transito
Jaraguá do Sul

Creas ampliam atendimentos de forma gradual

Neste momento, em virtude da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados, preferencialmente, por telefone

07 Mai 2020 - 06h00Por Da Redação


A Secretaria de Assistência Social e Habitação reorganizou a forma de atender a população, bem como as famílias que já vinham sendo acompanhadas pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) do Baependi e da Nova Brasília. Desde segunda-feira (4) os equipamentos públicos atendem com uma metodologia de trabalho por divisão territorial. “A divisão ocorreu  para facilitar o acesso da população aos serviços ofertados nos Creas” explica a gerente de Proteção Social Especial de Média Complexidade, Maria Andréia Stanck.

Neste momento, em virtude da pandemia, os atendimentos estão sendo realizados, preferencialmente, por telefone. Visitas domiciliares e atendimentos presenciais ocorrem somente em situações de extrema gravidade, sempre pautados nos cuidados com a saúde dos usuários e dos profissionais.  Mulheres, idosos e pessoas com deficiência vítimas de violência, que não são acompanhados pelos Creas, mas necessitam de ajuda neste período de pandemia, poderão procurar os Creas pessoalmente, embora possam telefonar (inclusive a cobrar).

Desde 19 de março, quando teve início a pandemia de Coronavírus, os servidores trabalham nos ajustes e adaptações dos espaços físicos, higienização e aquisição de equipamentos de proteção (EPIs) como forma de prevenir a contaminação pelo Covid-19. Nos Creas, inicialmente, os profissionais do Serviço Social ficaram exclusivamente para os atendimentos de benefícios eventuais à população afetada economicamente por conta da Covid-19. Os psicólogos realizaram atendimento telefônico às famílias em acompanhamento e também para novos casos. Mais de mil pessoas já contavam com acompanhamento nos diversos serviços ofertados pelos Creas Baependi e Nova Brasília.

 Os Creas Baependi e Nova Brasília contam com equipe técnica formada por assistentes sociais, psicólogos, pedagogos, terapeutas ocupacionais e uma advogada. Ambos funcionam de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas e das 13 às 17 horas.

Os Creas são equipamentos que ofertam serviços de apoio, orientação e acompanhamento a famílias e indivíduos em situação de violação de direitos. Atuam no fortalecimento, contribuindo para a reconstrução dos vínculos familiares e comunitários. Alguns exemplos de violações são: abuso sexual; violência física ou psicológica; abandono ou afastamento do convívio familiar, evidenciando o rompimento ou fragilização dos vínculos.

Os atendimentos para crianças e adolescentes vítimas de violência deverão ser direcionados para o Conselho Tutelar, fones 98870-5577 ou 3371-0324.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Saúde

Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul

Estarão disponíveis a vacina contra a gripe para os grupos prioritários, vacina contra a dengue para 10 a 14 e todas as demais vacinas do calendário
Sábado terá mais um Dia D de vacinação contra a gripe em Jaraguá do Sul
Segurança

Linha do transporte coletivo do Rau terá alteração a partir de sábado (27)

A mudança no roteiro das viagens é necessária devido à implantação do binário na Rua Erwino Menegotti
Linha do transporte coletivo do Rau terá alteração a partir de sábado (27)
Saúde

Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue

Pessoas estão chegando ao Centro de Atendimento Dengue de Jaraguá do Sul cada vez mais debilitadas pela desidratação. Isso fez aumentar a demanda por hidratação endovenosa. Já foram usados 2.380 litros de soro
Saúde reforça necessidade de hidratação adequada em quadros de dengue
Ver mais de Jaraguá do Sul