Jaraguá do Sul
Divórcios em cartórios triplicam nos últimos 11 anos em cinco cidades do Vale do Itajaí
Em Jaraguá do Sul, o aumento foi de 32% em quatro anos
O Código Civil permite, desde 2007, que divórcios consensuais de casais sem filhos menores sejam realizados em cartórios, e não apenas na Justiça. Os divórcios consensuais são aqueles em que ambos concordam com o rompimento e procuram juntos o cartório para registrar a decisão.
Doze anos se passaram e já podemos ver algumas consequências. Recente pesquisa apontou que o número de divórcios extrajudiciais triplicou de lá pra cá em cinco cidades do Vale do Itajaí. Dentre elas, se destacam Blumenau, Gaspar, Indaial, Pomerode e Timbó. Blumenau, que liderou o ranking, apresentou 329 casos em 2018. O aumento foi de 170%, em comparação com o primeiro ano de divórcios em cartórios. Apesar de não estar na lista, Jaraguá não fica tão atrás assim.
O Cartório de Registro Civil da cidade aponta que, em 2014, 242 casais decidiram desfazer a união. Ano passado, o número foi de 320. Ou seja, em quatro anos tivemos um aumento de praticamente 32%. A quantidade de parceiros que resolveu juntar as escovas de dentes também diminuiu. Em 2014 foram 934 casais. Em 2018 o número caiu para 818.
A psicóloga Francine Bakun acredita que a liberdade e a maior comunicação que há entre os casais no mundo de hoje, é um fator que contribui para a crescente nos divórcios.
Até o dia 17 de abril deste ano, foram registrados cerca de 90 divórcios no Cartório de Jaraguá do Sul. Casamentos foram 194.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!