dengue 2
Jaraguá do Sul

Cozinha do HMJ inova oferecendo pratos divertidos a pequenos pacientes

Com pratos divertidos, as refeições oferecidas aos pacientes da ala infantil estão estimulando a alimentação saudável e, ao mesmo tempo, distribuindo alegria

26 Jul 2019 - 06h00Por Da Redação

Convencer uma criança a se alimentar corretamente nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente, naqueles momentos em que os pequenos estão adoentados. A empreitada fica ainda mais complicada dentro do ambiente hospitalar, quando, além da renúncia normal aos alimentos saudáveis ou desconhecidos, ainda há o desconforto da doença.

Por tudo isso, a equipe de nutrição do Hospital e Maternidade Jaraguá, em parceria com os profissionais da cozinha da unidade, encontrou na criatividade uma maneira de mudar essa situação. Com pratos divertidos, as refeições oferecidas aos pacientes da ala infantil estão estimulando a alimentação saudável e, ao mesmo tempo, distribuindo alegria.

Conforme a nutricionista Tatiana Schena Bandeira, a ideia tem gerado resultados bastante positivos. Ela explica que crianças pequenas, com problemas sérios de saúde, incluindo pacientes com autismo, acabam tendo dificuldades de se alimentar e ficando suscetíveis à oferta de guloseimas. “Eles ficam preocupados, mas se os filhos não comerem corretamente, também não ficarão saudáveis, não vão se curar mais rápido”, esclarece.

De olho nessa dificuldade, a cozinha passou a criar pratos diferentes, decorados com arroz, feijão, frutas. “Pesquisamos e, agora, a equipe está fazendo preparações em forma de borboletas, palhaços, peixe, tudo para trazer o lúdico à alimentação”, complementa. Paralelamente, a nutricionista também vem conversando com as famílias para sensibilizá-las em relação à importância das boas escolhas à mesa, buscando, assim, melhorias que podem ser levadas para fora do hospital, garantindo mais saúde ao longo de toda a vida.

Já o médico Rodrigo Ferreira de Souza, destaca que a alimentação é parte do tratamento. Por isso, na opinião dele, iniciativas que incentivam os pequenos a comer melhor aumentam as chances de uma alta precoce, fortalecendo o organismo mais rapidamente.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Ver mais de Jaraguá do Sul