Jaraguá do Sul

Carteira de Identificação do Autista já pode se requerida em Jaraguá

Documento permitirá ao portador ter acesso prioritário a todos os estabelecimentos públicos e privados

17 Abr 2019 - 15h50Por PMJS
Carteira de Identificação do Autista já pode se requerida em Jaraguá - Crédito: PatrickTitz / PMJS Crédito: PatrickTitz / PMJS

A Carteira de Identificação do Autista (CIA) já pode ser requerida em Jaraguá do Sul. A informação é da secretária de Assistência Social e Habitação, Maria Santin Camello, que recebeu em seu gabinete na manhã de terça-feira (16) as assistentes sociais da AMA, Fabiane Raquel Braun Picinini, e da Apae, Nilda Gaetke, mais a coordenadora de Educação Especial/Secretaria de Educação, Kathlen Hass da Rocha, a quem passou orientações acerca dos procedimentos para requisição do documento. “O objetivo dessa reunião foi municiá-las para que possam auxiliar os familiares e os autistas atendidos por essas entidades a preencher o formulário de requerimento”, acrescenta a secretária.

De acordo Maria Camello, o formulário também está disponível no portal da prefeitura jaraguaense, com acesso na página da Secretaria de Assistência Social (http://www.jaraguadosul.sc.gov.br/social). “Depois de preenchido, o formulário de requisição deve ser entregue na Apae ou AMA, caso o solicitante seja usuário desses serviços, ou no Cras que corresponde à abrangência do domicílio onde a pessoa com autismo reside”, orienta.

DOCUMENTOS
Junto com o formulário é preciso entregar uma foto 3x4 recente e cópia simples de um documento de identidade oficial com foto da pessoa com Transtorno do Espectro Autista (RG, CNH ou equivalente) e CPF. Caso não possua documento com foto, serve cópia simples da Certidão de Nascimento. Também é necessário entregar cópia do relatório médico original referente ao TEA, cópia simples do comprovante de residência atual (seis meses), comprovando que o requerente mora em Jaraguá do Sul. Quando for o caso, apresentar cópia simples de documento de identidade oficial com foto (RG, CNH ou equivalente) e CPF do representante legal e cópia do documento comprovando ser o representante legal (procuração, tutela ou curatela).

Com emissão gratuita, a CIA é confeccionada num prazo de 30 dias a partir da data da requisição. Posteriormente, a Secretaria de Assistência Social e Habitação encaminha a carteira ao local em que foi solicitada (AMA, Apae ou Cras) para comunicar ao requerente a disponibilidade do documento. A CIA somente pode ser utilizada pelo titular e deve ser renovada a cada cinco anos.

Instituída pela Lei Municipal 7.819/2018, publicada em 7 de dezembro do ano passado, a CIA é um documento comprobatório para os munícipes diagnosticados com TEA. Maria Camello explica que essa carteira permitirá ao seu portador o acesso prioritário a todos os estabelecimentos públicos e privados, empresariais, comerciais, industriais, fabris, de serviços e similares, como: hotéis, cinemas, supermercados, bancos, farmácias, restaurantes, casas de espetáculos, clubes e shopping centers, entre outros. Ela destaca que o objetivo é assegurar que os autistas tenham seus direitos reconhecidos, pois esse transtorno não é facilmente identificado, sendo comum que estabelecimentos comerciais não estejam preparados para atendê-los por desconhecerem sua condição.

“Muito barulho, luz forte, movimento, muita gente e longo tempo de espera são situações que afetam os autistas; quando precisam enfrentar isso tudo ficam agitados repentinamente e as pessoas não entendem, acham que é ‘birra’ e que não podem ficar em filas preferenciais”, esclarece Maria Camello. “É importante que as pessoas entendam o transtorno para que eles consigam se comunicar melhor”, recomenda a secretária.


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!

Premix Concreto

Matérias Relacionadas

Política

Lunelli e Franzner recebem comitiva liderada pelo prefeito de Joinville

Adriano Silva elogiou ações desenvolvidas em Jaraguá do Sul
Lunelli e Franzner recebem comitiva liderada pelo prefeito de Joinville
Saúde

Jaraguá confirma mais três mortes por covid-19

Ao todo, são 244 óbitos pela doença
Jaraguá confirma mais três mortes por covid-19
Geral

Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento

Campanha Vacina Ação Solidária inicia nesta terça-feira (6) no Pavilhão A do Parque Municipal de Eventos. Quem for se vacinar, pode levar um quilo de alimento não perecível. Se puder e quiser
Quem vai se vacinar também pode ajudar com um quilo de alimento
Saúde

Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques

A doação de sangue está funcionando com horário agendado previamente, que pode ser por telefone ou diretamente no site
Hemosc necessita de doações de sangue para manter estoques
Ver mais de Jaraguá do Sul