Banner Proauto
Jaraguá do Sul

Casa da Passagem atende em novo endereço em Jaraguá

O equipamento público, que oferece serviço de acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua, estava instalado desde 16 de julho, em caráter temporário, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos

11 Ago 2020 - 16h04Por Da Redação
Casa da Passagem atende em novo endereço em Jaraguá - Crédito: Divulgação / PMJS Crédito: Divulgação / PMJS

A casa de Passagem atende, desde ontem (10), em novo endereço, na Rua dos Escoteiros, 35, nas proximidades do Grupo de Escoteiros Jacoritaba, no bairro Chico de Paulo. O valor com o aluguel é de R$ 3,2 mil. O equipamento público, que oferece serviço de acolhimento emergencial e provisório para pessoas em situação de rua, estava instalado desde 16 de julho, em caráter temporário, no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. A Casa de Passagem, que atende 24 horas, sete dias por semana, está temporariamente sem contato telefônico, devido à mudança de linha. 

Neste ano, até o fim de julho, 449 pessoas foram atendidas, sendo 284 os acolhimentos e mais de mil atendimentos técnicos. Em 2019, estiveram na Casa de Passagem 868 pessoas em situação de rua. Destas, 483 foram acolhidas, demandando mais de dois mil atendimentos técnicos. O período de acolhimento depende da avaliação da equipe técnica do serviço, que é formada por um psicólogo e uma assistente social.

Segundo o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira, as novas instalações contam com 264,30 metros quadrados divididos em 17 ambientes  e oferecem 28 vagas masculinas e seis femininas. A Casa de Passagem é um dos Serviços da Alta Complexidade da Assistência Social que oferece acolhimento emergencial e provisório para pessoas adultas sem  abrigo por abandono, migração e ausência de residência ou, ainda, pessoas em trânsito e sem condições de autossustento.

No antigo endereço, na Rua João Januário Ayroso, 1855 (próximo ao Estádio João Marcatto), no bairro Jaraguá Esquerdo, eram 14 as vagas masculinas e quatro femininas e, desde o início da pandemia, ampliou a possibilidade de atendimento para 34 vagas.

 A Secretaria de Assistência Social e Habitação, em seu Plano de Contingenciamento, desde o início da pandemia de Coronavírus no Brasil e a chegada do inverno, desenvolve ações socioassistenciais. “Além da manutenção dos objetivos gerais do serviço que envolvem integração, inserção no mercado de trabalho, autocuidado, independência e restabelecimento dos vínculos familiares, da ampliação das vagas, foi reforçada a atenção necessária com relação à prevenção ao contágio”, explica a gerente, Marcia Cardoso Garcia Teixeira Tavares. 

Os usuários recebem máscaras, copos descartáveis, produtos de higiene pessoal, orientação de lavagem das mãos frequentemente e passam por aferição de temperatura regularmente. Os funcionários, além das máscaras, receberam face shield, luvas, álcool em gel e orientações pertinentes às formas de prevenção de contágio. No local, há uma higienização mais frequente e o distanciamento social mínimo recomendado. 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Segurança

Celular furtado é rastreado e PM apreende adolescente em Jaraguá

Adolescente apreendido confessou que arrombou comércio e furtou o celular.
Celular furtado é rastreado e PM apreende adolescente em Jaraguá
Geral

Prefeitura de Jaraguá instala novos abrigos de passageiros em dois bairros

Com as novas estruturas, já quase 630 abrigos de passageiros substituídos
Prefeitura de Jaraguá instala novos abrigos de passageiros em dois bairros
Geral

Estrada Quirino Lunelli começa a ser pavimentada

A obra está orçada em R$ 8,599 milhões, recursos de convênio com o Banco do Brasil, e esta sendo executada pela Infrasul Engenharia de Joinville
Estrada Quirino Lunelli começa a ser pavimentada
Geral

Feira do Livro de Jaraguá apresenta diferentes manifestações artísticas

Evento inicia nesta quinta-feira (2) e prossegue até o dia 12, na Scar
Feira do Livro de Jaraguá apresenta diferentes manifestações artísticas
Ver mais de Jaraguá do Sul