transito
Jaraguá do Sul

Cerca de 10 mil mudas nativas foram plantadas na recuperação da mata ciliar

21 Mai 2020 - 13h46Por Da Redação

Cerca de 10 mil mudas nativas para a recuperação da mata ciliar em lotes lindeiros ao Rio Itapocu já foram plantadas pela Prefeitura de Jaraguá do Sul por meio de uma parceria da Fujama e do Samae. A partir de agora, o Município estuda outra área a ser contemplada.

“Muitos parceiros têm manifestado interesse no plantio em locais não atendidos pelo projeto”, explica a coordenadora de Qualidade e Meio Ambiente do Samae, Alessandra Stinghen. Desde março de 2019 houve a recuperação de uma área de 91.027 metros quadrados e construídos 2.255 metros quadrados de cerca para proteção. O projeto previa a recuperação da mata entre a ponte Abdon Batista até a divisa com Corupá, totalizando 364 lotes, num investimento de R$ 679 mil. 

Entre as espécies utilizadas, pode-se citar ingá, araçá, aroeira, paineira e tucaneiro. Embasada pelos decretos 12.610, de 20 de fevereiro de 2019, e 7.613, de 13 de abril de 2018, a proposta socioambiental tem parceria do Samae, Fundação Jaraguaense de Meio Ambiente (Fujama) e apoio do Ministério Público de Santa Catarina. À Fujama coube o fornecimento das mudas e suporte técnico; o Samae executou e cuida da manutenção dos espaços.

O Programa de Revitalização da Mata Ciliar implantou a ação ambiental para a melhoria da qualidade e regularização hídrica da Bacia Hidrográfica do Rio Itapocu por meio de Planos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O Rio Itapocu é fonte de captação de água para cerca de 70% da área urbana de Jaraguá do Sul.

A mata ciliar, formação vegetal localizada nas margens de corpos d´água é considerada Área de Preservação Permanente (APP) pelo Código Florestal e representa diversas funções ambientais. A mata faz com que a água da chuva não escoe sobre a superfície do terreno, aumentando a infiltração e consequentemente o armazenamento do lençol freático. A mata ciliar também representa proteção natural contra o assoreamento. Sem ela, a erosão das margens leva terra para dentro do rio e os sólidos em suspensão trazem prejuízos ecológicos, dificuldade no tratamento de água e entupimento de tubulações de captação.

Matérias Relacionadas

Saúde

Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC

Ofício foi encaminhado ao Ministério da Saúde
Saúde solicita ampliação do grupo prioritário da vacinação contra a gripe em SC
Geral

Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora

Moradores podem depositar os materiais inservíveis na calçada a partir da tarde de sexta-feira e no sábado pela manhã, para facilitar o trabalho dos coletores.
Ilha da Figueira, bairro de Jaraguá do Sul com mais focos do Aedes aegypti, recebe Bota Fora
Educação

Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação

Greve dos professores da rede estadual de Santa Catarina iniciou na terça-feira (23)
Governo de SC aguarda fim da paralisação para retomar negociações com grevistas da Educação
Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa quarta-feira (24).
Classificados da Rádio Jaraguá
Ver mais de Jaraguá do Sul