Jaraguá do Sul

Creas ampliam atendimentos de forma gradual

Neste momento, em virtude da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados, preferencialmente, por telefone

07 Mai 2020 - 06h00Por Da Redação
Creas ampliam atendimentos de forma gradual - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS


A Secretaria de Assistência Social e Habitação reorganizou a forma de atender a população, bem como as famílias que já vinham sendo acompanhadas pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Baependi e da Nova Brasília. Desde segunda-feira (4) os equipamentos públicos atendem com uma metodologia de trabalho por divisão territorial. “A divisão ocorreu  para facilitar o acesso da população aos serviços ofertados nos Creas” explica a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Maria Andréia Stanck.

Neste momento, em virtude da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados, preferencialmente, por telefone. Visitas domiciliares e atendimentos presenciais ocorrem somente em situações de extrema gravidade, sempre pautados nos cuidados com a saúde dos usuários e dos profissionais.  Mulheres, idosos e pessoas com deficiência vítimas de violência, que não são acompanhados pelos Creas, mas necessitam de ajuda neste período de pandemia, poderão procurar os Creas pessoalmente, embora possam telefonar (inclusive a cobrar).

Desde 19 de março, quando teve início a pandemia de Coronavírus, os servidores trabalham nos ajustes e adaptações dos espaços físicos, higienização e aquisição de equipamentos de proteção (EPIs) como forma de prevenir a contaminação pelo Covid-19. Nos Creas, inicialmente, os profissionais do Serviço Social ficaram exclusivamente para os atendimentos de benefícios eventuais à população afetada economicamente por conta da Covid-19. Os psicólogos realizaram atendimento telefônico às famílias em acompanhamento e também para novos casos. Mais de mil pessoas já contavam com acompanhamento nos diversos serviços ofertados pelos Creas Baependi e Nova Brasília.

 Os Creas Baependi e Nova Brasília contam com equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e uma advogada. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Os Creas são equipamentos que ofertam serviços de apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos. Atuam no fortalecimento, contribuindo para a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários. Alguns exemplos de violações são: abuso sexual; violência física ou psicológica; abandono ou afastamento do convívio familiar, evidenciando o rompimento ou fragilização dos vínculos.

Os atendimentos para crianças e adolescentes vítimas de violência deverão ser direcionados para o Conselho Tutelar, fones 98870-5577 ou 3371-0324.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler

A via foi a única opção dos motoristas para desviar do trecho interrompido na SC-108, entre Guaramirim e Massaranduba, devido à queda de uma barreira em 2019
Governo do Estado vai destinar recursos para recuperação da rua Carlos Oechsler
Saúde

Idoso de 75 anos morre vítima de covid em Jaraguá 

Município atingiu 401 óbitos pela doença
Idoso de 75 anos morre vítima de covid em Jaraguá 
Economia

Concurso Público de Jaraguá do Sul: etapas finais serão retomadas

Convocação dos candidatos e nova data para as provas serão informados nas próximas semana pela Unisociesc
Concurso Público de Jaraguá do Sul: etapas finais serão retomadas
Saúde

Prefeito Antídio Lunelli recebe segunda dose da vacina contra a covid-19

Após o recebimento de novas doses, município retomou nesta segunda-feira (2) a aplicação da primeira dose do imunizante
Prefeito Antídio Lunelli recebe segunda dose da vacina contra a covid-19
Ver mais de Jaraguá do Sul