CMJS - Agosto
Faltando nas consultas

Centro de Especialidades Odontológicas registra mais de mil faltas em 2018

1.382 pacientes faltaram a consultas especializadas no ano passado

12 Fev 2019 - 06h00Por PMJS
Centro de Especialidades Odontológicas registra mais de mil faltas em 2018 -

A Secretaria de Saúde contabilizou na semana passada o número de faltas a consultas odontológicas especializadas no ano de 2018. O índice de absenteísmo foi superior ao do ano de 2017, sendo que 1.382 pacientes, ou 9,84%, deixaram de comparecer à consulta odontológica agendada. Em 2017, o índice era de 6,81% do total de agendamentos.

A cirurgiã dentista Cintia Silveira Gargioni explica que o atendimento não realizado é uma oportunidade perdida de prestar assistência a outro paciente e que, a médio prazo, tende a aumentar as filas de espera para procedimentos.

Em pesquisa por telefone realizada no CEO durante o mês de novembro de 2018, com pacientes em tratamento que faltaram à consulta marcada, foi constatado que 42% dos pacientes faltosos confundiram a data agendada ou esqueceram da consulta; 25% estavam doentes e não puderam comparecer; 8.33% desistiram do tratamento por medo; 8.33% precisaram viajar com urgência; 5.56% não vieram porque tiveram dificuldade de deslocamento; e 10.78% faltaram por motivos variados.

Neste ano, a gerência de especialidades do CEO busca diminuir o índice de faltas com auxílio de um monitor informativo. Essa ação deverá auxiliar no repasse de informações à respeito dos serviços do CEO, além de ajudar a conscientizar os pacientes em relação à importância de comparecer no dia e no horário agendado para o tratamento. Enquanto aguardam na sala de espera o momento da consulta com o dentista, além de ficarem informados em relação ao absenteísmo mensal, os pacientes também receberão, por meio do monitor informativo, orientações em relação à circulação dos pacientes nos consultórios e dicas de saúde bucal.

A Secretaria de Saúde conta com a colaboração do paciente que precisa faltar à consulta marcada. Ele deve entrar em contato com o CEO, pelo telefone 2106-8518, e avisar com antecedência. Dessa forma, poderá transferir a data e outro paciente será atendido em seu lugar.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!