destino à Itália, acomodados em navios norte-americanos, entre 2 de julho de 1944 e 8 de fevereiro de 1945.

Os soldados brasileiros trouxeram marcas físicas e psicológicas da guerra e para 465 jovens foi um caminho fatal. De acordo com a responsável pelas ações educativas do Museu da Paz, Dionara Radunz Bard, “ o Dia da Vitória merece ser relembrado e seu valor resgatado, pois é uma ocasião que convida a refletir a respeito dos fatos sombrios que resultaram no uso extremo da violência para a superação de divergências políticas, econômicas e ideológicas que provocaram morte de quase 60 milhões de pessoas”.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Segurança

Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá

Ele confessou que filmava as partes íntimas de suas colegas para se satisfazer.
Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Ver mais de Jaraguá do Sul