dengue
Jaraguá do Sul

Conjunto de ações deixa Jaraguá mais preparada para o combate ao coronavírus

Sobrecarga dos hospitais e ausência de atendimento básico agravam ainda mais a situação

08 Abr 2020 - 13h53Por Da Redação

A falta de estrutura na saúde tem sido um dos grandes desafios que países de todo o mundo têm enfrentado no combate ao coronavírus. Sobrecarga dos hospitais e ausência de atendimento básico agravam ainda mais a situação.

Em Jaraguá do Sul, desde fevereiro, uma série de ações foram tomadas para preparar a estrutura pública para o aumento da demanda. As medidas envolvem desde a implantação de plantões de atendimento em unidades básicas de saúde, incluindo os fins de semana, a criação de um sistema de teleconsulta, também a contratação de novos médicos e até mesmo o repasse de R$ 2 milhões que estão sendo transformados em 10 novos leitos de UTI no São José e outros 10 no Jaraguá. Além disso, um trabalho dinâmico de comunicação tem auxiliado na divulgação das medidas de prevenção e nos serviços oferecidos à população. 

Segundo o secretário de Saúde, Alceu Moretti, esse conjunto de ações dá ao Município maior segurança. “Uma medida isolada não dá resultado. Mas quando consegue se olhar o todo, preparar primeiro a rede básica de atendimento para minimizar o número de pessoas que venham a precisar dos hospitais, aí sim temos uma cadeia mais preparada para responder”, diz.

A presidente do Comitê de Combate ao Coronavírus, Emanuela Wolff, também cita a participação de diversas entidades nas discussões sobre o combate à pandemia como ponto que reforça à importância das ações tomadas. Representantes dos médicos, Associação Empresarial, Câmara de Dirigentes Lojistas, OAB, Polícia Militar, Polícia Civil e diferentes secretarias fazem parte do comitê que diariamente discute as estratégias adotadas. 

Para o prefeito Antídio Lunelli, o poder público precisa fazer mais do que pedir para todos ficarem em casa, precisa agir com eficiência para que as pessoas gradativamente possam voltar à rotina.

Algumas medidas adotadas pela Prefeitura:

Plantões
Os plantões começaram em março em seis unidades básicas de saúde, com atendimento das 7h às 22h incluindo sábados e domingos. Como não houve demanda, o sistema foi mantido na Unidade Básica de Saúde da Barra do Rio Cerro e no Pama. O objetivo da medida é reforçar o atendimento básico e deixar os hospitais livres para casos mais graves, otimizando todos os recursos, seja físico ou de pessoal. Em caso de necessidade, a Secretaria de Saúde está preparada para ampliar os plantões.

Central de Orientação (0800)
Além dos plantões, a população jaraguaense também passou a contar com a Central de Orientação sobre o Coronavírus de Jaraguá do Sul, ligando para o telefone 0800 643-8089. Funciona diariamente, inclusive nos fins de semana, das 7 às 19 horas. Este serviço é exclusivo para tirar dúvidas ou fazer atendimento relacionado à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19). As pessoas devem usar sempre esse telefone antes de procurar algum serviço de saúde, especialmente se tiver com sintomas gripais. O objetivo é contribuir para que as pessoas não saiam de casa desnecessariamente.

Teleatendimento médico
A equipe da Central de Orientação sobre Coronaviírus também faz uma triagem dos casos de pessoas que suspeitam estarem com o sintomas da Covid-19. Por telefone, estes munícipes são encaminhados para uma equipe de cinco médicos do Centro Vida que fazem uma teleconsulta: quatro clínicos gerais e um pediatra. É uma dinâmica que permite, de acordo com as impressões passadas pelos pacientes, separar sintomas mais leves, que são encaminhados para os postos de saúde, dos mais graves, os quais a recomendação é procurar um dos hospitais. O Teleatendimento também permite o envio receitas e atestados via WhatsApp para quem tiver necessidade.

Mais médicos
A rede pública municipal de saúde de Jaraguá do Sul ganha em abril o reforço de cinco novos clínicos gerais. Dois deles, Vitor Giassi de Moraes e Thiago Sebold, foram chamados por meio de processo seletivo e já começaram a trabalhar. Outros três profissionais de clínica geral, contratados pelo Mais Médicos, começam a atuar neste mês.

Repasse aos hospitais
Em um empenho para garantir a preparação de novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), a Prefeitura de Jaraguá do Sul irá repssar R$ 2,1 milhões para os hospitais São José e Jaraguá. As unidades devem usar esses recursos na compra de equipamentos para receber possíveis pacientes infectados pelo novo coronavírus. De acordo com o secretário de Saúde, Alceu Moretti, cada hospital prevê a montagem de 10 novos leitos – adultos e infantis.

Sanitização de espaços públicos
Jaraguá do Sul foi o primeiro município do país a sanitizar os espaços públicos de grande circulação. A sanitização aconteceu nos hospitais Jaraguá e São José, nas 28 unidades básicas de saúde, no Terminal Urbano, em equipamentos de Assistência Social, em condomínios populares, em frente a supermercados e farmácias, entre outros pontos.

Sistemas de proteção
Todas as unidades básicas de saúde (UBS) de Jaraguá do Sul adotaram medidas de segurança tanto voltadas aos usuários quanto para a segurança dos próprios profissionais que atuam nessas frentes. Os bancos estão dispostos a distâncias recomendadas, tendas foram colocadas na parte externa. Álcool em gel fica disponível a todos. Além disso, as unidades dispõem de orientações aos pacientes, tanto em forma de cartazes quanto fornecidas pelos próprios atendentes. Todos profissionais de saúde da Secretaria Municipal de Jaraguá estão devidamente equipados, de acordo com o nível de segurança exigido para cada função.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá

Oportunidade é para os acadêmicos matriculados entre o terceiro e o penúltimo semestre no curso de Direito; interessados devem se inscrever até o dia 30 de abril
Abertas inscrições para estágio de Ensino Superior na Procuradoria-Geral de Jaraguá
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa sexta-feira (19).
Classificados da Rádio Jaraguá
Saúde

Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação

Postos de Saúde vão ofertar, principalmente, imunizantes contra a gripe e a dengue, mas as demais vacinas do calendário também serão aplicadas
Três Unidades de Saúde abrem sábado para vacinação
Geral

Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá

Desta vez, o evento será voltado somente para adoção de gatos. Estarão disponíveis 22 felinos, todos filhotes
Mais uma feira de adoção ocorre na Praça neste sábado, em Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul