Femusc

FEMUSC: Quinteto de Schubert e ópera completa nesta quinta-feira

21 Jan 2016 - 16h00

A programação da quinta-feira (21) do Festival de Música de Santa Catarina - FEMUSC reúne obras de autores como Schubert, Villa-Lobos e Bizet nas sete séries noturnas do festival, na Sociedade Cultura Artística de Jaraguá do Sul - SCAR. Além disso, a programação continua se espalhando por Jaraguá do Sul e chegando até Timbó. O festival segue até sábado, 30 de janeiro.


Na série Grandes Concertos (às 20h30, no Grande Teatro), destaque para o “Quarteto de Cordas no. 14”, de Franz Schubert, conhecido como “A Morte e a Donzela”. Originalmente composta para quatro músicos, será interpretada no FEMUSC conforme sugerido pelo autor Gustav Mahler, com a inclusão de um contrabaixo. Trata-se de uma oportunidade de assistir a professores como Leon Spierer, Simon Bernardini e Craig Mumm executando uma das obras de câmara mais ricas de Schubert, composta em 1824, quando o autor já se aproximava de sua morte por sífilis. Há também uma amostra da ópera “Carmen”, de Georges Bizet: a mezzo-soprano Juliana Taino interpreta as árias “Habanera” e “Seguidilla” – a execução completa de “Carmen” será na sexta-feira, 29. O programa desta quinta inclui também “Suite Buenos Aires para Violão e Quarteto de Cordas”, de Maximo Pujol, e “Quinteto de Sopros”, do brasileiro Osvaldo Lacerda.

Pela primeira vez, a série Recitais de Canto Lírico contará com a interpretação de um título completo: “Dido e Enéias”, de Henry Purcell. A obra foi apresentada pela primeira vez em Londres, em 1688, e é um exemplar do movimento renascentista de resgate das histórias épicas da Grécia Antiga e do Império Romano, pré-Mozart. A história é baseada no quarto livro de “Eneida”, de Vigílio, que retrata o amor de Dido, rainha de Cartago, por Enéias de Troia, e sua consequente morte após ser abandonada. A obra será interpretada por alunos de Canto Lírico (12 personagens) e dos programas Avançados de cordas (camerata com 13 componentes) na Sala de Exposições da SCAR, às 18h, com previsão de duração de uma hora.

Na série Momento Springmann, o público acompanhará uma das cinco execuções previstas no festival da “Bachiana Brasileira no.5”, de Heitor Villa-Lobos, com soprano acompanhada por um octeto de violoncelos. Merecem registro também o primeiro movimento do “Quarteto de Cordas No.19 em Dó Maior K.465”, de Mozart, o “Trio para Cordas”, de Schubert, e o “Trio para Oboé, Clarinete e Piano”, de Edouard Destenay. A série será no Pequeno Teatro da SCAR, às 19h. Completam a programação na SCAR as séries Piano Masters (sala 201, às 18h), Violão Plus (Piano Bar, às 19h), Musicalmente Falando (com Alex Klein, antes da série Grandes Concertos) e Recitais de Câmara (Pequeno Teatro, às 20h30).

Concertos sociais e FEMUSC em Timbó

Os concertos pela cidade de Jaraguá do Sul também seguem nessa quinta-feira, a começar pela série FEMUSC nos Hospitais, às 9h, no Hospital São José. Ao meio-dia, o Jaraguá do Sul Park Shopping recebe a série FEMUSC no Shopping. Às 13h, tem Concerto do Femusckinho e Femusc Jovem no Colégio Evangélico Jaraguá. Às 15h, é a vez do Lar das Flores receber os músicos. Também às 15h, os alunos do Femusc voltam ao Hospital São José.


Às 20h, é a vez de Timbó receber o Femusc. Serão apresentadas a ária “Oratório”, da ode “Alexander’s Feast”, de Georg Friedrich Händel, com piano e barítono-baixo, e as peças “Der Hirt auf dem Felsem” e “Wohin?”, de Schubert. As apresentações serão no Museu da Música de Timbó, na Rua Edmundo Bell, s/n, Rodovia SC-477, km 5, bairro Dona Clara.

Fonte: Assessoria Femusc

Matérias Relacionadas

Saúde

Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá

Além das Unidades de Saúde, duas Farmácias Básicas também estão de plantão hoje e amanhã
Postos de Saúde atendem em regime de plantão nesta sexta e sábado em Jaraguá
Segurança

Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá

Ela utilizou um preservativo para embrulhar o dinheiro e escondê-lo
Mulher esconde mais de R$ 3,8 mil em partes íntimas após furtar mala em Jaraguá
Segurança

Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá

Ele confessou que filmava as partes íntimas de suas colegas para se satisfazer.
Homem instala micro câmera no tênis para filmar partes íntimas de colegas de trabalho em Jaraguá
Geral

Confira as previsões do horóscopo para hoje

Saiba o que os astros reservam para você no amor, vida profissional e viagens
Confira as previsões do horóscopo para hoje
Ver mais de Jaraguá do Sul