Jaraguá do Sul

Covid-19 - Número de ligações à Central de Orientação já ultrapassa 3 mil chamadas

Inicialmente, a central serviu para dar informações sobre o que ocorria no Brasil e no mundo, além de como prevenir e combater o novo coronavírus

26 Jun 2020 - 06h00Por Da Redação
Covid-19 - Número de ligações à Central de Orientação já ultrapassa 3 mil chamadas - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

Desde que começou a funcionar no dia 20 de março quando foi decretado situação de emergência no Estado e no Município por conta da pandemia da Covid-19,  a Central de Orientação sobre o Coronavírus registrou até essa quarta-feira (24) 3155 ligações para o serviço  0800-643-8089 de pessoas buscando atendimento médico e outras informações sobre a pandemia.

Inicialmente, a central serviu para dar informações sobre o que ocorria no Brasil e no mundo, além de como prevenir e combater o novo coronavírus. “Também tivemos os primeiros casos de covid em Jaraguá e as pessoas nos ligavam querendo saber como agir e o que fazer”, relata a coordenadora do serviço, Denise Thum. Na fase seguinte, descreve, muitos munícipes ligaram para saber informações sobre a vacina da gripe, onde encontrar, como fazer para ser imunizado. 

Desde o início o 0800 também serviu para pessoas que apresentavam sintomas de covid, as quais são direcionadas para as teleconsultas com profissionais médicos. Atestados, receitas de medicamentos e encaminhamentos médicos podem ser emitidos por meio das teleconsultas. "Casos suspeitos ou confirmados são monitorados pela central, que procura saber do estado de saúde das pessoas monitoradas a cada 48 horas, por telefone. Só em caso de real necessidade as pessoas são encaminhadas para o Pama 1 ou hospital", destacou a coordenadora. Neste momento (até 24/06) Então, stamos monitorando 201 casos, sendo 111 confirmados e 90 aguardando resultado do exame.

Denise Thum conta que há relatos de pessoas que tiveram um conhecido ou familiar positivado para covid-19 e buscam orientação por conta disso. “A tendência é que cada vez mais pessoas tenham um amigo ou familiar com resultado positivo para a doença. Pois ainda vamos continuar tendo casos positivos por um bom tempo, pelo menos alguns meses”, explica a coordenadora. Os cuidados devem ser tomados sempre, ressalta Denise, em qualquer lugar em com qualquer pessoa.

Perfil - A coordenadora da Central de Orientação sobre o Coronavírus  destaca perfil das ligações tem permanecido a mesmo.  "A maioria casos bem sintomáticos, com casos positivos nos seus contatos domiciliares ou de trabalho e buscando por exame."

Aumento de casos - Em uma análise geral a coordenadora destaca que houve um aumento significativo de casos, que provavelmente está relacionado com o maior número de testagens, mas também demonstra a franca circulação do vírus em Jaraguá do Sul. "O que nos leva a reforçar a necessidade das medidas de precaução, sendo a principal delas o uso da máscara sempre e o distanciamento social, sem aglomerações", apontou. "São medidas simples de serem executadas, mas se percebe que as pessoas em geral estão ficando cansadas destes cuidados e de certa forma estão negligenciando estas medidas o que não é bom nesse momento", destacou..

Relembre os cuidados
-Lavar as mãos com água e sabão frequentemente
-Usar álcool em gel frequentemente
-Usar máscara
-Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço, mesmo se estiver de máscara
-Sair de casa apenas se realmente necessário
-Se sentir sintomas de gripe, como febre, dor de garganta ou falta de ar, entrar em contato com a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, ligação gratuita 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento

As ações iniciam nesta terça-feira (27), com orientações e sensibilização às pessoas em situação de rua, com as equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar.
Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento
Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Geral

Pesquisa vai traçar o perfil da população idosa de Jaraguá do Sul

O diagnostico do idoso já conta com 900 entrevistas e segue até o mês de setembro
Pesquisa vai traçar o perfil da população idosa de Jaraguá do Sul
Saúde

AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante

A preferência é que seja com a Pfizer. Na ausência da vacina deste fabricante, a Coronavac (Sinovac/Butantan) também poderá ser usada como segunda dose
AstraZeneca: Gestantes e puérperas podem tomar D2 de outro imunizante
Ver mais de Jaraguá do Sul