Jaraguá do Sul
Auxílio-Cidadão atendeu mais de 2.450 famílias em junho
Programa é mantido com recursos da Prefeitura de Jaraguá do Sul
Considerado um benefício eventual previsto na Lei Municipal nº 7.870/2019, o Auxílio-Cidadão teve sua liberação aprovada para 2.457 famílias em junho deste ano, segundo a chefe da vigilância socioassistencial, Karine de Gasper. Um aumento de mais de 162% na comparação com o mesmo mês de 2019, quando foram liberados 937 vales. Quando comparado com o mesmo mês de 2018, com 577 liberações, o percentual é de mais de 325%.
Em maio deste ano foram 2.808 os benefícios liberados, que conta com recursos municipais. O mês de abril teve um total de 3.147 famílias beneficiadas, um percentual de mais de 184% quando comparado com março, que representa o início da pandemia, com 1.105 benefícios. “Março marca o início da pandemia de coronavírus no Brasil, provocando efeitos sociais e econômicos, com registro de redução de jornadas de trabalho e salários, demissões e redução de vendas e serviços para profissionais autônomos ou liberais, o que explica esse aumento na liberação do benefício”, avalia o secretário de Assistência Social e Habitação, André de Carvalho Ferreira.
março | abril | maio | junho | |
2020 | 1.105 | 3.147 (+184%) | 2.808 | 2.457 |
2019 | 784 | 948 | 963 | 937 |
2018 | 452 | 494 | 568 | 577 |
Quem pode solicitar:
Famílias com até meio salário mínimo de renda per capita, em situações de risco e vulnerabilidade social, têm o direito de receber os vales de R$ 94,80 ou R$ 161,16. O valor recebido deve ser utilizado para a compra de gêneros alimentícios e produtos de higiene e limpeza, em mercados credenciados. De acordo com o secretário, o acesso ao auxílio ocorre mediante apresentação de documentos pessoais do requerente e das pessoas que residem com ele. Há a necessidade de comprovação de renda e de moradia em Jaraguá do Sul, por tratar-se de uma benefício municipal.
A avaliação para liberação do benefício é feita por meio de atendimento técnico com assistentes sociais, nos Centros de Referência e Assistência Social (Cras). A gerente de Proteção Social Básica, Bruna Nagel Pauli, informa que, neste momento de pandemia, os agendamentos ocorrem, prioritariamente, por telefone, evitando que as pessoas saiam de casa desnecessariamente. A solicitação é pelo respeito ao horário agendado, impedindo aglomerações nos equipamentos públicos e o contágio pela Covid-19.
Centros de Referência e Assistência Social (Cras)
*Cras Ilha da Figueira
Território: Águas Claras, Boa Vista, Centenário, Ilha da Figueira, Vila Nova;
Telefone: 3372-1470 e 3273-819;
Rua Padre Donato Wiemes, 202, bairro Ilha da Figueira.
*Cras João Pessoa
Território: João Pessoa, Santa Luzia, Vieira, Vila Lala;
Telefone: 3376-4591 e 3371-5953;
Rua Gilberto de Paula Pimentel, 379, bairro João Pessoa.
*Cras Centro
Território: Água Verde, Barra do Rio Molha, Centro, Czerniewicz, Nova Brasília, Rau, Rio Cerro I, Rio Cerro II, Rio Molha, Três Rios do Sul, Vila Baependi;
Telefone: 3274-5100 e 3274-5105;
Rua Exp. Cabo Harry Hadlich, 501, centro.
*Cras Ribeirão Cavalo
Território: Braço do Ribeirão Cavalo, Estrada Nova, Nereu Ramos, Ribeirão Cavalo, Tifa Monos;
Telefone: 3376-1183 e 3273-7818;
Rua Belarmino Garcia, s/n, bairro Ribeirão Cavalo.
*Cras Jaraguá 84
Território: Barra do Rio Cerro, Garibaldi, Jaraguá 84, Jaraguá 99, Parque Malwee, Rio da Luz;
Telefone: 3371-0367 e 3273-8195;
Rua Alvino Flor da Silva, 678, bairro Jaraguá 84.
*Cras Vila Lenzi
Território: Chico de Paulo, Jaraguá Esquerdo, São Luís, Tifa Martis, Vila Lenzi;
Telefone: 3275-8700;
Rua Adão Noroschny, 500 (Dentro do CEU), bairro Vila Lenzi.
*Cras Santo Antônio
Território: Amizade, Santo Antônio, Três Rios do Norte;
Telefone: 3371-5706 e 3273-7159;
Rua José Vicenzi, 563, bairro Santo Antônio.
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