GNet
Deputado Dr. Vicente

Deputado Dr. Vicente participa de evento na capital paranaense

08 Mar 2016 - 17h18
Deputado Dr. Vicente participa de evento na capital paranaense -

A exposição, instalada no hall de entrada do executivo paranaense, é o marco inicial da Cooperação Cultural entre o Governo do Paraná, o Consulado-Geral da Itália em Curitiba e o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, que busca estreitar os laços culturais entre o Paraná e a Itália.
O governador ressaltou que a parceria fortalece ainda mais os laços com a comunidade italiana no Paraná, que tem grande influência na cultura e no desenvolvimento do Estado. O embaixador Trombetta disse que a cultura é o que une o povo italiano aos seus descendentes que vivem no Brasil.


O deputado estadual catarinense, Dr. Vicente Caropreso e conselheiro do Comites - Comitê de Italianos no Exterior - na jurisdição PR/SC, falou da importância da etnia italiana na colonização do Brasil, especialmente no sul. “Atualmente são mais de 30 milhões de descendentes no Brasil. Muitos residem em solo catarinense e todos são muito importantes para o desenvolvimento cultural, étnico e econômico, tanto de Santa Catarina quanto do país”, destacou.

Para o embaixador Trombetta, a cultura é o que une o povo italiano aos seus descendentes que vivem no Brasil. “A cultura é uma parte essencial da história italiana e das relações entre a Itália e o Brasil, em especial no Paraná”, enalteceu.

EXPOSIÇÃO

Giorgio Galli se disse emocionado por expor ao Paraná. “Me sinto como se estivesse em casa. Com tantos descendentes italianos vivendo aqui, já não me sinto um estrangeiro, é como se estivesse na Itália”, disse o artista. Seus quadros e esculturas buscam uma reflexão ética e política sobre a condição existencial do homem. Usando elementos como madeira, cinza e jornais, o artista plástico procura buscar na memória a construção de um futuro possível, que é o tema de sua exposição. “A arte pode dar um futuro melhor a tudo, buscar a paz, a união e o amor. Todas as formas de arte tem essa força, a pintura, a música, a escrita e a poesia”, afirmou.

GNet

Matérias Relacionadas

Segurança

Jaraguaense que estava desaparecida é encontrada em Barra Velha

Larissa saiu de casa por volta das 12h desta segunda-feira (25)
Jaraguaense que estava desaparecida é encontrada em Barra Velha
Segurança

Cobra Jararaca com 1,30 metro é capturada em Jaraguá do Sul

Devido à sua periculosidade, a jararaca deverá ser solta numa área de preservação ambiental bem distante da área urbana jaraguaense.
Cobra Jararaca com 1,30 metro é capturada em Jaraguá do Sul
Segurança

Família de Jaraguá do Sul procura jovem desaparecida

Larissa deixou um vídeo para a família
Família de Jaraguá do Sul procura jovem desaparecida
Geral

Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais

As 20 crianças participaram do programa Colaborador Mirim. A ação estabelece um dia do ano para que os servidores possam levar seus filhos à empresa
Filhos de servidores do Samae visitam ambiente de trabalho dos pais
Ver mais de Jaraguá do Sul