Eleições 2020
Escritora Denise Ravizzoni

Escritora Denise Ravizzoni lança nova obra em Jaraguá

10 Nov 2016 - 12h57
Escritora Denise Ravizzoni lança nova obra em Jaraguá -

Respiração curta, tensão e suspense. Espelho e reflexo. A história de um personagem-protagonista que a partir de determinado evento-momento é obrigado a encarar os próprios medos, os próprios conflitos. Esse é o enredo do novo romance da escritora Denise Ravizzoni, “O Outro Lado do Vidro”, que será lançado no dia 19 de novembro, das 9h às 13h, na Livraria Grafipel, em Jaraguá do Sul. A obra foi contemplada pelo prêmio concedido pela Fundação Municipal de Apoio à Cultura de Jaraguá do Sul e cerca de 600 exemplares serão distribuídos gratuitamente para o público presente.

“Caminhando pelas primeiras páginas deste livro, percebemos que estamos prestes a dar um mergulho profundo, que necessita do fôlego e da coragem que a boa literatura exige. Nos deparamos com um personagem que se ergue em um discurso fascinante e nos confronta com a confissão dos seus fracassos. Um arquétipo intolerável, mas muito comum entre nós”, diz o jornalista e escritor Alexandre Coslei.

Poliomelite


O projeto gráfico, as ilustrações e a capa do livro são do designer e escritor catarinense Roberto Lanznaster. “Conheço o trabalho da Denise há vários anos e fiquei feliz por fazer parte de um projeto dessa qualidade. Procuro sempre refletir o clima do texto nas ilustrações. No caso de “O Outro Lado do Vidro”, o mundo em preto e branco do narrador é pontuado por três obsessões: violência, sexo e religiosidade”, comenta. Lanznaster pontuou estas obsessões em imagens simbólicas, de momentos destacados pela autora. “Como o protagonista da história possui uma estranha relação com uma pintura de William Turner, artista inglês do Século 19, apliquei o estilo das pinceladas do pintor aos desenhos. Quanto mais avançamos na leitura do livro, mais o projeto gráfico se deteriora, assim como a mente do protagonista”, explica o designer.

Para a autora Denise Ravizzoni, o livro representa uma espécie de colheita de fruto maduro. “Como sou, por essência, uma escritora de contos, textos curtos, sempre tive vontade de construir uma narrativa longa. Quando pensei no personagem deste trabalho, achei que não caberia no limite do gênero. Então, foi quase uma imposição. Espero que o leitor goste do resultado”, explica.


“O Outro Lado do Vidro não é um livro existencialista. É uma obra com uma forte e sofisticada batida de suspense que nos envolve sorrateiramente para depois deixar apenas intuir a tensão que está à espreita na próxima linha. Um eco incômodo transpira durante a leitura, nos invade a estranha e desconfortável identificação que sentimos por um narrador que revela episódios de sadismo incubados na solidão. Autofágico e sem pudores, ele se disseca em uma fome insaciável de si mesmo, submerge em um sombrio poço pessoal que sempre parece estar na iminência de afogá-lo. O Outro Lado do Vidro é escuro. Tão escuro que talvez só permita que vejamos fragmentos do nosso próprio reflexo”, complementa Alexandre Coslei. 

DENISE RAVIZZONI
Nasceu em Caxias do Sul, Rio Grande do Sul, é radicada em Santa Catarina há 18 anos. É escritora e membro da Academia de Letras do Brasil Seccional Jaraguá do Sul (ALBSC). Participou de algumas antologias, das quais destacam-se: “Novo Conto Catarina”, pela Editora da UFSC; “Contos Jaraguaenses” (2007), pela Design Editora, e “Beco do Crime” (2009), pela Editora Multifoco. É autora do livro de contos “As Muitas que me Habitam” (2010), Editora Multifoco; do romance “Nós Sem Você” (2015); e das compilações “O Medo que Vem de Dentro” (2015) e “Sobre o Resto” (2014), esse em parceria com o escritor José Sérgio Bechler. Os três últimos publicados em formato e-book. Também colaborou com revistas virtuais como “Mallamargens”, “3AM”, “Cabana Cult”, “Beco do Crime” e “Capitu With Lasers”, entre outras. Foi uma das fundadoras do blog “Sexo & Crime”, um coletivo que reunia autores de todo o país. “O Outro Lado do Vidro” é seu segundo romance. Acompanhe as notícias e as novidades pelo www.facebook.com/deniseravizzonioficial

Matérias Relacionadas

Educação

Confirmado o retorno das aulas presenciais em Jaraguá a partir do dia 28

O retorno às unidades de ensino não será de forma total, atendendo aos protocolos do Plano de Contingência. Cada rede irá entrar em contato com os pais, detalhando como irá ocorrer a retomada
Confirmado o retorno das aulas presenciais em Jaraguá a partir do dia 28
Jaraguá do Sul

Nova classificação de risco reduz medidas sanitárias

Os cuidados devem ser mantidos para evitar que a região volte para a situação grave
Nova classificação de risco reduz medidas sanitárias
Educação

Confira o cronograma de matriculas e rematrículas na rede municipal de Jaraguá

Confira o cronograma de matriculas e rematrículas na rede municipal de Jaraguá
Segurança

Adolescente é detido após furtar calçados em Jaraguá

O fato ocorreu por volta das 18h30 de quarta-feira (21) em um estabelecimento comercial na Avenida Getúlio Vargas.
Adolescente é detido após furtar calçados em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul