terça, 25 de junho de 2019 - 08h33
(47) 3371-1010Central (47) 3372-1010Ao Vivo
Grêmio Esportivo Juventus

Autor reconta a história da primeira participação do Juventus no Estadual

25 Jun 2016 - 09h00
Autor reconta a história da primeira participação do Juventus no Estadual -


Isso ocorreu há quarenta anos, quando na ocasião o ‘Time do Padre’ realizou vinte e seis jogos, que renderam uma série de histórias. Histórias essas que se perderam no tempo e na mente daqueles que a protagonizaram. E foi com o objetivo de resgatar essas informações que o autor Henrique Porto iniciou um profundo trabalho de pesquisa.


A busca envolveu consultas aos acervos dos arquivos históricos de Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, além do apoio de historiadores esportivos por toda Santa Catarina. Foram pesquisados os arquivos dos jornais A Gazeta, O Correio do Povo, Diário de Joinville, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e O Estado. Além disso, os atletas que disputaram o certame na ocasião já foram ou ainda estão sendo entrevistados. “Está sendo como montar um quebra-cabeças. De início não tinha certeza se conseguiria reunir todas as peças. Hoje tenho, em detalhes, um resumo de como foi cada um dos vinte e seis jogos”, informa Porto.





O material – previamente intitulado “A primeira vez do Moleque” – contará com 250 páginas, repletas de fotos, histórias, fichas técnicas dos jogos e dos atletas, além de curiosidades. O lançamento está previsto para o dia 6 de novembro, data que não foi escolhida ao acaso. “Será o dia da última partida do Juventus em casa pelo Campeonato Catarinense da Série B e pode significar nosso retorno à elite do futebol estadual”, informa o autor. Porém, para viabilizar a impressão da obra será necessário contar com o apoio de empresas e apaixonados pelo clube. “Qualquer valor é bem-vindo”, informa Porto. Outras informações sobre como ajudar a publicação da obra podem ser obtidas com Iriane Porto, pelo telefone (47) 9632-8028 ou pelo e-mail irianev@gmail.com.
Rodrigo Floriani

 

Odontocop - Maio