transito
Jaraguá do Sul

Atendimento emergencial já salvou cerca de 60 animais abandonados e feridos este ano

Número corresponde a metade das ocorrências assistidas pela equipe de Fiscalização e Controle de Zoonoses do Município

21 Jun 2020 - 08h00Por Da Redação

Cães e gatos abandonados é uma realidade que aflige boa parte das cidades brasileiras. Nesta situação esses animais estão expostos a acidentes, agressões, atropelamentos, bem como acabarem se tornando vetores de doenças transmissíveis ao ser humano como, por exemplo, raiva. 

Por conta disso, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Jaraguá do Sul, conta com uma equipe do setor de Fiscalização e Controle de Zoonoses que faz o atendimento emergencial a esses animais.  Normalmente, o serviço é acionado por comunicação feita pelos próprios munícipes pelo serviço de  Ouvidoria do SUS (0800 6420136). "Para poder realizar este trabalho também contamos com convênio com a Clínica Veterinária Schweitzer que nos dá apoio técnico neste trabalho", destaca a supervisora de Controle e Fiscalização de Zoonoses  Aline Cristiane Borba Monteiro.

Segundo ela, o atendimento emergencial consiste em atender animais que estão feridos ou muito doentes.  Uma vez constatada essa situação, o cão, ou gato, é encaminhado para a Clínica Schweitzer onde receberá todos os cuidados para que se recuperem. "Eles ficam na clínica depois que a gente  trata e sendo necessário os castramos e implantamos um chip, além de tirar fotos para publicação no site da Prefeitura dentro do Portal do Programa Adote um Amigo", reforça Aline.  Segundo ela, hoje a clínica tem para adoção oito cães e três gatos.

De janeiro a maio deste ano foram recolhidos pelo atendimento emergencial de Zoonoses cerca de 119 animais. "Destes, conseguimos salvar praticamente a metade dos atendidos por meio do  tratamento aos ferimentos que tinham", destacou Aline.

Como Jaraguá do Sul não dispõe de um canil municipal, os animais que não forem adotados no período de 10 dias após seu recolhimento são devolvidos ao local onde foi encontrado.

Aline destaca que durante o trabalho de triagem feito durante o atendimento é questionado ao comunicante se o animal tem tutor. "Muitas vezes as pessoas acham que se falar que é um animal abandonado a gente vai recolher, trazer e pronto. Na verdade, não funciona assim. A gente vai, faz uma triagem clínica no animal. Se tratando de um indivíduo sadio ele fica ali, afinal a rua é seu habitat", esclareceu.

SERVIÇO: ADOTE UM AMIGO
Quer ajudar o Município a combater o abandono de animais e ainda ganhar um amigo e companheiro fiel? Se a resposta for sim, acesse: https://www.jaraguadosul.sc.gov.br/amigos.php

Comunicação sobre animal abandonado ou ferido: 
Durante a semana - 0800-6420136 - Ouvidoria do SUS,(registro pode ser feito online clicando no banner desse serviço no site da Prefeitura)
Fins de semana e feriados - 3275-3268  - Clínica Schweitzer 


Quer ser o primeiro a saber das notícias de Jaraguá do Sul e Região?CLIQUE AQUIe receba diretono seu WhatsApp! 

Matérias Relacionadas

Geral

Classificados da Rádio Jaraguá

Quer vender, comprar ou alugar? Confira as oportunidades disponíveis nessa terça-feira (23).
Classificados da Rádio Jaraguá
Geral

Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab

Evento ocorre no dia 5 de maio no Rancho do Tonin
Costelão do Rotary de Jaraguá vai destinar renda à Casa São José e Ajab
Esportes

Como melhorar a visão de jogo do futebol

Visão de jogo é a habilidade de identificar o "todo", considerando possibilidades tanto do time para o qual torce, quanto do adversário.
Como melhorar a visão de jogo do futebol
Esportes

Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense

O time volta a jogar neste domingo (28), diante do Joaçaba, às 13h15, na Arena, pela Liga Nacional.
Jaraguá Futsal vence Concórdia na estreia do Catarinense
Ver mais de Jaraguá do Sul