Jaraguá do Sul

Coronavírus: Central de Orientação 0800 terá capacidade ampliada

O serviço que inicialmente contava com quatro atendentes passa a ter seis servidores para executar este serviço

30 Jul 2020 - 15h03Por Da Redação
Coronavírus: Central de Orientação 0800 terá capacidade ampliada - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A partir desta sexta-feira (31) a Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-6438089), criado desde 15 de março pela Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, terá capacidade de atendimento ampliada. O serviço que inicialmente contava com quatro atendentes passa a ter seis servidores para executar este serviço. A coordenadora da Central, Denise Thum, explicou os motivos da mudança. “Isto implicou inclusive em mudanças do espaço físico aqui na Secretaria, principalmente pelo aumento da demanda. Também para que a gente pudesse ter uma comunicação de todos que atuam na Central de forma mais rápida e compartilhada”, explicou.

Para isso, continua Denise, foi agregada a parte do atendimento médico com o próprio 0800 e outras atividades adicionais disponíveis na Central. “Antes tínhamos espaços físicos separados, distribuídos em várias salas da Secretaria e com essa alteração possibilita o recebimento dessas informações em tempo hábil”.

Com essa alterações a coordenadora do 0800 também destacou que a Central passa a funcionar num espaço físico maior, mais ventilado, tudo dentro das regras de segurança sanitária estabelecidas em tempos de pandemia.

Denise Thum ressalta ainda as mudanças relativas ao atendimento do início da pandemia até agora. “Hoje a maior parte de nossa demanda no 0800 é por sintomas. No decorrer deste tempo já tivemos outras, como orientações em como proceder em relação à prevenção, vigilância sanitária, por exemplo”, relatou. “Também recebemos denúncias de aglomerações, de pessoas que positivaram e não estão mantendo isolamento. Denúncias que nós repassamos ao nosso serviço de Vigilância Sanitária. Mas hoje, como disse, nossa maior demanda são ligações de pessoas sintomáticas e daquelas que já receberam o resultado positivo e precisam passar por avaliação médica, que estão piorando o quadro numa situação que o médico precisa reavaliar”.

Desde o início do funcionamento da Central de Orientação sobre o Coronavírus foram realizados 6890 atendimentos. Destes, 5300 de teleatendimento médico.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Saúde

Central de Vacinas Covid de Jaraguá estará fechada no domingo (1)

A vacinação ocorre no Parque Municipal de Eventos de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h
Central de Vacinas Covid de Jaraguá estará fechada no domingo (1)
Política

Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso

O movimento é organizado através das redes sociais, usando a hastag "Dia01VaiSerGigante"
Jaraguá terá manifesto em favor do voto impresso
Saúde

Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas

O serviço foi criado especialmente para atender a demanda causada pela pandemia do novo coronavírus
Covid-19: Central de Orientação já monitorou mais de 250 mil pessoas
Geral

Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís

Ela faleceu na madrugada desta quinta-feira (29) aos 87 anos
Corpo da senhora Alminda Franzner será velado no bairro São Luís
Ver mais de Jaraguá do Sul