Jaraguá do Sul
Cão de resgate reforçará Defesa Civil na região de Jaraguá do Sul
Os cães selecionados para este tipo de trabalho começam a ser treinados entre 15 e 21 dias de vida
Jaraguá do Sul e região deve ganhar, em breve, um reforço para auxiliar em situações de emergências atendidas pela Defesa Civil. Trata-se de um cão da raça labrador que será treinado para auxiliar em missões de busca e salvamento. O animal é originário uma recente ninhada, resultado do cruzamento de cães que atuaram no resgate de vítimas em desastres como a tragédia no Morro do Baú, em 2008, no rompimento na Barragem em Brumadinho, no começo deste ano.
“O cãozinho que virá para cá está na cidade de Xanxerê. Quando completar 21 dias de vida já iniciará o treinamento e somente depois disso será encaminhado para nossa região”, explicou o diretor de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, Hideraldo Colle.
Quando chegar, o cão ficará sob responsabilidade do 1º tenente BM, Tiago José Domingos, representante do Comando dos Bombeiros Militares de Santa Catarina junto ao Grupo de Resposta e Ações Coordenadas (Grac) e Grupo de Resposta de Jaraguá do Sul (GRJ). O oficial assumirá a continuidade adestramento.
Os cães selecionados para este tipo de trabalho começam a ser treinados entre 15 e 21 dias de vida. O trabalho de adestramento passa por técnicas de cinotecnia, ciência que estuda a anatomia, comportamento, psicologia e fisiologia dos cães. Hoje, o Estado de Santa Catarina é referência nacional no trabalho com cinotecnia.
Uma vez em Jaraguá do Sul, o cão vai atuar em ocorrências na região como busca e salvamento de pessoas desaparecidas, que se perderam na mata ou saíram de casa por problemas psicológicos, além de atendimentos a idosos com Alzheimer.
A Diretoria de Defesa Civil também informa que um jornal local irá realizar enquete junto à comunidade para a escolha do nome do cãozinho.
Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região? CLIQUE AQUI e receba direto no seu WhatsApp!