Covid - 19
Faltando nas consultas

Centro de Especialidades Odontológicas registra mais de mil faltas em 2018

1.382 pacientes faltaram a consultas especializadas no ano passado

12 Fev 2019 - 06h00Por PMJS
Centro de Especialidades Odontológicas registra mais de mil faltas em 2018 -

A Secretaria de Saúde contabilizou na semana passada o número de faltas a consultas odontológicas especializadas no ano de 2018. O índice de absenteísmo foi superior ao do ano de 2017, sendo que 1.382 pacientes, ou 9,84%, deixaram de comparecer à consulta odontológica agendada. Em 2017, o índice era de 6,81% do total de agendamentos.

A cirurgiã dentista Cintia Silveira Gargioni explica que o atendimento não realizado é uma oportunidade perdida de prestar assistência a outro paciente e que, a médio prazo, tende a aumentar as filas de espera para procedimentos.

Em pesquisa por telefone realizada no CEO durante o mês de novembro de 2018, com pacientes em tratamento que faltaram à consulta marcada, foi constatado que 42% dos pacientes faltosos confundiram a data agendada ou esqueceram da consulta; 25% estavam doentes e não puderam comparecer; 8.33% desistiram do tratamento por medo; 8.33% precisaram viajar com urgência; 5.56% não vieram porque tiveram dificuldade de deslocamento; e 10.78% faltaram por motivos variados.

Neste ano, a gerência de especialidades do CEO busca diminuir o índice de faltas com auxílio de um monitor informativo. Essa ação deverá auxiliar no repasse de informações à respeito dos serviços do CEO, além de ajudar a conscientizar os pacientes em relação à importância de comparecer no dia e no horário agendado para o tratamento. Enquanto aguardam na sala de espera o momento da consulta com o dentista, além de ficarem informados em relação ao absenteísmo mensal, os pacientes também receberão, por meio do monitor informativo, orientações em relação à circulação dos pacientes nos consultórios e dicas de saúde bucal.

A Secretaria de Saúde conta com a colaboração do paciente que precisa faltar à consulta marcada. Ele deve entrar em contato com o CEO, pelo telefone 2106-8518, e avisar com antecedência. Dessa forma, poderá transferir a data e outro paciente será atendido em seu lugar.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Defesa Civil inicia obras de contenção de margens de rio na João Januário Ayroso

Segundo projeção da Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que coordena os trabalhos, esta fase da obra deverá se estender por aproximadamente um mês
Defesa Civil inicia obras de contenção de margens de rio na João Januário Ayroso
Saúde

Prefeitura de Jaraguá orienta empregadores no reforço de prevenção ao Covid-19

Vale salientar que a adaptação ao chamado “novo normal” exige o cumprimento das normas estabelecidas
Prefeitura de Jaraguá orienta empregadores no reforço de prevenção ao Covid-19
Saúde

Apae de Jaraguá do Sul recebe cadeira de rodas adaptada da Unimed

Ajudar na lata significa promover acessibilidade e sustentabilidade de um jeito simples, apenas juntando os lacres de latinhas de alumínio e entregando nos pontos de arrecadação da Unimed.
Apae de Jaraguá do Sul recebe cadeira de rodas adaptada da Unimed
Segurança

Idoso é detido acusado de agredir a mãe de 88 anos

Durante atendimento, a vítima relatou que o filho queria lhe matar para ficar com a herança.
Idoso é detido acusado de agredir a mãe de 88 anos
Ver mais de Jaraguá do Sul