Associação Empresarial de Jaraguá do Sul
Cenários são favoráveis à inovação, diz especialista a empresários
Atuando nos programas de pós-graduação em propriedade intelectual e de transferência de tecnologia para a inovação e engenharia e gestão do conhecimento, ela falou sobre o conceito de habitats de inovação e como o estado se insere no momento em que novos investimentos são realizados para a construção de estruturas físicas em diversas regiões para apoiar iniciativas nesta área. Clarissa apresentou os cenários de como o estado se prepara para alavancar o setor, com a implantação de Centros de Inovação, e destacou a importância do empreendimento para o desenvolvimento econômico-social de Santa Catarina.
Para a especialista, Santa Catarina reúne amplas condições de fazer diferença na economia com base na inovação. “Já somos um dos estados mais inovadores do Brasil e, além disso, tem o histórico de contarmos com importantes empresas instaladas em Jaraguá do Sul que atuam centradas na inovação”, lembrou Clarissa.
Segundo explicou, o que reafirma a condição favorável para o estado é a maneira como este cenário está sendo desenhado, integrando iniciativa privada, governo e a universidade, o que estimula a troca de conhecimento e um aumento ainda maior da cultura voltada à inovação e ao empreendedorismo.
“Ativando cada vez mais este ecossistema que já existe, mas que em alguns casos funciona de maneira isolada em algumas regiões, as possibilidades são enormes para o desenvolvimento de uma economia focada na inovação. O que se busca é uma interação entre estes segmentos para que eles tenham objetivos comuns a curto, médio e longo prazo”.
Clarissa também reafirmou a importância do estado na construção de ambientes favoráveis. “O governo tem o papel de criar estas condições de ambientes favoráveis, não só como indutor de oportunidades de fomento por meio de recursos como também na desburocratização dos processos, criando mais facilidades aos empreendedores. O estado é o grande articulador deste sistema, olhando para todas as instituições, conversando com estes atores e lançando estratégias para estimular a comunidade de empreendedores e com isso estimulando-os à inovação. Então, o governo tem o papel maior de fazer a política pública e articular para que esta política pública seja executada na prática”, completou.
O presidente da ACIJS Giuliano Donini avalia que o debate sobre inovação é sempre oportuno quando se discute o futuro do município e região. “Quando se fala em desenvolvimento social é preciso entender que ele vem com o desenvolvimento econômico. Se tivermos uma economia fundamentada na inovação, apoiada em um modelo industrial que já é bem-sucedido como é o caso de Jaraguá, as perspectivas são animadoras”, pondera o empresário.
Para ele, há uma expectativa de que os investimentos realizados no campo do incremento à inovação tragam resultados efetivos para o município, ressaltando a necessidade de viabilização de empreendimentos capaz de atuar em sinergia e dando sentido destes efeitos na comunidade, com isso gerando oportunidades que vão trazer mais desenvolvimento à região. Neste sentido, observa o presidente da ACIJS, cada vez mais é importante que projetos como o Distrito de Inovação se tornem de fato realidade, mas apoiado esta iniciativa do governo do estado com o Centro de Inovação também o Instituto Senai de Tecnologia, com o JaraguáTec instalado na Católica de Santa Catarina, e a iniciativas do SENAC e outras que darão sustentação ao projeto maior de incentivo à inovação.
“É preciso que se tenha um modelo de investimentos que não se restrinja somente a empresas inovadoras, mas identificados com toda a economia da região. É um tema onde não estamos largando na frente, pois muitas cidades já avançaram, porém temos todas as condições de fazer com que Jaraguá do Sul esteja alinhada a estas boas iniciativas”.
Além da palestra, na plenária também houve a apresentação de cases de sucesso da RBR Robótica, por Jean Carlo Karsten, consultor técnico e diretor da empresa, e da I9C Agência Interativa, com relato de Hamilton Choptian, executivo da empresa e coordenador do Núcleo de Inovação ACIJS-APEVI.