caragua
caragua mobile
Escritor catarinense Carlos H. Schroeder

Carlos H. Schroeder receberá Medalha Cruz e Sousa nesta quinta

22 Nov 2016 - 12h15


Seu nome foi indicado pela Câmara Catarinense do Livro e ratificado pelas três instâncias (Comissão de literatura/ Conselho Estadual de Cultura/Governo do Estado de Santa Catarina), pela contribuição à literatura do estado, por livros como "As fantasias eletivas" e "História da chuva", o que me deixou muito feliz.

caragua 3


Criada pelo Decreto 4.892/1994, é um prêmio simbólico concedido desde 1997 aos autores de obras literárias, artísticas, educacionais ou científicas relativas ao Estado de Santa Catarina e reconhecidas como de real valor, ou a quem tenha contribuído de modo eficaz para o enriquecimento ou a defesa do patrimônio artístico e cultural do Estado.

Além de Schroeder, outras sete personalidades do meio cultural catarinense serão agraciadas: Aldo Baldin (música), in memoriam, Ana Lúcia Coutinho (cultura popular e patrimônio cultural), Dorvalina Scartazzini (música), Fátima Regina Althoff (patrimônio cultural), Jone Cezar de Araújo (artes visuais), Marli Cristina Scomazzon (letras) e Neyla Maria Baú Caramori (arte educação).


Os nomes foram escolhidos pelo Conselho Estadual de Cultura, que este ano contou com a contribuição do público, por meio de uma consulta eletrônica, e quinhentas e setenta e duas pessoas concorreram a honraria, de 52 municípios diferentes. O nome de Schroeder foi indicado pela Câmara Catarinense do Livro e referendado pelo conselho e pelo governo.

“Fiquei surpreso, e muito feliz. Ser conhecido na sua terra é gratificante, pois meus livros se desenvolvem em Santa Catarina: o As fantasias eletivas (acaba de ser lançado na Espanha)  se passa em Balneário Camboriú, o História da chuva, em Jaraguá do Sul, Pomerode e Blumenau.” Schroeder é autor de Ensaio do vazio, adaptado para os quadrinhos, da coletânea de contos As certezas e as palavras (Editora da Casa), vencedora do Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional e, do romance As fantasias eletivas (Record, 2014), em adaptação cinematográfica e lançado na Espanha. Publicou História da chuva (Record, 2015), obra contemplada pela bolsa Petrobras Cultural. Tem contos traduzidos para o inglês, alemão, espanhol e islandês.

caragua mobile

Matérias Relacionadas

Futsal

Jaraguá Futsal contrata reforço de pivô com vasta experiência internacional

Jogador é natural de Santa Catarina, mas atua há quase 20 anos na Europa
Jaraguá Futsal contrata reforço de pivô com vasta experiência internacional
Polícia

Família tenta impedir cumprimento de mandado de prisão em Jaraguá do Sul

Homem procurado por tentativa de homicídio chegou a fugir e se esconder com o auxílio de familiares
Família tenta impedir cumprimento de mandado de prisão em Jaraguá do Sul
Trânsito

Bombeiros atendem três acidentes neste domingo em Jaraguá do Sul

Moto e cerca, queda de bike e colisão entre carro e moto deixaram ao menos quatro feridos
Bombeiros atendem três acidentes neste domingo em Jaraguá do Sul
Futsal

Jaraguá Futsal vence pela Liga Nacional e chega a 39 pontos na competição

Com o resultado de 2 a 1 diante do Venâncio Aires, o Jaraguá assume a liderança da LNF
Jaraguá Futsal vence pela Liga Nacional e chega a 39 pontos na competição
Ver mais de Jaraguá do Sul