Jaraguá do Sul

Central 0800 sobre Coronavírus tem aumento de ligações, em Jaraguá

Na última semana, o município registrou o recorde de novos casos, (91)

08 Jul 2020 - 17h09Por Da Redação
Central 0800 sobre Coronavírus tem aumento de ligações, em Jaraguá - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A Central de Orientação sobre o Coronavírus (0800-643-8089) atendeu cerca de 800 ligações nos últimos cinco dias, o que corresponde a 22% do total desde a criação do canal, em 22 março. Até sexta-feira (3) foram contabilizados 3,6 mil pedidos de orientação e o número chegou a 4,4 mil hoje (8). “Nos últimos dias, a demanda pelo serviço aumentou consideravelmente”, diz a coordenadora da Central, Denise Thum.

Ontem (7), em pronunciamento oficial, o prefeito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli, falou sobre o aumento de casos de coronavírus, sobre a ocupação de leitos e UTIs e das medidas adotadas. Na última semana, o município registrou o recorde de novos casos, (91). Os casos confirmados até as 17 horas de ontem (7) somaram 419, com um dos cinco óbitos na cidade também registrado ontem. O painel Covid-19 apontou para 80% de ocupação da UTI adulta.

A central é o canal de comunicação para todas as pessoas que apresentarem os sintomas da doença. O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença. No 0800 a pessoa segue para o teleatendimento médico que, em caso de necessidade, é encaminhado para atendimento presencial no Pama do bairro Czerniewicz, referência para casos suspeitos do Coronavírus.

Os atendentes do 0800, num total de seis profissionais e mais sete médicos, fazem todo o processo, inclusive a solicitação de exame para confirmação da doença. Isso evita que as pessoas saiam de casa sem necessidade e filas de espera, o que aumenta o risco de contaminação.

Muitas pessoas têm ligado para o 0800 relatando que tiveram um conhecido ou familiar positivado para covid-19, o que evidencia a circulação do vírus,  e querem saber como devem agir. “A tendência é que cada vez mais pessoas tenham um amigo ou familiar com resultado positivo para a doença. Ainda vamos continuar tendo casos positivos por um bom tempo.

Serviço
O 0800-643-8089 funciona todos os dias da semana, inclusive aos sábados e domingos, das 7h30 às 18 horas;
Quem pode ligar - Qualquer pessoa de Jaraguá do Sul com dúvidas ou que apresente sintomas.  O telefone é disponibilizado justamente para evitar a aproximação das pessoas, o que evita a proliferação da doença. 

Cuidados para evitar a contaminação
-Lavar as mãos com água e sabão frequentemente;
-Usar álcool em gel frequentemente;
-Usar máscara;
-Ao tossir ou espirrar, usar o antebraço, mesmo se estiver de máscara;
-Sair de casa apenas se realmente necessário;
- Em caso de sintomas de gripe, como febre, dor de garganta ou falta de ar, entrar em contato com a Central de Orientação sobre o Coronavírus, 0800-643-8089, ligação gratuita.     

Principais sintomas da doença
Os sintomas da COVID-19 podem variar de um simples resfriado até uma pneumonia severa. Os sintomas mais comuns são:
Tosse;
Febre;
Coriza;
Dor de garganta;
Dificuldade para respirar.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Homem em liberdade provisória causa perturbação em farmácia em Jaraguá

Caso ocorreu na madrugada de segunda-feira.
Homem em liberdade provisória causa perturbação em farmácia em Jaraguá
Geral

Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento

As ações iniciam nesta terça-feira (27), com orientações e sensibilização às pessoas em situação de rua, com as equipes da Assistência Social, Saúde, Defesa Civil, Bombeiros Voluntários e Polícia Militar.
Com previsão de frio intenso, Prefeitura de Jaraguá monta Plano de Atendimento
Saúde

Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá

Foram quatro mortes nas últimas 48 horas no município
Mulher de 21 anos morre vítima de covid em Jaraguá
Geral

Pesquisa vai traçar o perfil da população idosa de Jaraguá do Sul

O diagnostico do idoso já conta com 900 entrevistas e segue até o mês de setembro
Pesquisa vai traçar o perfil da população idosa de Jaraguá do Sul
Ver mais de Jaraguá do Sul