dengue
Jaraguá do Sul

Central de Orientação sobre o Coronavírus recebe cerca de 50 ligações/dia

São três profissionais por turno, que atendem das 7h30 às 18 horas, para tirar dúvidas sobre a doença, o vírus, as formas de contaminação, prevenção e, em caso de suspeita de covid-19

12 Mai 2020 - 13h40Por Da Redação

A Central de Orientação sobre o Coronavírus, que atende pelo 0800-643-8089, atendeu até o momento 1.550 ligações. No total de ligações feitas ao 0800, são cerca de 50 chamadas por dia. São três profissionais por turno, que atendem das 7h30 às 18 horas, para tirar dúvidas sobre a doença, o vírus, as formas de contaminação, prevenção e, em caso de suspeita de covid-19, os munícipes são monitorados pelos profissionais e também podem ser encaminhados para uma consulta por telefone com os médicos de plantão.

A coordenadora da central, Denise Thum, explica que atualmente há dois médicos no período da manhã e dois médicos no período da tarde para fazer as consultas por telefone. Há um protocolo de perguntas que são feitas ao paciente, além de poder analisar, pela voz, o cansaço e falta de ar de quem está do outro lado da linha. Pela consulta, o médico pode dar atestado para isolamento, receita de antibiótico, entre outros medicamentos, e também encaminhamentos para unidades de saúde, como o Pama 1. O atestado ou receita médica é encaminhado por um número de whats app oficial da Prefeitura de Jaraguá. O papel é impresso com assinatura e carimbo médico, escaneado e enviado via whats app para o paciente. “As farmácias e RH de empresas têm aceitado esse documento via whats app”, comenta Denise, observando que todos estão se adaptando ao novo momento.

São pacientes que tiveram contato com alguém que positivou para o exame de covid, pessoas com febre, sintomas de gripe, dor de garganta e tosse, pacientes que receberam a orientação de ligar para o 0800 após passar pelo posto de saúde, enfim, toda e qualquer pessoa que tem dúvida relacionada ao coronavírus. Denise acrescenta ainda os monitoramentos que são feitos de 48 em 48 horas para acompanhar o estado de saúde de pacientes suspeitos de covid que permanecem em isolamento domiciliar. “Ao menos deveriam permanecer. Para nossa surpresa, às vezes, as pessoas que deveriam estar em isolamento domiciliar não estão em casa quando a gente liga”, cita a coordenadora.

Uma novidade comemorada por Denise desde sexta-feira (8) foi a inclusão de todo o monitoramento de pacientes feito pela Central no próprio sistema interligado da Secretaria de Sáude (Saúde Tech), o que antes era feito em planilhas no computador. Dessa forma, unidades de saúde e Central de Orientação podem acompanhar juntas as evoluções dos sintomas dos pacientes. “Uma enfermeira de um posto de saúde, por exemplo, pode notificar diretamente no sistema Saúde Tech um paciente com suspeita de covid-19. Nós, aqui na Central, automaticamente receberemos uma notificação e esse paciente entra na nossa lista de monitoramento”, detalha Denise. Atualmente 136 pacientes são monitorados pela central.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Política

Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 

Na justificativa, prefeito cita medidas em prol da liberdade econômica e respeito do ex-presidente à cultura jaraguaense e catarinense 
Franzner propõe título de Cidadão Jaraguaense a Bolsonaro e Michelle 
Geral

(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB

Animal foi atropelado no fim de semana em rodovia estadual
(VÍDEO) Onça morta em SC será empalhada através de parceria entre Fujama e FURB
Segurança

Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)

A medida é necessária devido ao início das obras de recapeamento asfáltico
Rua 13 Maio, no Amizade em Jaraguá do Sul, terá interdição parcial a partir desta quinta-feira (25)
Esportes

Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio

Fato ocorreu em partida pelo Campeonato Catarinense Sub-17, em São Francisco do Sul
Após denúncia de racismo, Jaraguá Futsal emite nota de repúdio
Ver mais de Jaraguá do Sul