Jaraguá do Sul

Festival de Cinema conta com produções da rede pública de ensino

A terceira edição do Festival d e Cinema será on-line, por causa da pandemia, de 25 a 27 de junho

20 Jun 2020 - 08h00Por Da Redação

Faltando poucos dias para a terceira edição do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, que precisou  ser reinventada por causa da pandemia, o destaque fica por conta da seleção de produções locais. Filmes das escolas Valdete Piazera, Maria Nilda Salai Stahelin e do 14º Batalhão da Polícia Militar serão exibidos.

As produções da Escola Valdete Piazera já são veteranas e tiveram o embrião iniciado em 2018, depois da primeira edição do Festival, quando a equipe organizadora do evento manteve uma oficina permanente de audiovisual durante praticamente todo ano. A escola já desenvolvia um projeto de literatura chamado “Entremundos”, que resultou na publicação dos livros “Vale Nota”, volumes 1, 2, 3 e 4, tornando-se um farto material para o desenvolvimento de roteiros para curtas-metragens*.

Já a inscrição do trabalho selecionado da Escola Maria Nilda surgiu, neste ano, de forma espontânea. “A semente plantada em 2018, com as oficinas gratuitas do Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, envolvendo os jovens de da Escola Valdete Piazera, está florescendo e se espalhando por outras escolas públicas e privadas. Futuramente, pensamos em um troféu para essa categoria de filmes, provisoriamente chamado de “Adolescente em Cena”, comenta o chefe de Programas e Projetos da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, Dinalberto de Lucca Moreira (Dino).

O intuito é incentivar a participação de adolescentes na produção de audiovisuais como curtas-metragens, documentários, videoclipes e outros do gênero. Essa estrutura envolve muitos voluntários, desde o cartunista e produtor Isaac Huna, o fotógrafo Piero Ragazzi, o ator jaraguaense Guilherme Fernandes e outros das áreas de figurino, maquiagem, fotografia, edição e roteiro.

A terceira edição do Festival de Cinema será on-line, por causa da pandemia, de 25 a 27 de junho. A organização conta com um número recorde de inscrições (377), quase 100 a mais que no ano passado, quando houve 280. No primeiro ano do festival, em 2018, foram 230 os inscritos.
Filmes locais selecionados em 2020

*Valdete Piazera -  O primeiro teste dos alunos da Escola Valdete, em 2018, surgiu com a Campanha da Vacinação da Secretaria Municipal da Saúde, totalmente filmado dentro da escola, que resultou no vídeo: “Campanha Vacinação”,  2´12”, 2018. A partir daí, surgiram mais dois roteiros: “A Dúvida”, de Isaac Huna e Piero Ragazzi, comédia, 5´09´´,  2018 e “O Medo”, de Isaac Huna e Piero Ragazzi, suspense, 6´20´´, censura 12 anos. O curta-metragem totalmente feito pelos alunos da escola, baseado nos textos do projeto “Entremundos” foi batizado de “O Massacre”, suspense, 7´35´, censura  10 anos. 

Participações em 2020:
Escola Valdete Piazera
*Sem Rendição – de Isaac Huna e Piero Ragazzi e alunos da escola, experimental, 2020, censura livre, 6´38´´.
*O quarto, de Gabriel Michelluzi, experimental, suspense, 2019, censura livre, 4´20´´;

Escola Maria Nilda Salai Stahelin
*Solução Virtual, de Nelson de Faria de Campos e alunos, ficção, 2019, censura livre, 6´28´´.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão

Parques, pontos turísticos e os tradicionais pesque pague estão entre as opções para quem permanecer no Município nesta Semana Santa
Dicas para quem vai ficar em Jaraguá do Sul neste feriadão
Geral

Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim

O prefeito Marcos Veber informou que não existe solução pronta, mas que está dialogando em busca de alternativas para controlar essa infestação que tem se agravado muito esse ano
Prefeitura de Luiz Alves decreta situação de emergência devido à infestação de maruim
Geral

Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá

A celebração lembra o sofrimento de Jesus Cristo vivido nas 14 estações, os passos realizados por ele durante a caminhada para a crucificação
Tradicional Via Sacra do Rio Molha ocorre nesta Sexta-feira Santa em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa

Além de Unidades de Saúde que estarão abertas para atendimento nesses dois dias, Farmácias Básicas também terão plantão
Prefeitura de Jaraguá manterá plantão nos serviços essenciais nesta quinta e Sexta-feira Santa
Ver mais de Jaraguá do Sul