Covid - 19
Grêmio Esportivo Juventus

Autor reconta a história da primeira participação do Juventus no Estadual

25 Jun 2016 - 09h00
Autor reconta a história da primeira participação do Juventus no Estadual -


Isso ocorreu há quarenta anos, quando na ocasião o ‘Time do Padre’ realizou vinte e seis jogos, que renderam uma série de histórias. Histórias essas que se perderam no tempo e na mente daqueles que a protagonizaram. E foi com o objetivo de resgatar essas informações que o autor Henrique Porto iniciou um profundo trabalho de pesquisa.


A busca envolveu consultas aos acervos dos arquivos históricos de Jaraguá do Sul, Joinville e Blumenau, além do apoio de historiadores esportivos por toda Santa Catarina. Foram pesquisados os arquivos dos jornais A Gazeta, O Correio do Povo, Diário de Joinville, A Notícia, Jornal de Santa Catarina e O Estado. Além disso, os atletas que disputaram o certame na ocasião já foram ou ainda estão sendo entrevistados. “Está sendo como montar um quebra-cabeças. De início não tinha certeza se conseguiria reunir todas as peças. Hoje tenho, em detalhes, um resumo de como foi cada um dos vinte e seis jogos”, informa Porto.





O material – previamente intitulado “A primeira vez do Moleque” – contará com 250 páginas, repletas de fotos, histórias, fichas técnicas dos jogos e dos atletas, além de curiosidades. O lançamento está previsto para o dia 6 de novembro, data que não foi escolhida ao acaso. “Será o dia da última partida do Juventus em casa pelo Campeonato Catarinense da Série B e pode significar nosso retorno à elite do futebol estadual”, informa o autor. Porém, para viabilizar a impressão da obra será necessário contar com o apoio de empresas e apaixonados pelo clube. “Qualquer valor é bem-vindo”, informa Porto. Outras informações sobre como ajudar a publicação da obra podem ser obtidas com Iriane Porto, pelo telefone (47) 9632-8028 ou pelo e-mail irianev@gmail.com.
Rodrigo Floriani

 

Matérias Relacionadas

Jaraguá do Sul

Defesa Civil inicia obras de contenção de margens de rio na João Januário Ayroso

Segundo projeção da Diretoria de Defesa Civil da Prefeitura de Jaraguá do Sul, que coordena os trabalhos, esta fase da obra deverá se estender por aproximadamente um mês
Defesa Civil inicia obras de contenção de margens de rio na João Januário Ayroso
Saúde

Prefeitura de Jaraguá orienta empregadores no reforço de prevenção ao Covid-19

Vale salientar que a adaptação ao chamado “novo normal” exige o cumprimento das normas estabelecidas
Prefeitura de Jaraguá orienta empregadores no reforço de prevenção ao Covid-19
Saúde

Apae de Jaraguá do Sul recebe cadeira de rodas adaptada da Unimed

Ajudar na lata significa promover acessibilidade e sustentabilidade de um jeito simples, apenas juntando os lacres de latinhas de alumínio e entregando nos pontos de arrecadação da Unimed.
Apae de Jaraguá do Sul recebe cadeira de rodas adaptada da Unimed
Segurança

Idoso é detido acusado de agredir a mãe de 88 anos

Durante atendimento, a vítima relatou que o filho queria lhe matar para ficar com a herança.
Idoso é detido acusado de agredir a mãe de 88 anos
Ver mais de Jaraguá do Sul