Jaraguá do Sul

Doze famílias do BPC ainda não atualizaram Cadastro Único em Jaraguá do Sul

Governo Federal amplia prazo para cadastramento

17 Abr 2019 - 11h40Por PMJS
Doze famílias do BPC ainda não atualizaram Cadastro Único em Jaraguá do Sul -

Das 896 famílias beneficiárias do Benefício de Prestação Continuada (BPC) em Jaraguá do Sul, apenas 12 ainda não foram localizadas para efetuar sua inclusão ou recadastramento no Cadastro Único.

A informação é da coordenadora dos Programas de Transferência de Renda do Governo Federal (setor vinculado à Secretaria de Assistência Social e Habitação), Viviane Domingos, acrescentando que novo esforço será realizado pela secretaria para a localização dessas famílias, já que o prazo de recadastramento – inicialmente previsto para encerrar em dezembro do ano passado – foi prorrogado pela Portaria nº 631, editada no último dia 9 pelo Ministério da Cidadania.

De acordo com ela, dessas 884 famílias beneficiárias ativas no município atualmente, 438 são do BPC Idoso, 417 de Pessoas com Deficiência e 29 de Renda Mensal Vitalícia (benefícios concedidos anteriores ao BPC).

Viviane Domingos lembra que já em 2016, quando a inclusão dos beneficiários no Cadastro Único passou a ser uma orientação do Governo Federal, a Secretaria de Assistência Social e Habitação deu inicia à Busca Ativa a todas as famílias, por meio das equipes Gestão CadÚnico/PBF/BPC, juntamente com as equipes administrativas e técnicas dos Cras (Centro de Referência de Assistência Social), com objetivo de incluí-las no CadÚnico. “E diante de todo esforço e comprometimento dos profissionais, atualmente temos apenas 1,36% – ou seja, 12 famílias – que ainda não foram localizadas para inclusão no CadÚnico, apesar das várias tentativas de busca ativa”, destaca.

A coordenadora dos Programas de Transferência de Renda explica que o Governo Federal adotou várias medidas para essa busca, entre elas: o envio da notificação “Carta” para as beneficiárias; o bloqueio do beneficio por 30 dias, após a notificação; a suspensão do benefício, até a solicitação de reativação no INSS após inscrição no CadÚnico.

CADASTRO ÚNICO – Para realizar o Cadastro Único em Jaraguá do Sul, o beneficiário ou um dos membros da família com idade a partir de 16 anos ou o representante legal do beneficiário, deve procurar o Cras da área de abrangência da residencia da família para agendar dia e horário de atendimento. “Este pode ser no próprio Cras ou no domicílio, dependendo das condições da família e conforme avaliação de nossa equipe”, acrescenta Viviane Domingos.

Os documentos necessários
Adultos: RG, CPF, título de eleitor, carteira de trabalho (mesmo se trabalhador autônomo), certidão nascimento ou casamento (se tiver), folha de pagamento ou extrato do banco (se tiver), comprovante de residência, conta de luz (mesmo que esteja no nome de outra pessoa).
Crianças e adolescentes: certidão de nascimento e atestado de frequência escolar (escola ou centro de educação infantil).

Centros de Referência de Assistência Social em Jaraguá do Sul
Atendimento: segunda a sexta-feira, das 7h30 às 12 horas e das 13 às 16h30

Cras Centro (Rua Cabo Harry Hadlich, 501) – Telefone (47) 3274-5100
Cras Ilha da Figueira (Rua Padre Donato Wiemes, 202) – Telefones (47) 3372-1470 e 3273-8197
Cras Jaraguá 84 (Rua Alvino Flor da Silva, 678) – Telefones (47) 3371-0367 e 3273-8195
Cras João Pessoa (Rua Gilberto de Paula Pimentel, 379) – Telefones (47) 3376-4591 e 3371-5953
Cras Santo Antônio (Rua José Vicenzi, 565) – Telefones (47) 3371-5706 e 3273-7159
Cras Vila Lenzi (Rua Adão Noroschny, 500 – nas dependências do CEU) – Telefone (47) 3275-8700


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