Jaraguá do Sul

Fujama prepara cartilha sobre as espécies nativas da região

Material será ilustrado com fotos de exemplares dos animais silvestres que habitam no Vale do Itapocu

27 Mai 2020 - 14h07Por Da Redação

 Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) está confeccionando uma cartilha ilustrada com fotos e informações sobre as mais de 100 espécies de aves, mamíferos, répteis e anfíbios que habitam na Região do Vale do Itapocu. O material será finalizado entre julho e agosto. 

A ideia surgiu depois que biólogo e responsável pela área de Educação Ambiental da Fujama, Christian Rabock Lempek, participou de uma capacitação  com professores dos 3° e 4º anos das escolas municipais. "Percebemos que os livros que eles utilizam em sala de retrata muito sobre a fauna africana, sobre espécies como leão, hipopótamo e a girafa. São animais importantes, mas nossa juventude está crescendo sem conhecer os animais que ocupam nossas matas aqui no Brasil.", justifica Lempek.

"Tendo ciência disso e de que falta de pertencimento é um grande agravante para os problemas ambientais resolvemos elaborar essa apostila", explica. 

Todas as espécies contidas na cartilha serão acompanhadas de fotos, informações sobre seu tamanho, hábito alimentar, onde observá-la bem como seu status de conservação em nível mundial, nacional e estadual. As fotos foram feitas por moradores de Jaraguá do Sul. "Pessoas que, geralmente, nos fins de semana, pegam a câmera e vão para o meio do mato e registram algumas espécies, teremos neste materail inclusive imagens feitas e cedidas pelo biólogo Gilberto Duwe que trabalha conosco aqui na Fundação", destacou o educador ambiental.

O material também terá uma introdução sobre a Mata Atlântica, com informações sobre a importância da conservação desse ecossistema e de suas espécies.

"No final da cartilha nós também iremos colocar alguns jogos para as crianças interagirem em sala de aula. Vai ser algo bem completo mesmo, bem legal para enriquecer mais o trabalho do professor em sala de aula", garante o biólogo da Fujama.
 
Christian Lempek acrescenta que a cartilha ambiental está em fase de elaboração e deverá ficar pronta em meados de julho deste ano. Depois de pronta, será disponibilizada à comunidade por meio de um link para download . "Ou seja,  munícipes, professores e alunos que têm interesse em conhecer essas espécies vão poder baixar essa cartilha gratuitamente pela internet. Também estamos vendo, se possível, para fazer uma certa quantidade impressa para disponibilizar para as escolas."


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Segurança

Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá

Ela utilizou um preservativo para embrulhar o dinheiro e escondê-lo
Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá
Segurança

Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá

Ele confessou que filmava as partes íntimas de suas colegas para se satisfazer.
Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Jaraguá do Sul