Imobiliária Coralli
Jaraguá do Sul

Casa da Passagem atende em novo endereço em Jaraguá

O equipamento público, que oferece serviço de acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua, estava instalado desde 16 de julho, em caráter temporário, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos

11 Ago 2020 - 16h04Por Da Redação
Casa da Passagem atende em novo endereço em Jaraguá - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A casa de Passagem atende, desde ontem (10), em novo endereço, na Rua dos Escoteiros, 35, nas proximidades do Grupo de Escoteiros Jacoritaba, no bairro Chico de Paulo. O valor com o aluguel é de R$ 3,2 mil. O equipamento público, que oferece serviço de acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua, estava instalado desde 16 de julho, em caráter temporário, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. A Casa de Passagem, que atende 24 horas, sete dias por semana, está temporariamente sem contato telefônico, devido à mudança de linha. 

Neste ano, até o fim de julho, 449 pessoas foram atendidas, sendo 284 os acolhimentos e mais de mil atendimentos técnicos. Em 2019, estiveram na Casa de Passagem 868 pessoas em situação de rua. Destas, 483 foram acolhidas, demandando mais de dois mil atendimentos técnicos. O período de acolhimento depende da avaliação da equipe técnica do serviço, que é formada por um psicólogo e uma assistente social.

Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, as novas instalações contam com 264,30 metros quadrados divididos em 17 ambientes  e oferecem 28 vagas masculinas e seis femininas. A Casa de Passagem é um dos Serviços da Alta Complexidade da Assistência Social que oferece acolhimento emergencial e provisório para pessoas adultas sem  abrigo por abandono, migração e ausência de residência ou, ainda, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

No antigo endereço, na Rua João Januário Ayroso, 1855 (próximo ao Estádio João Marcatto), no bairro Jaraguá Esquerdo, eram 14 as vagas masculinas e quatro femininas e, desde o início da pandemia, ampliou a possibilidade de atendimento para 34 vagas.

 A Secretaria de Assistência Social e Habitação, em seu Plano de Contingenciamento, desde o início da pandemia de Coronavírus no Brasil e a chegada do inverno, desenvolve ações socioassistenciais. “Além da manutenção dos objetivos gerais do serviço que envolvem integração, inserção no mercado de trabalho, autocuidado, independência e restabelecimento dos vínculos familiares, da ampliação das vagas, foi reforçada a atenção necessária com relação à prevenção ao contágio”, explica a gerente, Marcia Cardoso Garcia Teixeira Tavares. 

Os usuários recebem máscaras, copos descartáveis, produtos de higiene pessoal, orientação de lavagem das mãos frequentemente e passam por aferição de temperatura regularmente. Os funcionários, além das máscaras, receberam face shield, luvas, álcool em gel e orientações pertinentes às formas de prevenção de contágio. No local, há uma higienização mais frequente e o distanciamento social mínimo recomendado. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Mudança no mapa de risco permite a abertura de parques e a realização de jogos recreativos em Jaraguá do Sul

Decisão do Município foi possível em função da nova classificação que o Estado fez da região Nordeste. Igrejas podem funcionar com 50% da capacidade
Mudança no mapa de risco permite a abertura de parques e a realização de jogos recreativos em Jaraguá do Sul
Saúde

Central de Orientação sobre o Coronavírus recebe cerca de 80 ligações diárias

Os profissionais que atuam no 0800 ligam a cada 48 horas para verificação da evolução do quadro clínico
Central de Orientação sobre o Coronavírus recebe cerca de 80 ligações diárias
Jaraguá do Sul

Primeiro dia de pesquisa testou 100 pessoas para covid

A segunda etapa do estudo começou nesta quarta e vai até sexta-feira, dia 25
Primeiro dia de pesquisa testou 100 pessoas para covid
Saúde

Igrejas poderão abrir com capacidade máxima em regiões em situação menos grave para covid-19

Medida foi anunciada pelo Governo do Estado na quarta-feira (24)
Igrejas poderão abrir com capacidade máxima em regiões em situação menos grave para covid-19
Ver mais de Jaraguá do Sul